:: abr/2025
Veja situação da tabela do Brasileirão após 6ª rodada
Flamengo assume liderança isolada; Palmeiras e Bragantino seguem na cola, e parte de baixo da tabela esquenta com Santos e Sport em crise.
Foto: Alexandre Loureiro/AGIF
A sexta rodada do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (27) e trouxe mudanças importantes na classificação. O Flamengo assumiu a liderança isolada após golear o Corinthians por 4 a 0 no Maracanã, chegando a 14 pontos.
Na cola do Rubro-Negro estão Palmeiras e Bragantino, ambos com 13 pontos. O Verdão, porém, perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo Bahia por 1 a 0 em casa. Já o time de Bragança Paulista venceu o Santos fora de casa por 2 a 1 e se manteve entre os primeiros.
O Cruzeiro também subiu na tabela com uma vitória magra sobre o Vasco por 1 a 0, no Mineirão. A Raposa chegou aos 10 pontos e figura no G-4 ao lado do Fluminense, que perdeu o clássico para o Botafogo por 2 a 0 no Nilton Santos.
Foto: Premiere
Resultados da 6ª rodada:
Ceará 1 x 1 São Paulo
- O São Paulo buscou empate contra o Ceará no último sábado após gol de joia da base. Pedro Henrique abriu o placar para os mandantes, e Ryan Francisco deixou tudo igual.
Botafogo 2 x 0 Fluminense
- O Glorioso bateu o rival Fluminense por 2 a 0 no Nilton Santos, na noite de sábado (26), e voltou a vencer após quatro jogos, entre Brasileiro e Libertadores. Além dos três pontos conquistados dentro de casa, o time de Renato Paiva ampliou a sequência de oito vitórias consecutivas no histórico contra o rival carioca.
Flamengo 4 x 0 Corinthians
- O rubro-negro, agora, é o líder isolado. O time de Filipe Luis goleou o Corinthians por 4 a 0 no Maracanã neste domingo, com direito a show de Pedro, que marcou duas vezes. Dorival Júnior, novo técnico da equipe paulista, acompanhou a partida de um camarote no estádio.
Palmeiras 0 x 1 Bahia
- O Palmeiras vacilou em casa no domingo (27) e perdeu para o Bahia por 1 a 0 no Allianz Parque. Com o resultado, a equipe comandada por Abel Ferreira deixou a liderança para o Flamengo.
Cruzeiro 1 x 0 Vasco
- Em meio ao imbróglio sobre o futuro de Dudu, o Cruzeiro venceu o Vasco por 1 a 0 neste domingo no Parque do Sabiá. A partida ainda contou com desabafo e choro do goleiro Cássio, pelo lado do time mineiro, e a demissão do técnico Fábio Carille no Vasco após a derrota.
Santos 1 x 2 Bragantino
- O Peixe afundou no Z4 do Brasileiro após derrota de 2 a 1 em plena Vila Belmiro pra o Red Bull Bragantino, no duelo da noite de domingo que fechou a rodada.
Outros Resultados:
- Internacional 3 x 1 Juventude
- Mirassol 2 x 2 Atlético-MG
- Sport 0 x 0 Fortaleza
- Vitória 1 x 1 Grêmio
Situação da Tabela:

Fonte: CNN Brasil
Conclave em 7 pontos: votação, fumaça, sala de lágrimas e os momentos para ficar atento
Foto: Arte O GLOBO
Nas próximas semanas, terá início o conclave, reunião dos cardeais eleitores da Igreja Católica que escolhe o próximo Papa. Nesta segunda-feira, Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos. A causa da morte foi apontada pelo Vaticano como AVC e insuficiência cardíaca irreversível. O conclave deve iniciar-se de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia do Papa, a fim de esperar a chegada de todos os cardeais eleitores.
Os cardeais votam e podem ser votados, mas não podem votar em si mesmos. Têm direito a voto os cardeais com menos de 80 anos até a data da morte do Papa Francisco. Para ser eleito, são necessários 2/3 dos votos dos cardeais com direito a voto.
ONDE ACONTECE O CONCLAVE
Os cardeais eleitores ficam alojados na Casa de Santa Marta e se dirigem, diariamente, até a Capela Sistina, onde serão realizadas as votações. Joia da arquitetura e da arte mundial, a capela abriga eleições de pontífices desde o século XV.
INÍCIO DO CONCLAVE
A manhã do primeiro dia do conclave é marcada por uma grande solenidade na Basílica de São Pedro. Lá, acontece a missa “Pro Eligendo Papa”, que marca o início do processo eleitoral. Os cardeais depois voltam para a Casa Santa Marta. Depois, podem ir ou não para a Capela Sistina, onde a primeira rodada de votação poderá acontecer ainda neste primeiro dia.
Foto: Arte O Globo
Nos dias subsequentes, os cardeais participam de até quatro rodadas de votação por dia, duas na parte da manhã e outras duas à tarde. As cédulas são incineradas duas vezes ao dia: depois da sessão matinal e no início da noite. Se, após três dias, ninguém for eleito, a votação é suspensa por, no máximo, 24 horas. Outras pausas poderão ocorrer.
Até o 12º dia da votação, totalizando 34 escrutínios, o candidato que obtiver dois terços dos votos será eleito. A partir daí, se ainda não houver decisão, o sistema muda e a escolha ficará entre os dois mais votados. Porém, mantém-se o quorum de dois terços.
DISTRIBUIÇÃO DAS CÉDULAS
São distribuídas folhas de papel para todos os cardeais-eleitores. Uma delas é a cédula em que está escrita a frase “Eligo in Summum Pontificem” (“Elejo como sumo pontífice”). Nela, deve ser escrito o nome do candidato de cada cardeal, que deve ter uma letra clara, impessoal e não pode ser um voto em si próprio. Uma segunda folha com os nomes de todos os cardeais-eleitores auxilia na escolha e, também, na posterior contagem dos votos pelos três escrutinadores que são escolhidos entre os cardeais, por sorteio, antes da primeira votação.
Foto: Arte O Globo
Além dos escrutinadores, também são sorteados os revisores e os infamariis que votam e trabalham durante o pleito. O sorteio dessas funções é feito em três rodadas. Na primeira rodada são escolhidos os três escrutinadores, na segunda os três revisores e na terceira e última rodada os três infirmariis.
Os escrutinadores verificam as cédulas, contam os votos e queimam todas as cédulas ao fim de cada votação. Os revisores fiscalizam o trabalho dos escrutinadores e os infamariis recolhem os votos dos cardeais que possam estar doentes ou com dificuldade de locomoção.
VOTAÇÃO
Foto: Arte O GLOBO
Antes de votar, os cardeais têm de repetir em voz alta um texto em latim no qual juram diante de Deus estar votando em quem consideram ser o mais capaz. A votação é feita por vez, e se inicia pelos cardeais mais velhos que são chamados pelo nome, um a um. A cédula com o voto é dobrada ao meio e o cardeal-eleitor caminha até o altar. O voto é posto em uma bandeja de prata e despejado em uma urna.
Durante a votação, são usadas mais de uma urna. Elas foram desenhadas pelo escultor italiano Cecco Bonanotte em ouro, prata e bronze para substituir os grandes cálices utilizados em conclaves anteriores
A APURAÇÃO
Foto: Arte O GLOBO
O primeiro cardeal escrutinador pega a urna e mistura as cédulas. O terceiro confere o número de votos. O primeiro escrutinador abre cada cédula uma a uma, copia o nome em silêncio e passa para o segundo, que verifica o voto em silêncio. O terceiro escrutinador pronuncia o nome na cédula em voz alta para que todos possam anotar e acompanhar a votação, caso queiram. Depois, passa uma agulha com linha em cada cédula, furando a palavra “Eligo”. No fim da contagem, todos os votos estão presos na mesma linha, que tem as pontas amarradas formando um círculo.
FUMAÇA
Foto: Arte O GLOBO
Após a votação, as cédulas amarradas no fio são levadas pelos escrutinadores até os dois fornos instalados na Capela Sistina, um para queimar as cédulas e um outro para produzir a fumaça avisando do resultado da votação. Os dois fornos passaram a ser usados no último conclave, que elegeu o Papa Francisco, para aumentar a precisão na cor da fumaça
Desses dois fornos surge a mensagem para o resto do mundo: se a fumaça for negra, a eleição continua e não há eleito; se for branca, a Igreja Católica já tem um novo líder. Depois, os sinos da Basílica de São Pedro também se dobram indicando o fim da eleição.
PAPA ELEITO
Caso algum dos cardeais receba dois terços ou mais dos votos, o camerlengo se dirige a ele e pergunta: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” No momento em que o cardeal diz a palavra em latim “accepto”, ele é o Papa. Em seguida, ele deve responder por qual nome quer ser conhecido.
Foto: Arte O GLOBO
A ROUPA
O Papa é então levado a uma antecâmara, onde deverá vestir a roupa papal. São três as vestes produzidas, em tamanhos pequeno, médio e grande. Uma delas é escolhida e ajustada ao Pontífice. O local em que isto ocorre é conhecido como sala das lágrimas, pois os papas historicamente não conseguem suportar a emoção do momento e choram ali.
Foto: Arte O GLOBO
O ANÚNCIO AOS FIÉIS
O cardeal protodiácono, do balcão da Basílica de São Pedro, dirige-se aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro dizendo as palavras: “Habemus Papam.” Em latim, diz o nome de batismo do eleito e o nome pelo qual o Papa será chamado.
Foto: Arte O GLOBO
PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA
O novo Papa surge de dentro da basílica, fica ao lado do protodiácono e fala sua primeira mensagem para os fiéis como Pontífice.
Foto: Arte O GLOBO
Fonte: O Globo
Ex-presidente Collor é preso em Maceió por corrupção e lavagem de dinheiro
O ex-presidente Fernando Collor foi preso hoje para cumprir pena após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele foi condenado, em 2023, a oito anos e dez meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em um esquema na BR Distribuidora.
Imagem: Anderson Riedel/PR
O que aconteceu
A prisão aconteceu às 4h, segundo seu advogado. “O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”, afirmou.
Pena total de Collor estabelecida pelo STF em 2023 foi de oito anos e dez meses de prisão e 90 dias-multa. Desde então, a defesa de Collor e dos outros envolvidos apresentou embargos de declaração para esclarecer pontos do acórdão e rever alguns aspectos da condenação.
Da pena total, quatro anos e quatro meses eram relativos ao crime de corrupção passiva. A defesa recorreu desta condenação específica. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, negou os embargos. Em junho de 2024, porém, o ministro Dias Toffoli apresentou um voto-vista, entendendo que a pena de Collor para o crime de corrupção passiva deveria ser reduzida para quatro anos e 80 dias-multa.
Ação é desdobramento da Lava Jato. Collor foi denunciado pela PGR em 2015 sob a acusação de receber R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Decisão de mandar prender o ex-presidente foi tomada ontem por Moraes e será levada ao plenário da Corte hoje. “Determino a prisão e o início do cumprimento da pena de reclusão, em regime fechado, em relação ao réu Fernando Affonso Collor de Mello”, disse Moraes na decisão. O julgamento virtual começa às 11h na sexta e acaba às 23h59.
STF já havia rejeitado recursos de Collor em que ele afirmava que a pena não correspondia ao voto médio do plenário. A alegação dele é de que deveria prevalecer os votos de André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques, que votaram por reduzir a pena do ex-presidente para quatro anos.
Moraes também rejeitou recurso de Pedro Paulo Berghamasci Ramos. Ele é apontado como operador do político no esquema e foi condenado em 2023 a uma pena total de quatro anos e um mês de prisão, além de 30 dias-multa.
Fonte: uol.com
Roleta-russa do sexo? Conheça o polêmico desafio que deixou adolescente grávida
História chocante repercutiu nas redes sociais nos últimos dias.
Ela só tem 13 anos e já engravidou. Não foi abuso de um adulto. Não foi um caso isolado. Foi uma “brincadeira” entre adolescentes numa festa. Uma festa entre colegas de escola em um condomínio de luxo.
Foto: Banco de Imagens/ND
O termo “roleta-russa do sexo” ganhou notoriedade e repercussão nas redes sociais nos últimos dias. Desconhecido para muitos, a expressão, que popularizou-se entre adolescentes, veio à tona após a psicanalista Andrea Vermont contar, durante uma entrevista no podcast ‘3 Irmãos’, que foi professora de uma jovem de 13 anos que engravidou após participar do polêmico desafio.
Conforme Andrea Vermont, que também atua como psicanalista, o incidente aconteceu durante uma festa da escola em que lecionava. Ela não deu detalhes da cidade onde a roleta-russa do sexo teria acontecido, mas frisou que a mensalidade da escola frequentada pelos jovens é alta, o que mostra que o desafio não se limita a um grupo socioeconômico específico.
O que é a roleta-russa do sexo?
O desafio ocorre quando os meninos sentam-se, já com ereção, em cadeiras, e as meninas circulam sentando sobre eles. Ganha quem for o último a conseguir evitar o “prazer”. Sim, isso está acontecendo nas festas dos seus filhos. Essa menina participou. Engravidou. E não sabe quem é o pai da criança. “Professora… pra falar a verdade, eu nem sei de quem eu engravidei.”
Foi o que ela disse, com 13 anos, com um bebê crescendo dentro dela… e um mundo julgando, zombando, apontando.
A prática, segundo Andrea, não adota o uso de camisinha — o que, para além de toda a problemática do caso, também acende um alerta para a disseminação de DSTs entre os envolvidos.
Foto: Divulgação | Ministério da Saúde
No podcast, Andrea Vermont também frisa sobre a importância da educação sexual para adolescentes e do acolhimento que se faz necessário em casos de gravidez entre jovens menores de 18 anos por parte não só da família, como também de todo o núcleo de amigos e conhecidos ao seu redor.
Foto: metropoles.com
Estamos falando de ausência de orientação, de diálogo, de limites, de presença real na vida dos filhos. Essa história não é só sobre ela. É sobre todos nós. É sobre pais e mães que acham que conhecem seus filhos, mas não sabem o que se passa nas conversas privadas, nos grupos de mensagens, nas festas “de boa”. É sobre meninas crescendo sem noção de seu valor. É sobre meninos sendo educados para “pegar”, não para respeitar. E é sobre adultos que não querem ter conversas difíceis — até que seus filhos tenham uma vida difícil.
Pais e mães: o celular que você deu, a liberdade que você permite, a ausência que você disfarça com presentes. Tudo isso também educa. Ou deseduca. Vergonha é não orientar. Tarde demais é quando já tem uma criança criando outra. Não espere a escola, a igreja ou a internet fazerem o que só você pode fazer. Educar é cuidar. É perguntar. É proteger. É orientar. Porque no fim das contas sempre haverá reclamação. Tanto a sua ação quanto a sua omissão. Que seu “erro” seja ser presente num mundo de ausentes.
Fonte: ndmais.com.br e @ofabioflores (instagram)
O gesto simples feito com uma mão que ajuda a salvar mulheres vítimas de violência.
Um gesto tão simples como abrir a palma da mão e esconder o polegar sob os dedos pode salvar uma vida.
Foto: Roxelle (Isadora Cruz) – Internet
Necessário! A novela da rede Globo, “Volta por Cima”, exibiu uma cena em que uma personagem faz um sinal conhecido entre mulheres, para indicar que precisa de ajuda em uma situação de risco. Ela, fez o sinal universal de socorro para avisar outras mulheres que está sofrendo violência doméstica, no folhetim ela vive uma relação abusiva e é mantida em cárcere privado pelo companheiro.
Foto: Roxelle (Isadora Cruz) e Gerson (Enrique Diaz) – Internet
O sinal é conhecido como #SignalForHelp (Sinal por ajuda, em tradução livre para o português) e significa: “Preciso de ajuda, violência baseada em gênero”.
Ele foi criado para a Canadian Women’s Foundation, uma ONG de proteção a mulheres sediada no Canadá, por uma agência de publicidade de Toronto.
O objetivo era abordar o aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia, principalmente nos primeiros confinamentos, e seu uso desde então vem se popularizando.
Em 3 etapas
O gesto é feito em três etapas: a vítima levanta a mão com a palma voltada para fora, depois dobra o polegar e, por fim, fecha os outros dedos sobre ele, encapsulando-o para se referir a “sentir-se preso ou confinado”.
A palma da mão deve apontar para a pessoa a quem se pede ajuda.
Segundo Andrea Gunraj, vice-presidente de Compromisso Público da Canadian Women’s Foundation, a ideia era conceber “um gesto simples com uma das mãos que pudesse ser usado (inicialmente, em videochamadas) sem deixar rastros digitais, e que seria muito útil quando alguém estivesse preso em uma casa violenta”, disse ela à emissora pública canadense CBC.
Para chegar ao sinal mais adequado, foram analisados diferentes movimentos, outros gestos de mão e linguagens de sinais internacionais, acrescentou Graham Lang, diretor de criação da agência de publicidade Juniper Park\TBWA, que trabalhou no desenvolvimento da campanha.
“Era fundamental que fosse único e diferente para não causar confusão entre línguas e culturas”.
Foto: BBC News
Um gesto internacional
Vídeos mostrando o sinal de ajuda também foram amplamente divulgados no Reino Unido, especialmente após o assassinato da jovem Sarah Everard, o que gerou um debate sobre a segurança das mulheres nas ruas do país.
Segundo o site de notícias publicitárias AdAge, desde o lançamento da campanha, o sinal de socorro contra a violência foi compartilhado em mais de 40 países, e mais de 200 organizações internacionais o adotaram.
Foto: BBC NewsGunraj disse que a entidade ouviu falar de pessoas que viram o gesto e conseguiram agir e garantir que a vítima recebia apoio.
A ideia é que o sinal continue a ser utilizado globalmente, por isso a Canadian Women’s Foundation criou imagens e instruções em inglês, francês e espanhol, com o objetivo de que ele possa continuar a ser compartilhado em todo o mundo.
Fonte: BBC News Brasil
5ª rodada do Brasileirão: Goleiros brilhando e clássicos estaduais
Léo Jardim e Weverton se destacam em jornada cheia de rivalidades.
Foto: uol.com
A quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que teve a maioria dos seus compromissos neste domingo (20), contou com muitos clássicos estaduais e brilho dos goleiros.
A jornada, contudo, ainda não terminou: Bahia e Ceará fecham a série de jogos nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova.
No sábado, o Corinthians voltou a vencer após a demissão de Ramon Díaz, Flamengo e Vasco empataram sem gols, enquanto o Gre-Nal 447 terminou em 1 a 1, com polêmicas de arbitragem.
Já o domingo teve a consolidação de um novo líder, o Palmeiras, que venceu o Fortaleza fora de casa. São Paulo e Atlético-MG também conquistaram seus primeiros triunfos nesta edição do Brasileirão.
Corinthians 2 x 1 Sport – Memphis Depay foi decisivo para recolocar o Timão no caminho das vitórias, após tropeços consecutivos que culminaram na demissão de Ramon Díaz e sua comissão técnica.
Vasco 0 x 0 Flamengo – O empate sem gols não fez jus ao que foi a partida, repleta de boas chances para ambas as equipes. Pesou a grande noite dos goleiros, especialmente de Léo Jardim, do Vasco, que fez pelo menos quatro defesas difíceis no segundo tempo. O destaque negativo ficou por conta do público abaixo do esperado no Maracanã.
Grêmio 1 x 1 Internacional – O clássico gaúcho teve um gol contra esquisito do goleiro Anthoni, do Internacional, mas Alan Patrick deu o empate aos colorados. Infelizmente, o jogo ficou marcado por polêmica de arbitragem na Arena, já que o Tricolor Imortal reclamou muito de um lance de pênalti no final da partida, não marcado por Bráulio Machado, mesmo após consulta no VAR.
São Paulo 2 x 1 Santos – Ferreirinha, cada vez mais próximo de vencer a “aposta” com Craque Neto, comandou a vitória no Morumbis, que também teve o brilho do jovem Matheus Alves, de apenas 20 anos. Tiquinho Soares marcou o gol do Santos, que ainda sente falta de Neymar e segue sem treinador, comandado pelo interino César Sampaio.
Atlético-MG 1 x 0 Botafogo – O Galo conseguiu deixar a zona de rebaixamento com sua primeira vitória no Brasileirão. O gol foi marcado por Cuello, após cobrança de escanteio. A arbitragem teve trabalho em jogo pegado, uma repetição da última final da Libertadores. O Botafogo, por sua vez, vive momento de instabilidade desde a chegada de Renato Paiva, sem conseguir encontrar a equipe ideal.
Fortaleza 1 x 2 Palmeiras – O novo líder teve vitória suada na Arena Castelão. Até abriu 2 a 0, com gols de Facundo Torres e Flaco Lopez, mas sofreu com a lei do ex de Deyverson. No fim, veio o lance capital da partida. Weverton defendeu o pênalti cobrado por Lucero nos acréscimos e sacramentou a liderança alviverde.
Outros resultados da quinta rodada do Brasileirão
- Juventude 2 x 2 Mirassol
- Fluminense 1 x 1 Vitória
- Red Bull Bragantino 1 x 0 Cruzeiro
Fonte: CNN Esportes
Morre Papa Francisco, aos 88 anos
Morreu nesta segunda-feira (21/04), aos 88 anos, o papa Francisco, primeiro papa sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica.
Foto: bbc.com
O pontífice faleceu em sua residência no Vaticano, Casa Santa Marta. O anúncio da morte do pontífice foi feito pelo cardeal Farrell:
“Caros irmãos e irmãs, é com profundo pesar que me cabe anunciar a morte de Sua Santidade Papa Francisco.”
“Às 7:35 desta manhã (hora local. 2:35 de Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda sua vida foi dedicada a servir ao Pai e Sua Igreja.”
“Ele nos ensinou a viver os valores das Escrituras com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”
O papa Francisco ficou internado de 14 de fevereiro a 23 de março no hospital Gemelli, em Roma, após sentir dificuldades para respirar durante vários dias.
Sucessor de Bento 16, primeiro papa a renunciar em quase 600 anos, Francisco esteve à frente da Igreja Católica durante 12 anos.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Ele virou padre aos 32 anos, foi arcebispo de Buenos Aires, e se tornou o Papa Francisco aos 76 anos, em 2013.
O nome foi escolhido pelo argentino como homenagem a São Francisco de Assis, um santo associado ao compromisso com os mais pobres.
À época de sua eleição, a escolha surpreendeu as listas de favoritos, e suas declarações, atitudes e condução da Igreja causaram espanto semelhante entre aqueles que apostavam numa repetição do conservadorismo de Bento 16.
Francisco foi considerado por alguns especialistas um papa moderno, próximo de causas sociais e sem medo de tocar em temas polêmicos para a tradição e os costumes católicos.
Com o fim de seu papado, inicia-se um processo longo, que passa por um período de luto e pelos rituais fúnebres, até a eleição de um novo papa.
Fonte: BBC News
Ao menos 56 crianças morreram vítimas de desafios online nos últimos 12 anos.
A secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Lilian Melo, disse que a pasta planeja a criação de um aplicativo para restringir o acesso de crianças a conteúdos inadequados.
De 2014 a 2025, ao menos 56 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, morreram no Brasil em decorrência de desafios compartilhados nas redes sociais. Os dados são do Instituto DimiCuida e se baseiam em casos noticiados na imprensa ou famílias que procuram organizações da sociedade civil dedicadas à temática. Neste domingo (13), a menina Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, morreu vítima do chamado “desafio do desodorante”.
Em entrevista, a secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Lilian Melo, defendeu a criação de um espaço de denúncia de crimes como este e disse que a pasta planeja a criação de um aplicativo para restringir o acesso de crianças a conteúdos inadequados na internet.
— A nossa visão é de poder ir além de uma verificação etária que é uma autodeclaração, que aparece uma janela com a pergunta ‘você tem 18 anos?’ E uma criança de 12 anos diz ‘tenho’ e está tudo bem, ninguém faz mais nada, é muito insuficiente. É um consenso que precisamos construir um próximo passo — disse a secretária.
Foto: O Globo
Caso Sarah
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou, neste domingo (13), um inquérito para apurar o ocorrido. A menina inalou o conteúdo de um desodorante aerossol na última quinta-feira (10), o que causou uma parada cardiorrespiratória.
Sarah foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde chegou a ser reanimada após cerca de uma hora. Apesar dos esforços médicos, ela não apresentou sinais de atividade neurológica, tendo sua morte cerebral confirmada ainda no hospital.
O caso foi registrado oficialmente apenas neste domingo, quando a família procurou a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro) para relatar o ocorrido. A investigação tenta descobrir como a criança teve acesso ao conteúdo do desafio e quem são os responsáveis por sua disseminação nas redes sociais.
De acordo com o delegado-chefe João Ataliba, se for comprovado que houve dolo ou grave negligência por parte de quem propôs ou divulgou o “jogo”, os envolvidos podem ser responsabilizados por homicídio duplamente qualificado, crime cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.
Em uma rede social, uma tia de Sarah fez um apelo emocionado, pedindo atenção redobrada dos pais e responsáveis quanto aos perigos dos desafios online. “É preciso falar sobre isso. Crianças estão morrendo por causa de brincadeiras perigosas e sem sentido”, escreveu.
Fonte: O Globo
Curiosidades sobre o SUS e sua importância
O SUS (Sistema Único de Saúde) é o sistema público de saúde do Brasil. Ele foi criado pela Constituição Federal de 1988 e tem como princípio garantir acesso universal, igualitário e gratuito à saúde para todos os brasileiros.
Foto: hospitaldebase.com.br
O SUS está presente na nossa vida, muito mais do que você imagina. Mesmo quando você acha que “não usa o SUS”, ele está lá.
A questão não é defender, precisa melhorar em muitos pontos e cobrar dos responsáveis uma melhor gestão. O SUS possui áreas deficitárias, mas também possui ilhas de excelência, referenciais para o mundo. A valorização do SUS é essencial para que o seu aperfeiçoamento seja uma prioridade política e se dê por meio da continuidade administrativa e ampliação de seus serviços.
Veja, como o SUS, te ajuda todos os dias:
Se machucou e precisou ir a um hospital ou UPA, mesmo sendo particular? Muitos desses lugares, têm parceria com o SUS. Em casos de emergência, o sistema garante atendimento e até transferência, mesmo sem plano de saúde.
Enfrentou uma doença grave e precisou de um transplante? O Brasil é destaque mundial em transplantes realizados pelo sistema público. O SUS cobre tudo: desde a cirurgia até os remédios e o acompanhamento médico.
Você toma vacina? É o SUS que garante. Do seu bebê recém-nascido à sua avó de 90 anos, o SUS oferece vacinação gratuita para todas as idades. Inclusive, na pandemia, foi ele que segurou as pontas.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Alguém da sua família precisou fazer hemodiálise? Mais de 90% dos atendimentos são custeados integralmente pelo SUS.
Você toma água potável? O SUS fiscaliza e monitora a qualidade da água em todo país. É saúde pública desde antes a gente ficar doente.
Ficou sabendo do zika vírus e usa repelente? Foi o SUS que monitorou a epidemia, deu resposta emergencial e articulou campanhas públicas de saúde.
Vai à farmácia comprar um remédio genérico mais barato? Adivinha que regula e garante que ele seja seguro e eficaz? O SUS, junto com a ANVISA. É saúde acessível que cabe no nosso bolso.
Foto: Agência Brasil
Já precisou de pré-natal ou parto no hospital? mais de 80% dos partos no Brasil, são realizados pelo SUS. E o pré-natal é 100% gratuito – com exames, consultas e ultrassonografias.
Você é da turma da CLT? Trabalha de carteira assinada? O exame admissional, os exames periódicos, os atestados médicos e as campanhas de saúde ocupacional são baseadas em diretrizes do SUS.
Já usou camisinha ou pílula do dia seguinte distribuída de graça? Isso também é política pública de saúde. O SUS garante acesso à contracepção e prevenção de IST’s.
Já foi atendido em mutirões de saúde, campanhas contra dengue ou testagem de HIV? É o SUS atuando na prevenção – que evita gastos maiores e salva vidas silenciosamente.
Sua cidade tem vigilância sanitária, combate a zoonoses, controle da dengue e outras endemias? Tudo isso é SUS. Mesmo que você nunca tenha ido a um posto de saúde, o SUS vai até você.
E o SAMU (Serviço de Atenção Móvel de Urgência)! Esse já ajudou a salvar milhões de pessoas.
Foto: Rafael Nascimento/MS
Se você leu até aqui, nunca precisou de nenhuma dessas coisas, você faz parte de uma minoria privilegiada. Só que mais de 70% da população brasileira não teve esse mesmo privilégio.
O SUS é um sistema para o Brasil e não um subsistema para os pobres, por isso a necessidade de defendê-lo, reconhecer suas conquistas e pleitear ainda mais avanços.
Fonte: Futrikei e Internet
Violência na Bahia: Morte de jovem em operação policial gera protesto e tensão em Engomadeira
Foto: Rede Social
A morte de uma jovem de 19 anos, identificada como Luiza, durante uma operação da Polícia Militar, provocou forte comoção e revolta no bairro de Engomadeira, em Salvador, na tarde deste domingo (13). Moradores bloquearam a entrada da comunidade em protesto, causando transtornos no trânsito da região.
Durante a manifestação, ônibus foram atravessados na pista e contêineres de lixo incendiados, em sinal de indignação. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas para conter os focos de incêndio e tentar restabelecer a ordem, mas a situação no bairro segue tensa.
Foto: Leitor BN
A população acusa agentes da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de serem os responsáveis pelos disparos que atingiram Luiza. Segundo relatos de moradores, ela teria sido baleada em meio a uma troca de tiros durante a incursão policial.
Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que os militares foram recebidos a tiros durante a operação e que os fatos estão sendo apurados. A corporação não confirmou oficialmente o envolvimento direto dos policiais na morte da jovem, que será investigada.
Fonte: Bahia Notícias











