:: ‘Destaque1’
TRE-BA PROÍBE ATOS DE CAMPANHAS PRESENCIAIS EM TODO O ESTADO.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) proibiu, em todos os 417 municípios baianos, atos de campanha presenciais que violem as normas sanitárias para as Eleições 2020. A nova medida foi apresentada pelo presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior, durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (10/11).
A suspensão está prevista na Resolução Administrativa Nº 38/2020, que regulamenta o exercício do poder de polícia dos juízes eleitorais. Conforme o normativo, estão vedados comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas, carreatas e similares. Também está impedida a distribuição de panfletos, folhetos, adesivos e outros materiais de campanha. De acordo com o presidente do TRE-BA, alguns desses eventos fazem com que as pessoas desrespeitem as normas sanitárias.
Pela Resolução, o candidato, partido ou coligação que descumprirem tais medidas estarão sujeitos à sanção prevista no art. 36, § 3º da Lei nº. 9.504/97 (Lei das Eleições), que é de multa no valor de R$ 5 a R$ 25 mil ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.
A nova medida foi tomada devido o número de casos ligados à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral no Estado. “Constatamos que em pouco tempo, mais de mil denúncias foram realizadas e cerca de 140 decisões foram emitidas para inibir ou fazer cessar esses atos de aglomerações que afrontam as normas sanitárias. Diante desses números, resolvemos baixar a resolução suspendendo todo ato presencial de campanha, tudo isso para preservar o bem maior que é a saúde e a vida”, afirmou.
Desde que foi lançado pelo TRE-BA no dia 31 de outubro de 2020, até às 12h desta terça (10), o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denúncias ligadas à aglomeração de pessoas em atos de campanha eleitoral no Estado, recebeu 1.135 denúncias de aglomeração, sendo proferidas 132 decisões. Os municípios Mirante e Iguaí apresentaram o maior número de eventos denunciados, com 102 e 101 irregularidades, respectivamente.
Fonte TRE/BA
NETO FERRAZ É UM CANDIDATO PREPARADO PARA ASSUMIR A CÂMARA DE VEREADORES
Neto Ferraz, candidato a vereador pelo PSC, com o número 20000, mostrou estar muito bem preparado para assumir uma cadeira no legislativo.
Em um bate-papo que aconteceu na Praça do Triângulo, Neto mostrou que está a disposição das famílias de Itapetinga e do prefeito Rodrigo Hagge para juntos, fazerem Itapetinga prosperar ainda mais.
“Um homem precisa ter Deus, família e amigo para ser alguém na vida. Eu quero estar na Câmara de Itapetinga para fazer a diferença. Estou junto com o prefeito Rodrigo Hagge e a população itapetinguense. Juntos, podemos crescer e nos fortalecer. Com essa união, iremos fazer uma Itapetinga cada vez melhor para se viver”, afirma Neto Ferraz.
COM CAMPANHA LIMPA E ÉTICA, NETO FERRAZ LUTA POR UMA VAGA NA CÂMARA
O nome de Neto Ferraz é um dos mais cotados para assumir uma cadeira no legislativo itapetinguense. Em todos os lugares que vai, Neto Ferraz é bem recebido por pessoas de todas as idades e classes sociais.
Neto tem feito uma campanha limpa, sem confusão, sem desonestidade, baseada na sinceridade, honestidade, paz e sempre focada em conquistar o eleitor, não comprá-lo. Onde chega, ele faz questão de conversar com as pessoas de maneira franca, sincera e sempre olhando nos olhos, transmitindo confiança para os seus eleitores.
“Tenho feito a minha campanha baseada nos valores que aprendi com meus pais, Pra. Mirtes e Paulo. Esses mesmos valores eu transmiti para os meus filhos e agora quero passar para o povo de Itapetinga tudo o que aprendi desde criança com meus pais. Temos que ser francos com as pessoas. Tratar a todos como gostamos de ser tratados. Passar o que há de melhor em nós, sem olhar a quem”, afirma o candidato Neto Ferraz. // Ascom
MORRE JOTINHA. ÍCONE DE 52 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM COVID
O humorista, torcedor do Bahia e locutor José Luiz Almeida da Silva, mais conhecido como Jotinha, de 52 anos, faleceu na tarde desta quinta-feira (5). Ele estava internado em coma induzido na ala intensiva do Hospital Incar, na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Jotinha sofria de com doença respiratória aguda e foi diagnoticado com Covid-19.
IMUNIDADE DE REBANHO PODE LIVRAR BRASIL DA SEGUNDA ONDA DE COVID, DIZEM ESPECIALISTAS.
A imunidade da parcela da população infectada durante uma prolongada primeira etapa da epidemia, aliada à adesão a medidas de proteção como o uso de máscara e o distanciamento social, ajudaram a Brasil a reduzir a força do coronavírus, disseram especialistas, alertando, no entanto, que não se pode baixar a guarda sob risco de uma segunda onda como a que atinge atualmente a Europa.
Ao contrário dos países europeus, que conseguiram conter a primeira fase da pandemia de coronavírus em poucos meses após o impacto inicial, o Brasil passou um longo período estacionado em um chamado platô, com elevados números de casos e de óbitos pela Covid-19, antes de apresentar os primeiros sinais de queda.
A longa duração do primeiro momento da crise pode ser um dos fatores por trás da atual queda da epidemia, uma vez que muitas pessoas já se expuseram ao vírus, afirmaram à Reuters especialistas que acompanham de perto a pandemia no país.
Depois de passar diversas semanas seguidas registrando cerca de 40 mil casos novos e de 1 mil mortes a cada dia nos meses de junho, julho e agosto, o Brasil apresentou no mês passado o primeiro sinal de queda da epidemia, e a tendência tem se mantido desde então.
Após pico de 45 mil casos por dia em média no final de julho, com quase 1.100 mortes diárias, o país registrou 20 mil casos por dia em média na semana epidemiológica encerrada no último sábado, com 461 mortes por dia na média.
Mesmo com a redução, o Brasil ainda é o terceiro país do mundo com mais casos, com 5,4 milhões, atrás apenas de EUA e Índia, e o segundo em número de mortes, com mais de 158 mil.
Em uma população de 210 milhões, o número de casos confirmados seria insuficiente para se garantir a chamada imunidade de rebanho, mas é preciso considerar que há um número enorme de casos não registrados, o que leva a crer em um certo grau de imunidade coletiva pelo menos em alguns locais, de acordo com Wanderson Oliveira, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
“No caso da Covid tivemos uma primeira onda muito maior do que a gente realmente conhece, e um número de pessoas que pegou e não sabemos muito grande. Alguns estudos dizem que dá 10 a 12 vezes no número de casos e 1,5 vez no caso dos óbitos”, disse, acrescentando que “muitos lugares” podem ter atingido a imunidade de rebanho.
O infectologista Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorda que a doença já teve forte impacto nos grupos de pessoas e locais com maior risco de adoecimento. “Vemos uma queda agora porque as pessoas de maior risco da doença adoeceram, algumas morreram, a reinfecção é muito rara, por isso há essa queda”, afirmou.
Além da possível imunidade, a população brasileira tem aderido com sucesso ao uso de máscara e ao distanciamento, além de parcela que ainda mantém o isolamento social, o que tem surtido efeito, acrescentaram os pesquisadores.
“Nessa segunda fase que estamos agora, já passamos a primeira que foi a fase mais trágica da pandemia, o número vem baixando em parte por conta da adoção pela população das medidas de prevenção, em parte por um certo grau de proteção que deve ter de imunidade de rebanho, pelo menos temporária, e em parte porque certos grupos conseguem manter o isolamento social”, disse Alexandre Naime Barbosa, chefe da Infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A importância do isolamento social se dá uma vez que pelo menos um terço da população tem se mantido longe das ruas –a despeito da posição contrária do presidente Jair Bolsonaro–, de acordo com o Índice de Isolamento Social, uma ferramenta que utiliza dados de localização de aplicativos instalados em mais de 60 milhões de telefones celulares pelo país.
O número representa uma queda em relação ao patamar de 50% do final de março e do mês de abril, mas ainda assim tem ajudado a conter a disseminação do vírus, segundo os especialistas.
“Acredito que nós sustentamos um determinado grau de isolamento social. Tem uma parte da população que está em casa, que pode ficar em casa e que está em casa. Quem tinha que sair para a rua, saiu para a rua, pegou a doença, morreu ou se curou”, disse Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Uma vez que a redução recente da epidemia tem dependido, principalmente, da ação das próprias pessoas, há o risco de uma retomada da pandemia, alertou Naime, da Unesp. Além disso, não se sabe por quanto tempo dura a imunidade adquirida por aqueles que já foram contaminados.
“Quanto tempo vai durar a imunidade de rebanho? E quanto tempo vai demorar para a população se cansar das medidas de prevenção? Tudo isso são cenas do próximo capítulo.”
ATOR TOM VEIGA, INTÉRPRETE DE LOURO JOSÉ, MORRE AOS 47 ANOS
O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). Ele tinha 47 anos.
Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não havia sido divulgada.
Veiga trabalhou no “Mais Você” por mais de 20 anos interpretando o boneco, que ficou conhecido pelas tiradas de humor.
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.
O papagaio foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, informa o Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa “Note e Anote”, na Record, que entrava no ar após a programação infantil. Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.
“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional”, lembrou Ana Maria em depoimento.
“E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo.”
ITAPETINGA COM PREVISÃO DE CHUVA PARA O FERIADO DE 02 DE NOVEMBRO
Assim como o 31 de outubro foi chuvoso, o dias que prosseguem também tem promessas de chuvas.
Segundo o site do Clima tempo, a temperatura hoje varia entre 19°C e 27°C. Hoje será parecido com ontem. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Para o feriado, a temperatura deve variar entre 17°C e 24°C. Tempo severo, com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
Aproveitem o feriado para ficar em casa curtindo um bom filme ou série. Sair de casa deve ser um pouco difícil.
DRA. GISELLE MARTINS DECLARA APOIO AO CANDIDATO A VEREADOR NETO FERRAZ
Dra. Giselle Ferreira Martins, renomada médica pediatra e nutróloga, casada com Dr. Emanuel Santos, mãe de dois filhos, sócia do Hospital Monte Moriah aqui em nossa cidade, atua em Itapetinga e em cidades da região, declara apoio à Neto Ferraz nas redes sociais.
“Homem bom, trabalhador e honesto. Esse sim vale a pena”, palavras de Dra. Giselle.
Assista ao vídeo:
Dra. Giselle Martins declara apoio a candidatura de Neto Ferraz
SE LIGUE NO HORÁRIO DE VOTAÇÃO
A ida às urnas nas eleições municipais de 2020 irão acontecer uma hora mais cedo. Terá início às 7 horas da manhã e irá até as 17 horas.
A medida foi adotada no intuito de evitar aglomeração nos locais de votação. Assim, a Justiça Eleitoral garante que todos os cidadãos possam comparecer às urna para escolher seus futuros representantes.
Eleitores acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus, estádio sendo orientadas pela Justiça Eleitoral a votarem no horário preferencial das 7 às 10 horas. Esse horário é preferencial para as pessoas. Não exclusivo a elas.



















