WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

junho 2026
D S T Q Q S S
« Maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

COVID-19: GOVERNO PUBLICA NOVO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA NA BAHIA

O Governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira (7) que será publicado no Diário Oficial desta quinta (8) um novo decreto de calamidade pública na Bahia em virtude da pandemia do coronavírus. O decreto entra em vigor na data da publicação.

Com o novo documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para apoiar as ações de resposta ao desastre. “Estado e municípios poderão acessar recursos federais via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que sejam utilizados no combate à pandemia da covid-19”, diz o comunicado enviado à imprensa.

O documento será encaminhado ao Governo Federal para que seja obtido o reconhecimento da União. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo Estado em abril, e que tinha validade até esta quarta-feira (7).

Em menos de 200 dias, Bahia ultrapassa marca de 7 mil mortes por covid-19Com 36 novos óbitos registrados em 24h, nesta quarta-feira (7) a Bahia alcançou a triste marca de 7 mil pessoas mortas pela covid-19 num período de apenas 192 dias. É o período entre hoje e a confirmação da primeira morte pela doença no estado. Foi em 29 de março, quando a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que um homem de 74 anos tinha falecido, em um hospital da capital, após contrair o novo coronavírus.

Nesta quarta, a Bahia chegou a 7.021 perdas humanas para a pandemia. Também registrou 1.834 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.633 pacientes curados (+0,5%).

Dos 319.981 casos confirmados desde o início da pandemia, 306.365 já são considerados curados e 6.595 encontram-se ativos.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.955,33), Almadina (6.551,98), Madre de Deus (6.167,92), Itabuna (6.167,25), São José da Vitória (5.532,97).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 641.241 casos descartados e 78.200 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta.

Na Bahia, 26.639 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19.

Óbitos
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 36 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da covid-19.

Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.021, representando uma letalidade de 2,19%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino.

Em relação ao quesito raça e cor, 53,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 17,38%, preta com 15,18%, amarela com 0,78%, indígena com 0,11% e não há informação em 12,65% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,13%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,45%).

PONTINHA DECLARA APOIO A NETO FERRAZ

Na noite dessa quarta- feira, 07 de outubro, o casal Riulsa e Wilson Marques declararou apoio a candidatura a vereador de Neto Ferraz.

Pontinha e Riulsa são ex- funcionários da Caixa Econômica Federal e garantiram que não medirão esforços para conquistarem mais eleitores para Neto.

ENEM DIGITAL – COMO ISSO VAI FUNCIONAR?

*Por Ana Flávia Chaves

Fala galerinha! Na semana passada falamos aqui que o ENEM 2020 contará com 2 modalidades: o Enem impresso e o Enem digital

As provas impressas acontecerão nos dias 17 e 24 de Janeiro de 2021

Já a versão digital nos dias 31 de Janeiro e 07 de Fevereiro de 2021.

Os resultados estão previstos para serem divulgados a partir do dia 29 de Março de 2021.

Separei algumas coisas que vocês precisam saber sobre o Enem digital:

1. Número de inscrições limitado (até 100 mil).
2. Não é obrigatório, o candidato escolhe na hora da inscrição.
3. O local de prova é autorizado pelo Inep, não será utilizado computador pessoal.
4. Quem optar pela versão digital não poderá fazer a impressa.
5. Exclusivo para quem já concluiu ou irá concluir o ensino médio em 2020.
6. Não terá recursos de acessibilidade, os participantes que solicitarem realizarão o Enem impresso.
7. A redação será realizada no formato impresso.

*Confira abaixo a lista de cidades que receberão a modalidade digital e o número de suas respectivas vagas para inscritos*

 

12 DE OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO. SAIBA COMO PRESENTEAR A QUEM VOCÊ AMA.

Na próxima segunda- feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. É comum os adultos comprarem lembranças para seus filhos, sobrinhos, afilhados, amigos…

Pensando em fazer um dia das crianças diferente para a garotada, é que o pessoal da @pizza_brotinho_paty resolveu inovar, oferecendo uma maravilhosa Cesta Kids Personalizada.

Como cada criança tem um gosto diferente da outra, preferiu-se fazer as cestas personalizadas para que o adulto possa escolher os itens que irão compor o presente. Assim a criança irá receber o que realmente gosta de comer.

O pagamento é facilitado, podendo ser feito através de cartão de crédito e débito, boleto e à vista.

Entre em contato pelo Whatsapp e faça o seu orçamento (77) 9 8149-7619 ou (77) 9 8811-3006.

ATAQUE HACKER ATRASA TESTES CLÍNICOS DE TRATAMENTOSE VACINAS PARA A COVID-19

NOVA YORK – Um ataque hacker contra a eResearchTechnology provocou atrasos em testes clínicos de medicamentos, incluindo tratamentos e vacinas para a Covid-19, informou o New York Times.

A empresa, com sede na Filadélfia, fornece softwares usados por farmacêuticas na elaboração dos testes clínicos. Há duas semanas, ela foi vítima de um ataque ransomware, malware que usa criptografia para “sequestrar” sistemas, que só são liberados após pagamento de resgate.

A eResearch Technology não informou quantos testes clínicos foram afetados, mas seu software é usado por farmacêuticas na Europa, na Ásia e na América do Norte. Em seu site, a empresa informa que seus produtos foram usados em três quartos dos medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration no ano passado.

O vice-presidente de Marketing da empresa, Drew Bustos, confirmou que os sistemas da companhia foram bloqueados no dia 20 de setembro. Como precaução, os sistemas foram desligados e o FBI foi notificado.

—Ninguém se sente bem com uma experiência como essa, mas ela foi contida — afirmou Bustos, acrescentando que os sistemas começaram a ser religados na última sexta-feira.

Entre os clientes afetados pelo ataque estão a IQVIA, que participa dos testes clínicos da AstraZeneca por uma vacina para a Covid-19, e a Bristol Myers Squibb, que lidera um consórcio que desenvolve um teste rápido para a detecção do coronavírus.

ITAPETINGA: DESLIGAMENTO PROGRAMADO DA COELBA PARA MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA, PROVOCARÁ INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA EM TODA A CIDADE, NA TERÇA-FEIRA, 06/10.

O SAAE de Itapetinga foi comunicado pela COELBA de que será feito um DESLIGAMENTO PROGRAMADO para a execução de serviços de manutenção na rede de alta tensão em algumas localidades.

Como uma das áreas afetadas é a FAZENDA ASTROLINDA, as bombas a Estação de Captação não poderão funcionar, o que afetará diretamente o abastecimento da Estação de Tratamento de Água e a distribuição para os reservatórios, nos bairros.

Com o DESLIGAMENTO PROGRAMADO da COELBA, o abastecimento de água na cidade será interrompido entre 6:00h da manhã às 16:00h, no dia 06/10, TERÇA-FEIRA.

O SAAE solicita aos seus usuários que economizem a água dos reservatórios nesse dia.

Grato pela atenção e compreensão de todos.

A Direção

VITÓRIA DA CONQUISTA – NOVO DECRETO MUNICIPAL LIBERA FUNCIONAMENTO DE CINEMAS E COMÉRCIO AOS SÁBADOS

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou na noite de hoje, domingo (4), um novo decreto que, entre outras medidas, amplia o horário de funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers.

Entre as novas liberações descritas no documento estão:

– Autorização do serviço de buffet em eventos (deverá ser observado o protocolo que a Secretaria de Saúde do Município elaborou);

– Todas as atividades comercias do sábado poderão funcionar das 9h até as 13h;

– Cinemas e teatros poderão funcionar com público de 60% da lotação máxima;

As medidas foram tomadas levando em consideração que a taxa de crescimento diário de novos casos confirmados foi de 0,99% menor desde o início da pandemia

A taxa de óbitos vem diminuindo semanalmente, chegando essa semana a 1,81.

TIKTOKERS ESTÃO LIXANDO SEUS PRÓPRIOS DENTES EM CASA

Você piscou e puff, surgiu uma nova tendência ~duvidosa~ na internet. Dessa vez, adolescentes do mundo todo estão serrando os próprios dentes com uma lixa de unhas como intuito de deixá-los retos. A ideia surgiu (e viralizou) no TikTok, a partir de um vídeo da influenciadora Mia Dio, de 19 anos, com milhões de visualizações — e não demorou muito para outros adolescentes tentarem a técnica no mínimo arriscada.

Em seu vídeo, Mia diz que teve a “ideia maluca de lixar os dentes, porque eles não são perfeitos, tenho algumas falhas e estou sem dinheiro”. O plot twist é que Mia agora faz parte do time que precisou procurar um dentista para reparar o dano causado e, detalhe, agora apela para que as pessoas não façam isso.

De acordo com a dentista Caroline Malvasi, desgastes como esse são irreversíveis, pois, diferente das unhas, nossos dentes só crescem uma vez na vida. “Nossos dentes crescem no momento da troca da dentição de leite pela permanente. Uma vez desgastados, ficarão assim para sempre. Além disso, nosso esmalte dental, que é a proteção mais externa, resistente e brilhos, fica extremamente danificada”, explica. Ainda como consequência, eles podem ficar super sensíveis, perder as características ópticas naturais e o mais grave: lixar seus dentes pode gerar trincas e fraturas internas irreversíveis, a ponto de precisar extrair.

O dentista Ricardo Gaeta reforça que serrar os dentes em casa também pode abalar a oclusão (contato dos dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca), causando problemas de mastigação por perda da função correta. Além das consequências funcionais, o dentista diz ainda que, se o desgaste do esmalte for grande e chegar até a dentina, há um manchamento muito maior e a coloração pode ser afetada.

A tiktoker Aislinn Rendulic, de 16 anos, foi uma das que sofreram consequências mais severas. Em entrevista ao The Washington Post, a adolescente disse que lixou os dentes inferiores e, conforme os dias passaram, sentiu muita sensibilidade. “Hoje reconheço que o procesumento não foi uma boa ideia”, conta.

A gente já sabe…

… mas não custa lembrar que quem se incomoda com os dentes deve procurar um profissional, que corrigirá as irregularidades de forma segura e rápida. De qualquer maneira, fica o recado: não faça sozinha, muito menos com uma lixa de unha!

 

FONTE: https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2020/10/tiktokers-estao-lixando-seus-proprios-dentes-em-casa-e-te-contamos-porque-voce-nao-deve-fazer-isso.html

HÁ 2 SEMANAS COM MORTES ABAIXO DE 1000, BRASIL MANTÉM ESTABILIDADE

O Brasil completou a sua segunda semana com o registro de mortes diário abaixo de mil e mantém estabilidade nesta quinta-feira (1º).

Quatro estado apresentaram aceleração: Amazonas (149%), Ceará (39%), Espírito Santo (28%) e Roraima (375%). Houve reclassificação no número de mortes no Amazonas hoje. Foram registradas 117 mortes, mas apenas 3 de fato ocorreram nas últimas 24 horas.

Roraima aparece em aceleração (375%) há mais de uma semana, porque, nos últimos 5 dias, registrou alguns números mais altos que a comparação de 14 dias. Por exemplo, hoje foram 6 mortes e 2 na última sexta-feira (25), resultando em uma média móvel de 2,7. Já no mesmo período de duas semanas atrás, o registro de mortes variou entre 0 e 2, o que dá uma média móvel de 0,5, por isso apresenta uma aceleração tão acentuada. Dez estados e o Distrito Federal tiveram queda na média móvel de mortes, enquanto outros 12 mantiveram estabilidade. Entre as regiões, todas mantiveram estabilidade: Centro-Oeste (-10%), Norte (-5%), Nordeste (1%), Sudeste (-14%) e Sul (-14%). Com 881 mortes em 24h.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana. O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

 

FONTE: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/07/21/media-movel-diaria-por-estado.htm

ESTRATÉGICO E LETAL, FLAMENGO ATRAI DEL VALLE PARA ARMADILHA E DÁ O TROCO COM VITÓRIA E VAGA

  1. Flamengo na LibertadoresBruno Henrique faz o Vapo.

O troco. O Flamengo venceu, convenceu e lavou a alma no Maracanã. E pouco importa se faltou um gol para devolver o placar de Quito. O 4 a 0 sobre o Independiente del Valle na noite de quarta-feira foi construído com autoridade e coletividade. Resposta na bola para as declarações de Miguel Angel Ramirez de que tinha um time melhor.

O Flamengo teve uma atuação inteligente desde o primeiro minuto, e o Independiente del Valle caiu na armadilha de Jordi Guerrero. Os três homens de frente faziam sombra na marcação da saída de bola e deixavam os zagueiros trocarem passes sem tanta pressão até o grande círculo. A partir daí, se deparavam com um adversário sólido defensivamente.

Bem ajustado, o Flamengo roubava a bola e espetava com muita velocidade. Vertical, explorava os espaços nas costas justamente daqueles defensores que tiveram campo para avançar até serem efetivamente pressionados. O Del Valle tinha a bola, o Flamengo tinha a agressividade. E foi assim o jogo todo.

Como na partida de Quito, os equatorianos levavam perigo em chutes da entrada da área. Os brasileiros, por sua vez, tinham repertório e a sintonia do trio de centroavantes que se movimentava sem bater cabeça e dava opção para os passes de Arrascaeta.

Gabriel e Lincoln estavam à vontade pelos lados, enquanto Pedro era generoso e abria espaços para a infiltração dos companheiros. Foi assim que Lincoln aproveitou avanço certeiro de Matheuzinho, fechou pelo meio e abriu o placar.

Em desvantagem, o Del Valle se lançou ainda mais e ofereceu mais espaços. Não tardou para que o segundo gol representasse com fidelidade a estratégia bem sucedida do Flamengo. Roubada de bola de Lincoln, lançamento de primeira de Thiago Maia, arrancada de Gabriel naquele espaço vazio que já citamos e gol de Pedro.

Por mais que os equatorianos tivessem maior posse de bola (68% x 32%) e mais finalizações (21 x 13), tiveram pela frente uma linha defensiva toda com idade sub-20, mas segura e bem postada. Natan e Noga deram conta do recado e abriram portas em um cenário onde Gustavo Henrique e Léo Pereira não conseguem se firmar.

Nas laterais, Matheuzinho e Ramon foram equilibrados defensiva e ofensivamente. Se da direita saiu a assistência para o primeiro gol, da esquerda veio um passe primoroso para Arrascaeta já no segundo tempo. Bruno Henrique, que entrou no lugar do lesionado Gabigol, fez no rebote e iniciou o troco particular com Pinos.

Foi em dividida com o goleiro que o atacante teve lesão no joelho ainda em fevereiro, no jogo de ida da Recopa, e perdeu parte da temporada. Já na reta final da partida, Arrascaeta ainda voltou a explorar aqueles espaços na defesa do Del Valle para Bruno Henrique deixar Pinos e a má fase para traz e decretar: 4 a 0. Placar final.

Se faltou um gol para o troco completo, sobraram motivos para comemorar. Vitória, grande atuação e classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores.

 

FONTE: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/analise-estrategico-e-letal-flamengo-atrai-del-valle-para-armadilha-e-da-o-troco-com-vitoria-e-vaga.ghtml



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia