WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

junho 2026
D S T Q Q S S
« Maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Prefeitura de Itapetinga engajada na Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente. Veja como participar

Foto: ASCOM / PMI

Na manhã desta terça-feira, 25, reuniram-se no Ministério Público, para o lançamento da campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente, além dos representantes do poder judiciário, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, a secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge, o prefeito Eduardo Hagge e contabilistas de Itapetinga e região.

A Campanha tem como principal objetivo mobilizar contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas) a destinarem parte do seu imposto de renda para o financiamento de projetos e programas locais de amparo a crianças, adolescentes ou idosos.

Após a regularização do Fundo da Infância e Adolescência, junto à Receita Federal, o órgão ficou apto a arrecadar recursos e transferi-los para órgãos do município. Quatro instituições já estão cadastradas pelo conselho: Apae, Ipam, Associação Nossa Senhora das Dores e Equoterapia Manuela. No ano passado, elas já foram beneficiadas com a campanha e já receberam o repasse dos valores.

Foto: ASCOM / PMI

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Washington Maciel, para contribuir é muito fácil. Os contabilistas já estão instruídos, o sistema já indica as opções de valores e entidades beneficiadas. Então, ao fazerem a declaração completa, basta dizer do interesse de fazer a destinação e escolher para onde o valor será destinado. “Lembrando que é destinação e não doação. Não haverá acréscimo nenhum no pagamento. O valor destinado será restituído pelo governo federal integralmente”, explicou Washington.

Foto: ASCOM / PMI

Presente na reunião, a secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge, falou da importância da campanha e conclamou a todos a se unirem em benefício das nossas crianças e adolescentes. “Vamos juntos, em uma só voz, buscar cuidar dessas crianças para que os projetos cheguem até elas, para que elas tenham um futuro lindo, um futuro promissor, um futuro digno, principalmente para aquelas crianças em estado de vulnerabilidade social”, disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito Eduardo Hagge colocou todo o equipamento público municipal a disposição da campanha, reafirmando o compromisso e o cuidado com o povo. “Uma cidade que se preocupa com a criança e o adolescente certamente terá um futuro mais promissor e é nisso que acreditamos”, garantiu o prefeito.

Fonte: ASCOM / PMI

IBGE afirma que salário médio do trabalhador baiano é 3° pior do Brasil.

O salário médio do trabalhador baiano foi o terceiro pior do Brasil em 2024, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (14). Conforme a pesquisa, o rendimento médio dos trabalhadores na Bahia é de R$ 2.165 mensais.

Salário médio do trabalhador baiano é 3° pior do Brasil, afirma IBGE

Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Os dados se basearam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. No ranking, a Bahia ficou atrás apenas dos estados do Ceará (R$ 2.071) e Maranhão (R$ 2.049). O cenário nacional, a média de rendimentos entre os trabalhadores é de R$ 3.225.

A média brasileira de 2024 foi considerada record, puxada especialmente por oito estados que registraram rendimentos mensais dos trabalhadores acima da média nacional, sendo eles Distrito Federal (R$ 5.043), São Paulo (R$ 3.907), Paraná (R$ 3.758), Rio de Janeiro (R$ 3.733), Santa Catarina (R$ 3.698), Rio Grande do Sul (R$ 3.633), Mato Grosso (R$ 3.510), Mato Grosso do Sul (R$ 3.390) e Espírito Santo (R$ 3.231).

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O valor da média salarial dos baianos está 32,8% abaixo da média nacional e 57% abaixo do Distrito Federal, que possui a maior média entre as federações. Confira o ranking completo, em ordem decrescente:

Distrito Federal, R$ 5.043
São Paulo, R$ 3.907
Paraná, R$ 3.758
Rio de Janeiro, R$ 3.733
Santa Catarina, R$ 3.698
Rio Grande do Sul, R$ 3.633
Mato Grosso, R$ 3.510
Mato Grosso do Sul, R$ 3.390
Espírito Santo, R$ 3.231
Brasil, R$ 3.225
Goiás, R$ 3.196
Rondônia, R$ 3.011
Minas Gerais, R$ 2.910
Amapá, R$ 2.851
Roraima, R$ 2.823
Tocantins, R$ 2.786
Rio Grande do Norte, R$ 2.668
Acre, R$ 2.563
Pernambuco, R$ 2.422
Alagoas, R$ 2.406
Sergipe, R$ 2.401
Amazonas, R$ 2.293
Paraíba, R$ 2.287
Pará, R$ 2.268
Piauí, R$ 2.203
Bahia, R$ 2.165
Ceará, R$ 2.071
Maranhão, R$ 2.049

 

Fonte: BN Bahia Notícias

Farmácia Popular: programa terá gratuidade em 41 medicamentos

Ministério da Saúde anunciou a ampliação da gratuidade sobre medicamentos e itens distribuídos pelo programa.

Fraldas geriátricas e um medicamento utilizado no tratamento da diabete associada à doença cardiovascular, antes subsidiados pelo governo, agora passam a ter gratuidade.

A partir de agora, todos os 41 medicamentos e itens do programa Farmácia Popular, serão distribuídos de graça aos brasileiros nas farmácias credenciadas. O anúncio foi realizado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília.

Segundo o governo, o programa, que existe desde 2004, agora passará a beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas ao ano.

Os dois novos produtos que vão ser distribuídos gratuitamente são:

  • Dapagliflozina, remédio utilizado para o tratamento de diabetes em casos ligados a doenças cardiovasculares.
  • Fraldas geriátricas (apenas o público elegível, com idade de 60 anos ou mais, poderá adquiri-las de forma gratuita).

Antes da ampliação, a população precisava pagar uma coparticipação para obter esses insumos.

Segundo a ministra da saúde, o objetivo é ampliar ainda mais o alcance do Farmácia Popular para outras regiões do país.

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra.

Atualmente, o programa, que possui 31 mil farmácias credenciadas, está presente em 86% das cidades e cobre cerca de 87% da população brasileira.

Para a retirada dos medicamentos, é necessário comparecer a uma farmácia credenciada com um documento de identidade e a receita médica.

Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV

Foto: Reprodução/RBS TV

Lista dos medicamentos e itens com gratuidade

Confira abaixo a relação de remédios e insumos fornecidos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular

Asma

  • brometo de ipratrópio 0,02mg
  • brometo de ipratrópio 0,25mg
  • dipropionato de beclometasona 200mcg
  • dipropionato de beclometasona 250mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg
  • sulfato de salbutamol 100mcg
  • sulfato de salbutamol 5mg

Diabetes

  • cloridrato de metformina 500mg
  • cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
  • cloridrato de metformina 850mg
  • glibenclamida 5mg
  • insulina humana regular 100ui/ml
  • insulina humana 100ui/ml

Hipertensão

  • atenolol 25mg
  • besilato de anlodipino 5 mg
  • captopril 25mg
  • cloridrato de propranolol 40mg
  • hidroclorotiazida 25mg
  • losartana potássica 50mg
  • maleato de enalapril 10mg
  • espironolactona 25 mg
  • furosemida 40 mg
  • succinato de metoprolol 25 mg

Anticoncepção

  • acetato de medroxiprogesterona 150mg
  • etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
  • noretisterona 0,35mg
  • valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg

Osteoporose

  • alendronato de sódio 70mg

Dislipidemia (colesterol alto)

  • sinvastatina 10mg
  • sinvastatina 20mg
  • sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson

  • carbidopa 25mg + levodopa 250mg
  • cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma

  • maleato de timolol 2,5mg
  • maleato de timolol 5mg

Rinite

  • budesonida 32mcg
  • budesonida 50mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Diabetes Mellitus + doença cardiovascular

  • dapagliflozina 10 mg

Fralda geriátrica

Absorvente higiênico

A distribuição de fraldas geriátricas para incontinência é destinada a pacientes com idade mínima de 60 (sessenta) anos ou a pessoas com deficiência. Para solicitá-las, é obrigatória a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do uso. No caso de pacientes com deficiência, o documento deve conter a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

Se o paciente estiver acamado ou impossibilitado de comparecer, ele deve pedir a um representante legal ou procurador que vá até o estabelecimento credenciado portando:

  • Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares;
  • Documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita.

Sobre os absorventes, as pessoas que podem retirar os itens em farmácias credenciadas são: estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, com idade entre 10 e 49 anos e estarem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Para retirar os absorventes, os beneficiados precisam ir até um estabelecimento credenciado com os seguintes documentos:
  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
  • Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.

A retirada de absorventes para jovens menores de 16 anos deve ser realizada por um representante legal.

Fonte: g1 e CNN Brasil

Bahia goleia o América-RN na Fonte Nova e segue na liderança do Grupo B

Lucho, Ademir, Erick Pulga (2x) e Everaldo marcam para o Tricolor na Fonte Nova. Henrique desconta para os visitantes

O Bahia transformou o último teste do time titular antes da estreia na Libertadores em um treino de ataque contra defesa. O Tricolor não encontrou dificuldade para golear o América-RN por 5 a 1, com gols de Lucho, Ademir, Erick Pulga (2x) e Everaldo na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Quem descontou para os visitantes foi Henrique. O resultado na noite desta quarta-feira manteve o Esquadrão na liderança do Grupo B na Copa do Nordeste.

 

Lucho e Jean Lucas em Bahia x América-RN

Lucho e Jean Lucas em Bahia x América-RN (Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia)

 

Primeiro tempo

Só deu Bahia nos primeiros 45 minutos. O Tricolor alugou o campo de ataque e balançou as redes quatro vezes com Lucho, Ademir e Erick Pulga (2x). Os comandados de Rogério Ceni ainda criaram chances para fazer mais gols e não é exagero dizer que o 4 a 0 parcial ficou barato. Do outro lado, Danilo Fernandes só precisou trabalhar em duas jogadas de bola parada do América-RN.

Segundo tempo

A segunda etapa seguiu com o Bahia dominante, mas diante da larga vantagem no placar, o Tricolor apresentou menos fome no terço final. Depois de 15 minutos de bola rolando Rogério Ceni começou a fazer trocas para gerenciar o minutos dos jogadores. Em meados do segundo tempo o América-RN conseguiu ficar com a bola, e chegou a diminuir o placar com Henrique aos 40 minutos do segundo tempo. Antes, o Bahia já tinha feito o quinto gol com Everaldo. Placar final: Bahia 5 a 1 América-RN.

Agenda

O Tricolor segue em Salvador e recebe o Barcelona de Ilhéus às 16h deste sábado (horário de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Baiano. Já o América-RN tem o fim de semana de descanso e volta a jogar apenas na próxima rodada da Copa do Nordeste, dia 18 de fevereiro (terça-feira), contra o Confiança.

Erick Pulga em Bahia x América-RN

Erick Pulga em Bahia x América-RN (Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia)

 

Fonte: globoesporte.com

Prazo para pagar IPVA de 2025 com 15% na Bahia termina em três dias

Pagamento antecipado até 7 de fevereiro garante o desconto. Veja outras formas de pagamento.

Termina em três dias o prazo para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto na Bahia. Quem garantir o pagamento em cota única até 7 de fevereiro, garante a redução de 15% na taxa. As condições de pagamento foram divulgadas no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Para os motoristas que deixarem para pagar todo o imposto na primeira cota do parcelamento, ainda será possível pagar com desconto de 8%. [Confira calendário de pagamento do IPVA 2025 ao final da matéria]

Pagamento do IPVA na Bahia — Foto: German Maldonado / TV Bahia

Pagamento do IPVA na Bahia — Foto: German Maldonado / TV Bahia

Para parcelar o pagamento, é preciso que o valor devido seja de no mínimo R$ 120. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela.

⚠️ De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

É possível pagar o imposto à vista, em qualquer instituição bancária, via pix. Reunindo IPVA em cota única, taxa de licenciamento e eventuais multas, o licenciamento integrado pode ser realizado de forma 100% digital pela plataforma do governo.

Calendário de pagamento IPVA 2025 — Foto: Governo da Bahia

Calendário de pagamento IPVA 2025 — Foto: Governo da Bahia

Fonte: g1 BA

Lei que proíbe o uso de celular nas escolas.

A norma visa proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes

O ano letivo de 2025 está prestes a começar, trazendo consigo a expectativa de novos aprendizados e desafios para estudantes de todo o país. A data de retorno às aulas varia conforme o calendário escolar de cada estado, mas, de forma geral, a grande maioria dos alunos iniciará as atividades nos primeiros dias de fevereiro.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 4.932/2024, atualmente descrita na Lei 15.100/2025, que limita o uso de celulares na educação básica – incluindo pré-escola, ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas do país -, estudantes, pais, professores e gestores têm dúvidas sobre como a nova lei funcionará na prática.

Fica permitido usar o celular em situações de estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior; para garantir direitos fundamentais; para fins estritamente pedagógicos; e para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

Uso de celular por estudantes nas escolas: o que muda com a aprovação da  restrição? - Muzambinho.com

Foto: muzambinho.com

Tendência mundial
O deputado Rafael Brito (MDB-AL), coordenador da Frente Parlamentar da Educação, ressaltou que a nova legislação segue uma tendência mundial.

“Essa é uma medida que vem alinhada com uma tendência global de reduzir a exposição das crianças a fatores que aumentem a ansiedade, que diminuam o foco, o aprendizado, que podem servir para a prática de cyberbullying e servir de acesso a conteúdos inadequados para sua faixa etária”, explicou.

Saúde mental
A nova lei determina que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos da educação básica, apresentando a eles informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento psíquico, incluindo o uso imoderado dos celulares.

As redes de ensino também deverão oferecer treinamentos periódicos para detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento mental, e efeitos danosos do uso excessivo das telas e aparelhos celulares.

Os estabelecimentos de ensino deverão disponibilizar ainda espaços de escuta e acolhimento para receber alunos e funcionários que estejam em sofrimento psíquico, principalmente decorrente do uso imoderado de telas.

Críticas
Em dezembro, durante a votação na CCJ da Câmara, a deputada Julia Zanatta (PL-SC) criticou o texto. Segundo ela, o celular, que pode ser utilizado pelos alunos como meio de prova contra professores que se desviam de suas funções, passa a ser um meio de prova ilegal.

“É compreensível que existe um problema no aprendizado por conta de as crianças ficarem no celular, mas também há o problema de que existe, sim, doutrinação nas escolas. Diariamente, a gente recebe relatos de alunos que estão sendo vítimas nas salas de aula por conta de professor que não dá a matéria, não dá português, não dá matemática, mas sim vai para a sala de aula fazer proselitismo político”, afirmou Zanatta.

Celular fora da mochila dos estudantes - Estado de Minas

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Estudantes, pais, professores e gestores têm dúvidas sobre como a nova lei funcionará na prática. Por isso, o advogado, professor universitário e membro da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE), Paulo Bandeira, esclarece as principais dúvidas e regras vigentes em todo o Brasil.

1. Os estudantes podem levar o celular para a escola?
Sim, pois a Lei 15.100/2025 não proibiu o porte dos celulares. Contudo, o ideal é que as famílias conversem e analisem a real necessidade de os estudantes levarem os dispositivos eletrônicos portáteis às escolas.

2. As escolas podem proibir a entrada desses aparelhos?
Não, exceto se isso estiver devidamente mencionado no Regimento Escolar.

3. Onde o celular deverá ser guardado?
Preferencialmente, dentro da mochila do próprio estudante. Todavia, as escolas poderão definir regramentos próprios em seus regimentos para regular a forma de armazenamento dos celulares. O aparelho deverá ficar desligado ou em modo silencioso.

4. As escolas terão que providenciar áreas específicas para guardar os celulares?
Isso pode ser feito, mas não há nenhuma obrigatoriedade legal. Recomendo que as instituições de ensino façam uma conscientização com toda a comunidade escolar – que envolve a equipe de gestores, professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis dos alunos – e um diálogo sobre quem é o responsável pelo dispositivo móvel. De preferência, que isso seja feito já no retorno às aulas. Imagine se a escola for guardar um aparelho de última geração – avaliado em cerca de R$ 10 mil -, e depois perceber que ele estava quebrado, foi danificado ou mesmo furtado. Quem vai bancar isso? É importante esclarecer que a responsabilidade sobre o celular ou o dispositivo móvel é do dono do aparelho. As escolas não podem ser responsabilizadas por algo que não lhes compete.

5. Os estudantes poderão utilizar os celulares durante as aulas, recreio e intervalos?
Não. O uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos somente serão permitidos exclusivamente para atividades pedagógicas, e seu uso fica condicionado à autorização prévia do professor responsável pela turma. Há exceções para casos de inclusão e acessibilidade de estudantes, em situações de atendimento a condições de saúde e garantia de direitos fundamentais; estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior. Fica proibido o uso de celulares para fins pessoais – como redes sociais, chamadas, mensagens ou jogos – durante o horário das aulas, recreio e intervalos entre aulas.

Os celulares só serão permitidos em atividades pedagógicas

Os celulares só serão permitidos em atividades pedagógicas
Foto: Vector Stock Pro | Shutterstock / Portal EdiCase

6. Somente o professor pode autorizar o uso do celular dentro da sala de aula?
Sim. Cabe ao docente orientar os estudantes sobre o uso adequado dos celulares nas atividades pedagógicas, definir os momentos apropriados para a utilização dos dispositivos e supervisionar seu uso durante as aulas.

7. Haverá fiscalizações no recreio ou intervalo entre as aulas?
Sim, cada instituição de ensino poderá adotar métodos de fiscalização ou estipular esses procedimentos em seu regimento escolar.

8. O aluno que desrespeitar o professor será punido?
Sim, as instituições de ensino podem aplicar medidas disciplinares aos estudantes. A maioria das escolas tem em seu projeto pedagógico e regimento escolar as definições de condutas. Na primeira ocorrência, é feita uma advertência verbal pelo professor. Havendo reiteração, essa advertência poderá ser expressa e enviada por escrito aos pais, com registro na ficha individual do estudante. Na hipótese de o aluno continuar a utilizar o aparelho eletrônico, mesmo tendo sido previamente advertido, será feita uma convocação dos pais ou responsáveis para reunião com a equipe pedagógica, com registro em ata, podendo ser analisadas novas medidas disciplinares que serão aplicadas ao estudante.

9. Em casos graves, o aluno poderá ser expulso da escola?
A ideia da lei de restringir o uso do aparelho telefônico nas escolas não tem como objetivo principal realizar a punição do estudante. Todavia, para situações excepcionais, de reiterada indisciplina, desrespeito à lei e ao regimento escolar, a expulsão do aluno poderá ser considerada pela instituição de ensino. Isso acontece em raras ocasiões de grave indisciplina e quando outras alternativas não surtiram efeito. A expulsão deve ser aplicada somente com última opção, desde que superada todas as medidas disciplinares anteriores. Deve seguir procedimentos preliminares de oferecimento ao aluno para sua defesa e contraditório para, somente ao final, se identificada a reiteração dos atos de indisciplina, se decidir se haverá ou não a expulsão.

10. O que normalmente consta no regimento escolar?
Esse documento estabelece as normas e regras de uma escola e contém informações sobre a organização, estrutura, filosofia, objetivos da instituição e, especificamente, descreve quais medidas pedagógicas deverão ser aplicadas aos alunos em caso de indisciplina. Esse documento também menciona objetivos e finalidades educacionais; organização da equipe pedagógica e administrativa; planejamento do currículo e do processo pedagógico; plano de gestão e organização do dia a dia escolar; direitos e deveres de toda a comunidade escolar; normas gerais que regulam as práticas pedagógicas e disciplinares, entre outros itens.

11. As escolas poderão atualizar seu regimento escolar em virtude dessa nova lei?
Sim. Novas regras podem ser estabelecidas para isso. É importante que as instituições de ensino busquem apoio jurídico especializado, comuniquem toda a comunidade escolar com antecedência e clareza sobre as novas diretrizes.

12. As escolas serão fiscalizadas para comprovar que estão seguindo a nova lei?
Ainda não há definição do Ministério da Educação sobre isso.

A nova lei tem a intenção de proteger a saúde mental dos estudantes

A nova lei tem a intenção de proteger a saúde mental dos estudantes
Foto: MMD Creative | Shutterstock / Portal EdiCase

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias e www.terra.com.br

Rede Municipal de ensino abre matrículas a partir do dia 27 de janeiro

No próximo dia 27 de janeiro inicia-se o período de matrículas para a rede municipal de ensino. Mais uma vez, a prefeitura de Itapetinga realiza o processo de forma totalmente online. A expectativa é a de que mais de 10.000 estudantes, da educação Infantil ao Ensino Fundamental, se inscrevam na rede.

Na próxima segunda e terça-feira, os alunos que já estudam na rede podem garantir as suas vagas através do site matriculas.itapetinga.ba.gov.br. Na plataforma criada exclusivamente para esse fim, todos deverão responder o questionário já estabelecido pela Secretaria de Educação e garantir a renovação da matrícula. O site identificará turno, ano e escola que o aluno já está registrado.

Nos dias 29 e 30, as vagas sobressalentes estarão à disposição de novos alunos que também deverão acessar o site oficial e cadastrarem-se. A matrícula só será confirmada, tanto para alunos da casa quanto para os chegantes, através do número do número do seu CPF.

O secretário de Educação, Alécio Chaves convoca pais e responsáveis para ficarem atentos aos prazos e garantirem a vaga de seus filhos. “A partir de agora a gente inicia um novo ciclo letivo, certos de que a educação é a arma mais poderosa para a transformação de vidas e construção de futuros melhores. A educação é ponte para oportunidades e realização de sonhos”, afirmou o secretário.

 

Foto: https://matricula.itapetinga.ba.gov.br/

 

Fonte: https://itapetinga.ba.gov.br/rede-municipal-de-ensino-abre-matriculas-a-partir-do-dia-27/

Fonte: https://matricula.itapetinga.ba.gov.br/

Exercício às 5 da manhã? Saiba como adquirir hábitos matinais saudáveis

Estudos sugerem que os benefícios da perda de peso são maiores pela manhã

 

Os esportes sempre foram uma grande parte da vida de Ciarán Friel. Antes de se tornar um fisiologista do exercício no Feinstein Institutes for Medical Research na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ele foi professor de educação física e treinador de futebol. Ele sempre foi ativo. Mas agora que ele tem um trabalho de escritório, e é difícil encontrar tempo para malhar.

Como muitas pessoas, “eu enfrentei os mesmos desafios de acordar de manhã ou encontrar tempo para fazer exercícios”, disse o Friel.

Não está claro qual é o horário ideal do dia para se exercitar. Estudos sugerem que os benefícios da perda de peso são maiores pela manhã, mas as melhorias no açúcar no sangue e no colesterol podem ser melhores à tarde. Realisticamente, é mais eficaz fazê-lo consistentemente, sempre que puder.

Apesar do desafio de acordar cedo o suficiente para um treino, o Friel disse que as manhãs são melhores para a maioria das pessoas porque elas têm mais controle sobre seu tempo antes que os compromissos do dia comecem. Você geralmente não é solicitado a trabalhar ou fazer recados às 7 da manhã, ele disse. Amigos raramente o convidam para um happy hour às 6 da manhã.

“A vida acontece”, disse Shawn Youngstedt, psicólogo de exercícios da Arizona State University. Ele acrescentou que, para muitas pessoas, “se elas não se exercitam de manhã, elas não vão conseguir”.

Não é fácil, no entanto, simplesmente pular da cama de manhã e começar a correr, nadar ou levantar pesos. Se você está procurando construir uma rotina sustentável de exercícios matinais, aqui está o que os especialistas dizem que pode ajudar.

Saiba como criar hábitos diurnos

                                                                  Saiba como criar hábitos diurnos — Foto: Pexels

Prepare-se para começar a acordar mais cedo

Quase todas as células do corpo funcionam em um ritmo diário que dura aproximadamente 24 horas. Este ciclo determina não apenas quando adormecemos e acordamos, mas também nossa temperatura corporal, nossas dores de fome, nossos hormônios e muito mais.

Para acordar mais cedo e começar uma rotina de exercícios matinais, “o que estamos tentando fazer não é apenas mudar sua hora de dormir, mas, na verdade, mudar todo o seu relógio circadiano para ser mais cedo”, disse Kimberly Fenn, uma neurocientista cognitiva que estuda sono e aprendizado na Michigan State University. “Esse é o objetivo final.”

De manhã, recebemos uma inundação do hormônio cortisol, acredita-se que nos ajude a acordar, entre outras coisas, disse Fenn. Mas se você mudar repentinamente seu despertador das 8h para as 6h, seus níveis de cortisol não estarão altos o suficiente quando ele tocar e você poderá ter mais dificuldade do que o normal para sair da cama. Em vez disso, ela recomendou ir dormir gradualmente em um horário mais cedo.

“Se seu objetivo era começar a treinar no sábado”, ela disse, “talvez na terça-feira, em vez de ir para a cama à meia-noite, você vá para a cama às 11:45. Então na quarta-feira, às 11:30.”

Também há coisas que você pode fazer durante o dia para mudar seu ritmo circadiano. Em um estudo, Youngstedt e sua equipe instruíram 101 adultos a fazer uma hora de exercício moderado em oito horários diferentes por três dias. Como esperado, aqueles que foram para as esteiras pela manhã mudaram seus ciclos circadianos para a frente, o que significa que seus corpos estavam prontos para dormir e acordar mais cedo.

Mas eles não estavam sozinhos. Os participantes que se exercitaram às 13h e às 16h viram mudanças semelhantes, sugerindo que mesmo se exercitar à tarde pode tornar o acordar mais cedo no dia seguinte um pouco mais fácil. Se você puder encaixar isso na sua agenda, considere se exercitar no início da tarde por alguns dias antes de dar o salto completo para uma sessão de suor matinal.

Veja a luz do dia

No verão, sua melhor aposta para se sentir energizado pode ser sair para o sol da manhã imediatamente, mas no inverno, você provavelmente vai acordar antes do sol. Nesse caso, você precisará de alguma luz artificial brilhante para acordar seu corpo. A luz brilhante diz ao seu corpo para parar de produzir melatonina, um hormônio que faz você ficar sonolento.

“Ter acesso à luz brilhante pela manhã é a melhor maneira de ajudar a treinar seu ciclo circadiano”, disse Fenn, que passou muitas manhãs escuras correndo nas ruas de Nova York treinando para maratonas.

“A intensidade importa”, ela disse. É improvável que a iluminação suave do seu quarto faça o truque. A maioria dos estudos sugere que 10.000 lux — que uma boa lâmpada de terapia de luz pode fornecer — é o suficiente para ajudar a mudar seu ritmo circadiano. Alguns sugerem que pode chegar a 2.000, no entanto, o que é quase o mesmo que duas lâmpadas de 100 watts.

Fenn está trabalhando em um estudo para testar os efeitos da terapia de luz usando óculos que disparam luz diretamente nos olhos dos participantes enquanto eles realizam suas rotinas matinais. Há dados limitados sobre esses óculos específicos, mas ela acredita que eles podem ter o mesmo efeito que outras formas de terapia de luz.

Trabalhe de trás para frente. Faça seu plano.

Primeiro, você precisa descobrir como o exercício se encaixará em suas manhãs. Pense no seu prazo da manhã, ou no horário da sua primeira obrigação imutável, como levar seus filhos para a escola ou chegar ao escritório, e trabalhe de trás para frente.

Evite distrações que podem atrasá-lo, como verificar seu e-mail logo ao acordar. Tente deixar suas roupas de exercício para fora na noite anterior para economizar tempo.

Depois de identificar seu prazo matinal, você pode considerar sua preferência. Por exemplo, Friel tem que ajudar seus filhos a se prepararem para a escola às 6h45. No verão, ele disse, ele se exercita às 5h30, antes de eles acordarem, mas no inverno, quando está mais escuro e frio, ele espera até que as crianças estejam a caminho.

Escolha uma meta realista e antecipe obstáculos.

Depois de ter um plano e uma agenda que façam sentido, é hora de pensar no que mais pode atrapalhar. Por exemplo, se você está planejando correr ao ar livre às 6 da manhã em janeiro, pode ser necessário garantir que você tenha roupas de corrida quentes e refletivas.

Também é importante ter uma “abordagem sem julgamento”, disse Friel. Ele sugeriu evitar metas baseadas em desempenho quando você está começando. Se você estiver correndo, não se preocupe com velocidade ou distância. Em vez disso, tente apenas adquirir o hábito de correr por 30 ou 40 minutos pela manhã.

Crie o hábito.

Se você persistir, o exercício se tornará menos uma decisão e mais “apenas o que você faz”, disse Friel, mas não desanime se levar muito tempo para chegar a esse ponto. Pode levar de 18 a 254 dias para que um hábito se torne automático, de acordo com um estudo de 2009 amplamente citado.

Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas na Bahia; destino turístico registrou alagamentos e quedas de árvores

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (11) um alerta laranja de chuvas intensas em praticamente toda a Bahia. Em cidades do sul do estado, como Itacaré, os ventos fortes e o acumulado de água já causaram estragos.

 

📍 Em Itacaré, alagamentos e diversas quedas de árvores foram registrados na sexta-feira (10). De acordo com a prefeitura, apenas durante a noite o acumulado de chuva foi de 76mm.

 

Os alagamentos foram registrados inclusive em pontos da Rua da Pituba, a mais frequentada por turistas que estão a passeio na cidade. O local conta com diversos restaurantes, bares e lojas.

 

📍 A cidade de Itajuípe foi a que registrou o maior acumulado de água na sexta-feira: 108 milímetros. Diversas ruas ficaram alagadas, mas não há registros de feridos, nem desabrigados. Segundo a prefeitura, diversos bueiros estavam entupidos, o que intensificou os alagamentos.

 

📍 Em Itororó, as ruas viraram verdadeiros rios. Não há registros de desabrigados, nem desalojados.

 

📍 Ubatã registrou pouco mais de 30 mm de chuva, o que não é considerado um número alto. O problema, segundo a prefeitura da cidade, é que o acumulado aconteceu em poucas horas, o que também causou alagamentos.

 

Estragos causados pelas chuvas em Itacaré — Foto: Prefeitura de Itacaré

 

Na manhã de sexta-feira, outras cidades baianas já tinham registrado prejuízos causados pelo temporal. Em Jaguaquara, no sudoeste do estado, moradores ficaram desabrigados.

 

Segundo a prefeitura, ainda não há um número fechado de famílias afetadas, pois o levantamento está em execução. Conforme relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, bastou menos de uma hora de chuva intensa para que o nível da água subisse rapidamente.

 

Alerta laranja de chuvas

 

De acordo com o alerta do Inmet, a previsão é que o cumulado de chuva possa chegar a 100 mm por dia e os ventos, entre 60 e 100 km/h.

 

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

 

 

Fonte: G1 Bahia

 

 

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Itapetinga

 

O prefeito Eduardo Hagge (MDB), o vice-prefeito Alécio Chaves (PSB) e os 15 vereadores eleitos no pleito municipal de 2024 tomaram posse de seus cargos na manhã desta quarta-feira (1º) em sessão solene realizada no Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga-BA.

 

A cerimônia começou por volta das 10 horas. O vereador Luciano Almeida (MDB) assumiu a direção dos trabalhos por ter sido o vereador eleito mais idoso, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa Legislativa.

 

Após a entrega da declaração pública de bens e posterior leitura do termo de compromisso de posse, todos os parlamentares municipais foram empossados e juramentaram o exercício de seus mandatos frente ao público presente.

 

Os vereadores eleitos prometeram cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e as leis que forem aprovadas e, além disso, desempenhar com lealdade, seriedade e honestidade o mandato e trabalhar pelo progresso do município e bem-estar do povo.

 

Eleição da Mesa Diretora

 

Logo em seguida, houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga para a qual foram apresentadas duas chapas.

 

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ocorreu sob votação secreta, como manda o Regimento. A Mesa Diretora é formada pelo presidente, vice-presidente e dois secretários.

 

Com oito votos favoráveis, o vereador Luciano Almeida foi eleito presidente do Poder Legislativo para os próximos dois anos, tendo como vice Neto Ferraz (PDT); Tiquinho Nogueira (PSD) na primeira secretaria e Manu Brandão (MDB) na segunda secretaria.

 

A chapa que não foi eleita recebeu sete votos e era formada por Tarugão (MDB) na presidência, Peto (MDB) na vice-presidência, Valquirão (MDB) e Sidinei do Sindicato (PSD) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

 

Luciano Almeida está em seu segundo mandato como vereador de Itapetinga. Ele tem 53 anos de idade, é casado, evangélico, zootecnista e tem ampla experiência em gestão pública, tendo atuado como secretário municipal de Transporte, Meio Ambiente e Educação.

 

 

Posse do prefeito e vice-prefeito

 

Já investido do cargo de presidente, Luciano Almeida oficializou a posse do prefeito Eduardo Hagge (MDB) e do vice Alécio Chaves (PSB).

 

Eduardo Jorge Almeida Hagge tem 63 anos de idade, é médico veterinário, casado com Maria José Hagge, mais conhecida como Zezé Hagge, pai de quatro filhos, tem experiência de mais de 30 anos de trabalho na iniciativa privada e vem de uma família com tradição na política. Eduardo Hagge é filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual baiano Michel Hagge, irmão da saudosa ex-vereadora, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga e ex-deputada estadual baiana Virgínia Hagge e tio do ex-prefeito Rodrigo Hagge.

 

Alécio Chaves, por sua vez, tem 59 anos de idade, é casado, evangélico, graduado em História, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Ocupou o cargo de vice-prefeito de Itapetinga de 2013 a 2016 e foi secretário municipal de Educação de Itapetinga no período de janeiro 2009 a abril 2012. Também foi vice-diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e diretor do Núcleo Territorial de Educação – NTE 08, Território Médio Sudoeste da Bahia.

 

O vice-prefeito Alécio Chaves teve a oportunidade de discursar durante a cerimônia. Ele lembrou que assume o cargo pela segunda vez e falou sobre três compromissos estabelecidos: o compromisso político com a cidade, o compromisso com o passado da cidade e o compromisso com o futuro da cidade.

 

“A credibilidade e o êxito da gestão vão estar na nossa postura, por isso que é fundamental essa parceria entre Executivo e Legislativo”, acrescentou o vice-prefeito.

 

Seguindo o rito estabelecido no Regimento Interno da Casa Legislativa, foi proferido o discurso do prefeito. Em seu discurso, Eduardo Hagge prometeu fortalecer a economia local, investir em educação de qualidade, cuidar da saúde da população e promover melhorias em infraestrutura e segurança. “Nosso objetivo é construir uma Itapetinga mais justa, mais inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, garantiu.

 

O prefeito assegurou que seu governo será pautado pela transparência, pelo diálogo e pelo respeito. “Quero ouvir cada cidadão, cada liderança comunitária, cada jovem e cada idoso. A construção de uma cidade melhor depende da união de esforços e da soma de ideias”, afirmou.

 

Ao encerrar o discurso, o prefeito Eduardo Hagge deixou uma mensagem de esperança ao povo de Itapetinga: “Juntos, com trabalho árduo e dedicação, faremos de Itapetinga um lugar ainda melhor para se viver. A caminhada não será fácil, mas com coragem e fé, enfrentaremos os desafios e celebraremos as conquistas que virão”.

 

 

Discurso do presidente

 

Por último, discursou o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Almeida. O presidente disse que tem certeza que o diálogo e a democracia serão cada vez mais praticados na Casa Legislativa. Bastante emocionado, fez agradecimentos a Deus, à família, aos assessores, apoiadores e simpatizantes.

 

O novo presidente ainda pontuou alguns objetivos, dentre eles o de aproximar o legislativo da comunidade e o de construir uma gestão pacífica e harmoniosa.

 

“Estaremos dedicando esforços para construir um legislativo mais forte, no qual sejam desenvolvidas leis que contribuam ativamente e colaborem para uma melhor governabilidade municipal e consequentemente traga maior desenvolvimento ao nosso município, para isso esperamos contar com o apoio dos Nobres Edis no desenvolvimento de Proposições que permitam melhores diretrizes ao Poder Executivo e à comunidade de uma maneira geral”, finalizou.

 

Ao final da sessão, o pastor Aristóteles Salgado Filho, que é presidente da Assembleia de Deus em Itapetinga, fez uma oração pedindo a bênção de Deus sobre a cidade, as autoridades e toda a população.

 

 

Composição da Câmara

 

A Câmara Municipal de Itapetinga teve um índice de 40% de renovação em sua composição.

 

Do total de 15 vereadores, nove foram reeleitos para este novo mandato de quatro anos: Anderson da Nova (União), Luciano Almeida (MDB), Manu Brandão (MDB), Neto Ferraz (PDT), Peto (MDB), Sibele Nery (PT), Tarugão (MDB), Tiquinho Nogueira (PSD) e Valquirão (MDB).

 

Cinco vereadores vão exercer o primeiro mandato: Daniel Lacerda (PODE), Pastor Jean Doriel (PL), Sidinei do Sindicato (PSD), Sol dos Animais (Solidariedade) e Telê (MDB).

 

Retorna para a Câmara o vereador Diga Diga (PSD) para exercer o segundo mandato. O primeiro foi de 2017 a 2020.

 

Também estão no segundo mandato os vereadores Luciano Almeida, Manu Brandão, Neto Ferraz, Peto, Sibele Nery e Tiquinho Nogueira.

 

Anderson da Nova está no terceiro mandato. Já Tarugão e Valquirão exercem o quarto mandato.

 

Houve aumento na participação feminina na Câmara. A ativista Sol dos Animais vem somar ao lado de Manu Brandão e Sibele Nery.

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Vereadores de Itapetinga no YouTube e pela Rádio Fascinação FM.

 

 

 

Confira os eleitos que foram empossados:

Prefeito: Eduardo Jorge Almeida Hagge (MDB)

Vice-prefeito: Alécio Silva Chaves (PSB)

 

Vereadores:

Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;

Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do União;

Antônio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PDT;

Daniel Dos Santos Lacerda (Daniel Lacerda); do PODE;

Diego Queiroz Rodrigues (Diga Diga), do PSD;

Eliomar Alves Barreira Castro (Tarugão), do MDB;

Emanuelle Brandão Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;

Hildérico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PSD;

Jean Doriel Da Silva (Pastor Jean Doriel), do PL;

Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;

Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;

Sidinei Silva Mendes (Sidinei do Sindicato), do PSD;

Solange Oliveira Dos Santos (Sol dos Animais), do Solidariedade;

Tharles Vieira Souza (Telê) MDB;

Valquírio Santos Lima (Valquirão) MDB.

 

 

 

Créditos das fotos: Ascom Prefeitura

Texto: Ascom CMI



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia