WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

novembro 2025
D S T Q Q S S
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


:: nov/2025

Novembro Azul: Transição e ida ao urologista podem contribuir para prevenção com saúde masculina e câncer de próstata

O número de internados em decorrência de câncer de próstata na Bahia registrou um aumento entre 2021 a 2024. Dados da Secretaria de Saúde do Estado disponibilizados, mostraram que internações em decorrência da doença subiu de 2739 para 3617 nos últimos quatro anos. Em 2022, por exemplo, foram 3142 casos, seguidos por 3103 em 2023. Já neste ano, até o último dia 24 de outubro foram notificados 2341. Já a quantidade de óbitos obteve uma queda entre o ano passado e 2025, indo de 1575 a 1138 respectivamente.

No entanto, entre 2021 a 2023, foi obtido um crescimento de mortes pela doença, com 1420 casos, seguido por 1500 e 1608 respectivamente. Um dos fatores que pode influenciar em hospitalizações e mortalidade é a ausência de cuidado de homens com a saúde masculina, em especial por parte de pacientes não procurarem atendimento com profissionais da área de urologia.

Foto: Reprodução GOV BR

Em entrevista ao Bahia Notícias, o urologista Roberto Rossi alertou acerca da questão e apontou que a transição e ida de homens, principalmente os jovens, para profissionais do segmento podem ajudar na prevenção e cuidado com a saúde masculina e no câncer de próstata.

“A transição atrasada não aumenta o risco para o jovem de ser vítima de algum tipo de câncer, mas vai auxiliar bastante no desenvolvimento da consciência do jovem em cuidar da saúde de forma preventiva, saber se proteger de ISTs, ter cuidado com a iniciação na vida sexual e até saber como cuidar da sua higiene íntima. Além disto, esta nova relação com o urologista ou outro profissional servirá também de referência não só para os pais, mas também para o jovem”, explicou o médico.

Segundo ele, o profissional da área de urologia é referência para a saúde do homem, da infância até a idade avançada, especialmente na prevenção e cuidado à saúde.

“Não tenho dúvida alguma que assim como a ginecologista culturalmente é a referência para as jovens, o urologista, é o profissional que cuida do homem desde sua infância até a idade avançada, principalmente do ponto de vista cirúrgico e preventivo. Ele tem a qualificação mais do que suficiente para cuidar do homem e mostrar a ele que a importância de cuidar da saúde não é uma opção, mas uma decisão inteligente, corajosa e que pode transformar sua vida”, observou.

O especialista contou ainda sobre a importância e como deve ser feita a transição do público masculino para consultas em urologia.

“Caso o urologista seja o profissional escolhido pelos pais, acredito que antes da puberdade, quando as transformações começam, ele deve visitá-lo para que a relação seja estabelecida e os cuidados com a saúde sejam iniciados. Na minha opinião, deve ser uma transição leve, com a participação dos dois profissionais, com troca de informações e em decisão compartilhada com os pais e o adolescente”, afirmou Rossi.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-BA), Humberto Ferraz, disse que o período recomendado para acompanhamento com urologista e clínico geral, seria a partir de 12 a 14 anos. De acordo com Ferraz, não existe periodicidade recomendada para acompanhamento urológico, mas após os 45 anos, é indicado acompanhamento anual. Essa mesma faixa-etária também é recomendada para o diagnóstico de câncer de próstata.

“A triagem para avaliar o risco de presença de câncer de próstata seria para todos os homens que têm fatores de risco maior como história familiar, cor negra e idade a partir dos 50 anos. Então, essas características secundárias vão se desenvolver entre os 12 e 14 anos. Acho que seria o período no qual ele começa a ter talvez o urologista como uma referência médica, e também o seguimento clínico conforme demanda. Ter um segmento com o médico clínico também, acho que é importante para a questão respiratória cardiovascular, principalmente na idade adulta acho que é importante”, pontua.

Humberto apontou ainda que a prevenção secundária, com diagnóstico precoce, pode proporcionar tratamentos curativos e reduzir a mortalidade.

“Essa prevenção secundária, que é o diagnóstico precoce, pode proporcionar tratamentos curativos e reduzir a mortalidade. Não temos como intervir de uma forma direta na frequência, no surgimento, mas uma vez que surge e o diagnóstico seja feito de início certamente pode haver queda nesta mortalidade”, comentou.

Um dos pacientes que foi pela primeira vez a uma consulta com urologista foi o administrador de empresa, Alessandro Costa. Ao Bahia Notícias, ele contou que passou por um atendimento devido a idade e ao histórico familiar.

“Fui a minha médica clínica, que sempre acompanha minha saúde, e meu exame de PSA apresentou resultado normal. Mas, devido à minha idade e ao histórico de que meu pai — com quem não tive convivência, pois fui adotado legalmente — provavelmente faleceu de câncer de próstata, a médica sugeriu que eu também procurasse um urologista”, revelou.

Para Alessandro, a ida aos especialistas de urologia auxiliou para sua saúde e pode contribuir para a de outros homens.

“Sim, nós homens precisamos estar mais atento a higiene no pênis e usar preservativo nas relações sexuais. O conhecimento e autocuidado é de suma importância para o bem-estar de nós”, relatou.

Fonte: Bahia Notícias

Bolsonaro preso: entenda o que motivou decisão

Em decisão, Moraes cita violação da tornozeleira eletrônica e risco de fuga. A detenção é preventiva e não tem relação com a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Na manhã deste sábado (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso em sua residência e conduzido à sede da Polícia Federal em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A detenção é preventiva, sem prazo definido.

Segundo a decisão, a prisão foi motivada em uma série de fatores que indicavam o risco elevado de fuga de Bolsonaro. Entre eles:

  1. Violação da tornozeleira eletrônica: o ex-presidente já estava em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, e segundo a decisão de Moraes, a tornozeleira foi violada por volta de 0h08 deste sábado, o que configurou um risco concreto de fuga.
  2. Convocação de vigília e aglomeração de apoiadores: o ministro considerou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do pai “configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”.
  3. Deputados no exterior: o ministro também citou os deputados Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro. Segundo ele, os três deixaram o país para tentar escapar da Justiça, o que reforça o risco de fuga do ex-presidente.
  4. Proximidade de sua casa com embaixadas: Ainda segundo o despacho, o condomínio onde Bolsonaro cumpre medidas judiciais fica a cerca de 13 km do setor, onde está localizada a embaixada dos Estados Unidos — distância que pode ser percorrida em aproximadamente 15 minutos de carro.
  5. Plano de fuga para a Argentina: Moraes destacou ainda que, no curso das investigações que levaram à condenação de Bolsonaro, foi apurado um plano para buscar asilo político na embaixada da Argentina. Para o ministro, esse histórico reforça o risco de evasão.

A prisão preventiva é uma medida que não tem prazo fixo estabelecido

e deve ser reavaliada periodicamente pela Justiça.

Foto: Evaristo Sa/AFP.

 A medida não tem relação com a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses

de prisão por tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes.

Prisão

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão preventiva. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.

O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado”.

  • O espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • A sala é parecida com a que o presidente Lula ocupou na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso entre 2018 e 2019.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto. À época, o ministro Alexandre de Moraes decretou a medida por descumprimento de medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

À época, Moraes afirmou que Bolsonaro usou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

Infográfico: Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília e vai para a superintendência da PF — Foto: Arte/g1Foto: Arte/g1

Fonte: G1

‘Todes’, ‘elu’, ‘ume’… Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

Linguagem neutra foi utilizada em algumas cerimônias no Palácio do Planalto, o que foi alvo de críticas de conservadores. Lula não costuma usar essa forma de comunicação.

Foto: O Fisio Nerd

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT sancionou o projeto que proíbe a utilização da linguagem neutra por órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17).

 A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca adotar termos neutros no lugar de expressões femininas ou masculinas, como por exemplo ‘todes’, no lugar de todos/todas; ‘elu’, em vez de ele/ela; ‘ume’, para substituir um/uma.

 A ideia é tornar a linguagem inclusiva, com o objetivo de evitar a discriminação de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade, ou outros aspectos de identidade.

A linguagem neutra foi usada em algumas cerimônias de posses de ministros de Lula, o que foi alvo de críticas de conservadores. O presidente, no entanto, não costuma utilizar essa forma de comunicação.

A lei sancionada por Lula cria a Política Nacional de Linguagem Simples e define padrões que todos os órgãos e entidades públicas deverão seguir na redação de comunicados, formulários, orientações, portais de serviços e qualquer outro conteúdo dirigido à população.

O texto detalha técnicas que devem orientar a redação de textos destinados ao público, sendo elas:

  • priorizar frases curtas, em ordem direta e com voz ativa;
  • usar palavras comuns, evitando jargões e explicando termos técnicos quando necessários;
  • não utilizar formas de flexão de gênero ou número que estejam fora das regras da língua portuguesa;
  • evitar estrangeirismos que não estejam incorporados ao uso cotidiano;
  • colocar as informações mais importantes logo no início;
  • usar listas, tabelas e outros recursos gráficos sempre que ajudarem na compreensão;
  • garantir linguagem acessível às pessoas com deficiência.

A medida também determina que, quando a comunicação for destinada a comunidades indígenas, deverá ser disponibilizada, sempre que possível, uma versão na língua da comunidade.

Segundo o governo, o objetivo da lei é garantir que qualquer pessoa consiga encontrar a informação que precisaentender o que está sendo comunicado e usar essa informação para resolver sua demanda.

Implementação

A lei determina que cada poder de cada ente federativo — União, estados, Distrito Federal e municípios — estabelecerá diretrizes complementares, fluxos e ferramentas necessárias para colocar a medida em prática.

Isso incluirá desde a revisão de portais e documentos oficiais até a capacitação de equipes, criação de manuais, padronização de formulários e testes de usabilidade com cidadãos.

Fonte: G1

⁠Tchau R$ 1518: Novo valor do salário mínimo esperado para janeiro de 2026 é revelado aos CLTs

Novo salário mínimo que deve vigorar a partir de 2026 deixa trabalhadores em festa com expectativa de um montante acima do esperado

A chegada de 2026 está cada vez mais próxima e, muitas expectativas já estão depositadas para o novo ciclo que se iniciará em breve. Aliás, uma delas é referente ao novo salário mínimo previsto no governo Lula (PT).

Hoje em dia, o salário mínimo fixado por sanção do presidente Lula (PT) é de R$ 1.518, sendo um aumento do piso nacional de R$ 106 (7,5%) em relação a 2024, quando estava em R$ 1.412. A projeção refere-se a um valor acima do esperado para CLTs, aposentados do INSS e todos que dependem do benefício.

Foto: Internet

Qual o novo salário mínimo de 2026?

Em suma, para o ano de 2026, a projeção é que o valor chegue em R$ 1.631,00, de acordo com dados do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. O montante considera a fórmula atual de reajuste que usa a inflação do ano anterior (INPC) mais a variação do PIB de dois anos antes.

Dessa forma, o aumento previsto para o salário mínimo de 2026 é de 7,44% em comparação com o valor atual. Assim, o reajuste chega a trazer um grande alívio para milhões de brasileiros que dependem do benefício e suplicam por um aumento, diante dos preços cada vez mais abusivos.

Ademais, a expectativa é que, o novo valor entre em vigor a partir do dia (01) de janeiro de 2026, segundo determina a Constituição Federal. Logo, todos os benefícios do INS e contratos de trabalho com base no salário mínimo e direitos atrelados ao piso nacional, devem passar a usar o novo valor no início do ano.

Mesmo sendo uma gigantesca expectativa para 2026, o novo salário mínimo ainda não recebeu sanção do presidente Lula (PT). Dessa forma, o valor ainda pode passar por alterações até a data oficial finalmente chegar. De qualquer forma, estamos falando de menos de 50 dias.

Qual o maior salário mínimo do mundo?

O maior benefício do mundo é o de Luxemburgo. Em 2025, o valor para trabalhadores não qualificados é de €2.637,79 mensais (aproximadamente R$ 15mil) e para trabalhadores qualificados é de €3.165,35 mensais (aproximadamente R$ 19 mil).

Foto: Tv Foco

Prêmios em Dinheiro para Artistas de Itapetinga! Já se Inscreveu no Edital Cultura Viva?

Atenção, fazedores e fazedoras de cultura! Se você vive, respira e transforma a arte em expressão — essa é a sua chance de ser reconhecido e ainda ganhar uma grana pelo seu talento!

Foto: Instagram Cultura Itapetinga

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Itapetinga, através do seu Departamento de Cultura, abriu as inscrições dos Editais de Premiação da Cultura Viva, dentro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e os valores estão simplesmente imperdíveis:

De R$ 1.550,00 a R$ 6.000,00 em prêmios!

Quem pode participar?

Artistas, grupos e coletivos dos mais diversos segmentos:
•Artes Visuais
•Artes Cênicas
•Artesanato
•Audiovisual
•Dança
•Literatura
•Música
•Cultura Indígena
•Capoeira
•Religiões de Matriz Africana
•Patrimônio Cultural
Podem se inscrever entidades, coletivos (com ou sem CNPJ), pontos e pontões de cultura. E o melhor: as inscrições são totalmente gratuitas!
Foto: Instagram Cultura Itapetinga

E tem mais!

Em homenagem ao aniversário de Itapetinga, está aberto também o Edital de Pesquisa e Levantamento Histórico, que vai premiar com R$ 15 mil o autor de um livro inédito sobre a história de Itapetinga. Sim, R$ 15 MIL REAIS para quem transformar a memória da cidade em literatura viva!

Não perca tempo!

Essa é uma oportunidade única para valorizar seu trabalho e fortalecer a cena cultural local.

Confira os editais no Diário Oficial do Município, publicado em 7 de novembro, ou acesse o link disponível na bio do Instagram @culturaitapetinga.

Dúvidas? Envie um e-mail para cultura@itapetinga.ba.gov.br e solicite o edital completo.

Corra! Transforme sua arte em reconhecimento e premiação.
Itapetinga valoriza quem faz cultura!

Espalhe essa notícia! Marque aquele amigo artista que precisa ver isso hoje mesmo!

Fonte: ASCOM Departamento de Cultura

INSS alerta 4 milhões de beneficiários para realização de prova de vida; aviso foi enviado em extrato bancário

Procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou, em alguns bancos pelo aplicativo da instituição ou em comparecimento presencial na agência bancária.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou quatro milhões de beneficiários para realização da prova de vida. O órgão informou que o aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.

Segundo o INSS, são pessoas cuja prova de vida não pôde ser feita automaticamente pelos sistemas da autarquia. Agora, quem foi alertado terá 30 dias (a partir da data do aviso) para realizar o procedimento, sob risco de bloqueio dos pagamentos.

Fachada de prédio do INSS — Foto: G1

Como fazer a prova de vida

Para realizar a prova de vida, é preciso:

  • acessar o site ou aplicativo Meu INSS; e
  • fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se for solicitado.

Segundo o INSS, em alguns bancos a prova de vida pode ser feita pelo comparecimento presencial na agência bancária responsável pelos pagamentos. Neste caso, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Também há bancos permitem a realização da prova de vida online, pelas próprias plataformas da instituição (aplicativo ou site oficial).

Alerta contra golpes

O INSS ressalta que não faz visitas com servidores à casa de beneficiários para recolher documentos ou fazer o procedimento.

O órgão também destaca que “não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida.

Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS

ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.”

O instituto também alerta para desconfiar de “qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais” e jamais compartilhar “dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.”

Fonte: G1



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia