:: ‘Destaque1’
Valquírio Lima toma posse como vereador e é eleito presidente da Câmara
Valquírio Lima (PSD) tomou posse hoje (6) para o seu terceiro mandato como vereador e também foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itapetinga para o biênio 2021-2022, assumindo a vaga deixada pelo ex-presidente Léo Matos.
Foram realizadas duas sessões nesta quinta-feira. A primeira foi uma sessão ordinária de posse do vereador suplente do PSD, para o exercício de 2021-2024. Já a segunda sessão foi especial de eleição e posse do cargo de presidente.
A eleição para o cargo de presidente teve o nome único do vereador Valquírio, o qual obteve 14 votos favoráveis e um voto branco.
Em seu discurso, o novo presidente da Câmara de Vereadores falou da sua origem humilde e destacou que sua história de vida é construída com honestidade e honra. “A minha vida foi toda honesta. Jamais na minha vida eu quero desonrar o nome da minha família, o nome do meu pai”, afirmou.
O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) comentou sobre o momento que atravessa a Casa Legislativa, após a morte do ex-presidente Léo Matos. “Esse é o momento de pacificarmos essa casa, de levarmos serenidade, tranquilidade e, acima de tudo, segurança jurídica para a nossa população”, declarou.
O prefeito parabenizou os vereadores por terem transmitido segurança e confiabilidade à população de Itapetinga. “O povo de Itapetinga hoje sabe que tem uma Câmara que pensa no seu bem, acima, inclusive, das questões políticas”, completou.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga passa a ter a seguinte composição: Valquírio (presidente), Anderson da Nova (vice-presidente), Neto Ferraz (primeiro-secretário) e Tuca (segundo-secretário).
MORRE AOS 96 ANOS DARCY MENDES PINTO “SEU CICI PINTO”
Faleceu no início da tarde desta terça (04) aos 96 anos, o senhor Darcy Mendes Pinto o conhecido e querido “Cici”. Seu Cici já estava com a idade avançada e enfrentava alguns problemas de saúde.
Ele sempre foi um homem muito ativo, atuante na pecuarista e antigo comerciante na área de material de construção, por muitos anos foi dirigente da COOPARDO na função de Diretor Financeiro.
Cici é pai do Médico Dr. Marcelo Pinto e Maurício que nasceram da união dela com a senhora Eramildes Ribeiro Lima Pinto já falecida. Ele deixa os dois e filhos 04 netos.
O corpo será velado na noite desta terça (4), no Cerimonial Pax Perfeição, de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 10h da manhã de quarta em direção ao Cemitério da Pax Perfeição na Nova Itapetinga.
VEREADOR NETO FERRAZ APOIA PL 2564/2020
O Projeto de Lei (PL) n° 2564/2020 , que visa estabelecer o piso salarial dos profissionais de Enfermagem, está no Senado Federal para ser analisado e votado.
A iniciativa corresponde a uma das grandes lutas travada pela categoria há anos. A reivindicação tem o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais. Além disso, a proposta também corrigiria a discrepância entre as remunerações praticados pelo país afora.
O Senador capixaba Fabiano Contarato é o autor do projeto, que foi apresentado no dia 12/05/2020 como Projeto de Lei N°2564 para implantação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem e Parteira. Ele justifica: “A fixação do piso salarial nacional à profissionais de enfermagem e das atividades auxiliares é um reparo imprescindível a ser feito. É preciso lembrar que na carreira da saúde a disparidade salarial é evidente e marcante, basta comparar a remuneração de médicos e de enfermeiros.”
No mês de Março, a senadora Zenaide Maia foi designada em plenário para ser a relatora da matéria.
No município de Itapetinga, Bahia, a categoria pode contar com o apoio do vereador do PSC, Neto Ferraz. “Os profissionais de Enfermagem podem ter certeza de que eu estarei junto com eles nessa batalha. Sei que o trabalho deles é grande e precisam sim, ter o devido valor.”
NOTA DE PESAR: 1° secretário da Câmara, Neto Ferraz, emite nota pelo falecimento do Presidente Léo Matos
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor…”.
Apocalipse 21:4
Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do meu colega Leonardo Matos.
Fomos parceiros na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga durante 4 meses.
Foi um período de muita aprendizagem, experiências vividas e lutas engajadas em prol da população de Itapetinga.
Minha oração é para que o Espírito Santo de Deus, o Consolador, esteja presente com Seu Lourão, Dona Marilda, Matheus, Ana Bárbara, José Clemente, demais familiares e amigos neste momento de dor.
Neto Ferraz
1° secretário da Câmara
Nota de falecimento: morre presidente da Câmara Municipal de Itapetinga
É com profunda tristeza que a Câmara Municipal de Itapetinga comunica o falecimento do seu presidente, vereador Leonardo Rodrigues Matos, aos 46 anos. Ele estava desaparecido desde a última sexta-feira (23) e foi encontrado sem vida na manhã deste domingo (25) em sua propriedade rural, na região do povoado de Palmares.
Nascido em Itapetinga em 14 de abril de 1975, Léo Matos era filho dos comerciantes Clemente (Lourão) e Marilda Matos, proprietários da Italar Presentes.
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e na Fundação José Silveira. Foi gestor do Hospital Cristo Redentor por seis anos.
Léo Matos obteve 890 votos nas últimas eleições, elegendo-se vereador do município pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1º de janeiro deste ano, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2021-2022. Na cerimônia de posse, prometeu uma gestão pautada no diálogo. Sempre muito atencioso com todos, conquistou rapidamente a admiração de colegas e servidores do Poder Legislativo Municipal.
Casado com Ana Bárbara Matos, coordenadora da Fundação José Silveira/Hospital Cristo Redentor, e pai de José Clemente, Léo Matos deixa um legado de amor por Itapetinga.
Nesta hora de dor, a Mesa Diretora, demais vereadores e servidores da Câmara Municipal de Itapetinga prestam condolências e se solidarizam com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.
A Câmara publica a Portaria Nº 710/2021 decretando luto oficial de sete dias no âmbito do Poder Legislativo Municipal. Não haverá expediente na próxima segunda-feira (26) e as sessões desta semana serão suspensas.
O velório acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães, na sede da Câmara de Vereadores, localizada à Avenida Hildebrando Nogueira, 130, bairro Morumbi.
ENCONTRADO CORPO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITAPETINGA, LEO MATOS
Na manhã deste domingo (25), por volta de 06:20h, o corpo do Presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Léo Matos foi encontrado boiando no Açude da Fazenda São Domingos. Léo Matos estava desaparecido desde a última sexta-feira (23), quando ele saiu da cidade com destino a Fazenda.
Uma grande ação das Policias, Corpo de Bombeiros, Amigos e Familiares foi feita no sentido de encontra-lo. Infelizmente Léo Matos foi encontrado sem vida.
Estava programado para hoje, uma Mega operação para descobrir o paradeiro de Léo.
Estava previsto até um Helicóptero, muitos mergulhadores, Corpo de Bombeiros, Cipe Cacaueira, 8° CIPM, Polícia Civil, vários Vaqueiros e muitos amigos, Durante a noite muitos amigos permaneciam no Local e faziam busca por Léo.
Quando um dos presentes logo pela manhã, viram algo boiando, desconfiaram que poderia ser o Corpo de Léo e um Drone da G4 foi utilizado, onde o aparelho tecnológico, acabou mostrando imagens nítidas do corpo.
As Policias Civil, PM, CIPE Cacaueira, o DPT e Amigos já se encontram no Local.
NOTA OFICIAL DA CÂMARA DE VEREADORES SOBRE O DESAPARECIMENTO DO VEREADOR LEO MATOS
A Câmara Municipal de Itapetinga, por meio de sua Mesa Diretora, vem a público manifestar que está monitorando as informações sobre o desaparecimento do vereador e presidente desta Casa Legislativa, Léo Matos (PSD).
Até o momento, as informações oficiais dão conta de que estão sendo realizadas buscas em sua propriedade rural, na região do povoado de Palmares, onde seu veículo teria sido localizado.
Vereadores e servidores do Poder Legislativo estão firmes na fé à espera de boas notícias.
Léo Matos assumiu a presidência da Câmara em janeiro deste ano e está em seu primeiro mandato como vereador de sua cidade natal.
NETO FERRAZ, TUCA DA CIVIL E HÉLDER DE BANDEIRA FAZEM VISITA A DISTRITO DE BANDEIRA DO COLÔNIA
A sexta-feira, 16, foi de trabalho no Distrito de Bandeira do Colônia para os vereadores Neto Ferraz, Tuca da Civil e Hélder de Bandeira.
Os edis Neto e Tuca se dirigiram até o Distrito onde se encontraram com Hélder. Lá, os três foram realizar fiscalização no funcionamento dos órgãos públicos. Na oportunidade, houve encontro com algumas pessoas da comunidade para ouvir as reivindicações da localidade.
O vereador Neto Ferraz informou a nossa redação que “a visita foi muito produtiva. Pudemos estar perto do povo, ouvindo os seus desejos e acompanhando as necessidades. Agora vamos trabalhar para levar a melhoria para Bandeira do Colônia”.
Neto Ferraz e Tuca fazem parte da Mesa Diretora da Câmara. Neto é o Primeiro Secretário e Tuca é o Segundo Secretário.
PROJETO DE LEI DO VEREADOR NETO FERRAZ DETERMINA PROTOCOLO NA APLICAÇÃO DE VACINAS
Na sessão do dia 15/04, o Projeto de Lei 36/2021, que determina um protocolo a ser seguido no ato da aplicação de vacinas, que teve como autor o vereador Neto Ferraz, foi aprovado por unanimidade.
O autor do Projeto, nos afirma que “esta lei tem como intuito, garantir segurança e transparência nas campanha de vacinação no município de Itapetinga. A pessoa que está sendo vacinada precisa ter a garantia de que está sendo vacinada. O vacinador terá que mostrar a seringa com o líquido e, após a aplicação, mostrar a seringa já sem conteúdo.”
O Projeto de Lei segue para que o prefeito Rodrigo Hagge possa sancionar.
Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 36/2021 aprovado no último dia 15 de abril de 2021 pela Câmara Municipal de Itapetinga:
VEREADOR TUCA TEM SE DESTACADO NA CÂMARA
O vereador Antônio Carlos Gomes, mais conhecido como Tuca, tem sido destaque na Câmara de Vereadores.
Sempre presente em tudo o que se faz necessário, Tuca tem sido um exemplo como 2° secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Na manhã de hoje Tuca recebeu incontáveis elogios entre os seus colegas vereadores com a aprovação por unanimidade da Indicação 98/2021, que diz respeito a Construção de um Vestiário Esportivo no campo de futebol localizado no fundo da Estação Rodoviária de Itapetinga, no bairro São Francisco.
“Tuca é um vereador exemplar. Merece nosso respeito e carinho. Com a aprovação da indicação de hoje, Tuca fez um Gol de Placa. A construção de um vestiário no Campo da Rodoviária era uma necessidade antiga daquela população e agora, graças a competência de Tuca, será uma realidade”.
























