:: 11/abr/2025 . 16:50
Prefeitura anuncia São João de Itapetinga 2025
Foto: Prefeitura
A noite da última quinta-feira começou ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona. O clima do São João chegou mais cedo para o anúncio da grade oficial da nossa grande festa. Em uma reunião com a imprensa no restaurante Gran Castelo, o prefeito Eduardo Hagge anunciou quem animaria as quatro noites do evento que acontecerá de 20 a 23 de junho.
Foto: Sudoeste Hoje
Antes de falar sobre as atrações, o prefeito lembrou a importância da realização dos festejos juninos para a desenvolvimento do nosso município. São João de Itapetinga é cultura, tradição e muita festa. Mas é também fomento do comércio, incremento de economia, geração de emprego e renda. Na arena da festa, cerca de 30 barraqueiros e 40 ambulantes aumentam sua renda vendendo os mais diversos produtos para atender bem os foliões. Nos hotéis, a lotação fica completa, preenchida por visitantes, artistas, pessoal de produção e todos aqueles que se interessem no festejo. Muito antes do forró começar, o comércio se aquece, os lojistas aumentam o estoque e investem em os artigos típicos da época. De acordo com a CDL, o São João está entre as três datas de maior rendimento para comércio.
Foto: Sudoeste Hoje
Por tudo isso, a prefeitura de Itapetinga pensou em uma grade que mantivesse a tradição, com nomes regionais como nosso grande forrozeiro Edgar Mão Branca, sertanejos que agradam o público nacionalmente, como Hugo e Guilherme, além de nomes que movimentam a juventude como o Rei do Piseiro, Vitor Fernandes, e o pagodeiro Igor Kannário. “Uma grade pensada para agradar o itapetinguense, atrair visitantes e movimentar o nosso município”, afirmou o prefeito Eduardo Hagge.
A prefeitura apresentou ainda uma estrutura moderna, inovadora e muito segura, com portais de entrada, led por todos os lados, barracas padronizadas e área exclusiva para PCDs.
Confira agora as atrações do São João de Itapetinga 2025:
20/06 Sexta-feira:
Quadrilhas
Juá da Bahia
Forró Anjo Azul
Daniel Vieira
Dinho Prado
21/06 Sábado:
Puxada Carro a Álcool
Ivan Alves e Zé Renan
Arriba Saia
Vítor Fernandes
22/06 Domingo
Moisés Serafim
Musical D’Lyra
Edigar Mão Branca
Kart Love
Igor Kannário
23/06 Segunda-feira
Peu do Acordeon
Paulo Neto
Marlus Viana
Hugo e Guilherme
Fonte: ASCOM / PMI
Semáforo aberto isenta motorista por acidente?
Detalhes do atropelamento no interior de São Paulo – O semáforo aberto isenta o motorista?
O atropelamento que vitimou duas jovens em uma avenida em São Caetano do Sul (SP) suscitou uma série de discussões sobre direitos e deveres de motoristas e pedestres. Isso porque, no momento do acidente, o semáforo está supostamente aberto para a passagem de carros e fechado para as pessoas atravessarem.
Segundo especialistas consultados, com a constatação da polícia de que o carro estava acima da velocidade máxima permitida na via (que era de 60 km/h), a culpa passa a ser agente da ação – independentemente do semáforo.
Foto: Getty Images
“O motorista acaba assumindo o risco e pode ser imputada uma parcela de responsabilidade a ele”, explica Marcelo Miguel, advogado especialista em leis de trânsito. “É o típico caso de dolo eventual, onde o agente deveria prever o resultado dos seus atos”, completa.
Para o também advogado Márcio Dias, expert em direitos do trânsito, “toda vez que um motorista passar em um cruzamento ou visualizar uma faixa de pedestre, ele tem a obrigação de diminuir a velocidade”, pondera.
Dias ainda faz um questionamento crucial para as investigações. “Se ele estivesse na velocidade permitida da via, ele teria capacidade de frear e evitar o acidente e as mortes? Esta é a pergunta crucial que a perícia precisa responder”, completa.
Marcelo Miguel afirma que a situação judicial do motorista pode se agravar em uma futura denúncia do Ministério Público. “O fato dele não ter nem mesmo freado ou tentado algum desvio joga contra ele no curso do processo”, pontua o advogado.
O jurista, no entanto, faz um adendo dizendo que “a faixa não é garantia absoluta ao pedestre, que precisa observar a posição do semáforo”. Miguel diz que, caso o veículo estivesse dentro da velocidade da via e fosse comprovado que o semáforo estava aberto para os carros e fechado para os pedestres, “nenhuma culpa assiste ao motorista”, afirma.
Dias segue pelo mesmo caminho. “O pedestre tem a preferência, mas é obrigado a respeitar o Código Brasileiro de Trânsito. O artigo 70 do CTB diz que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem. Porém, há exceção: não se aplica quando houver sinalização semafórica, onde o pedestre e o condutor devem respeitar as luzes do semáforo”.
O advogado Marcelo Miguel ainda reflete sobre outra hipótese. “Se elas tivessem iniciado a travessia enquanto o semáforo ainda estivesse fechado e o semáforo ficasse aberto, elas teriam prioridade na travessia. E o condutor poderia ser responsabilizado”, afirma. “A perícia precisa determinar qual era o estágio semafórico no momento”, finaliza.
Isabela Priel Regis e Isabelli Helena de Lima Costa atravessavam a rua na faixa de pedestre quando foram atingidas por um carro na avenida Goiás, em São Caetano do Sul. Uma câmera de segurança gravou o momento do acidente. Nas imagens, é possível ver que elas estão conversando e não percebem a aproximação de um carro em alta velocidade. O semáforo estava mudando de verde para amarelo na hora da colisão.
Foto: uol
Elas morreram no local. Com o impacto, as jovens foram arremessadas a mais de 50 metros. A polícia ainda investiga se o motorista ultrapassou o limite da via, que é de 60 km/h.
Motorista é estudante de direito. Brendo dos Santos Sampaio, 26, tinha acabado de sair da aula na Universidade de São Caetano do Sul e permaneceu no local do acidente. O teste do bafômetro constatou que ele não estava bêbado e ele foi submetido a uma contraprova no IML.
Foto: uol
Meninas saíram para comemorar o primeiro emprego. A mãe de Isabelli contou que a filha começaria como jovem aprendiz em um supermercado no próximo dia 14. “Elas eram muito amigas, inseparáveis. Estudaram o ensino médio juntas e morreram juntas. A Isabelli ia começar a trabalhar. Não deu tempo. Elas saíram para comemorar e estavam voltando para casa”, afirmou Claudilene Helena de Lima.
Família diz que Isabela era “a parte mais alegre da família”. “Ela tinha uma vida inteira pela frente. É um pedaço de mim que tiraram, a pessoa mais alegre da família, que mais radiava alegria”, afirmou o pai dela, Marcos Antônio dos Santos Régis.
“As testemunhas dizem que ele comentou que estava um pouco acima [da velocidade]. Não sabemos se ele se distraiu, se estava no celular. Ele passou como se não tivesse ninguém na frente” – Pai de Isabela, Marcos Antônio
“Ele acabou com a nossa família. Como a gente vai viver sem ela lá? Eu não sou perita, mas do jeito que pegou, não tem como [não estar em alta velocidade]” – Madrasta de Isabela, Shirley
Famílias relatam que foram procurados por advogados de atropelador. “Falaram que a família quer prestar apoio, que ele é estudante, que não é nada [de racha], que estava só voltando da faculdade”.
Testemunha contou à polícia que viu Honda Civic correndo paralelamente com outro veículo, momentos antes do acidente. Nas redes sociais, moradores relataram que os rachas são comuns na avenida.
Fonte: uol.com.br
5 alimentos que ajudam você a driblar a fome e se manter firme na dieta
A fome é uma das grandes inimigas de quem está seguindo uma alimentação equilibrada para emagrecer.
Quando sente muita fome, a pessoa não consegue se controlar e acaba fazendo escolhas menos saudáveis e mais calóricas, que prejudicam o emagrecimento e a saúde.
Para evitar isso, é muito importante que seu cardápio tenha alimentos que garantam saciedade e ajudem a driblar a fome. Veja 5 opções.
Foto: metropoles.com
Abacate
A fruta proporciona saciedade porque é rica em gordura monoinsaturada, nutriente que demora para ser digerido. O consumo dessa gordura boa para a saúde ajuda a reduzir o colesterol, a proteger o coração e a diminuir o acúmulo de gordura corporal. O abacate ainda tem fibras, que também contribuem para controlar a fome e melhoram o funcionamento intestinal.
Castanhas
Também fornecem gorduras boas, fibras e carboidratos complexos, que demoram mais para ser digeridos. Contêm ômega 3, nutriente com ação anti-inflamatória. Porém, é preciso tomar cuidado, pois esses alimentos são muito calóricos e é fácil exagerar na porção. A recomendação é comer só um punhado por dia.
Foto: metropoles.com
Aveia
O cereal é uma boa opção para aumentar a ingestão de fibras ao consumir frutas, iogurtes e vitaminas.
Salada
Começar o almoço e o jantar pelos vegetais ajuda a aumentar a porção de fibras nessas refeições, fazendo com que a fome demore a chegar. Quanto mais colorida a salada, melhor. Adicione legumes crus e cozidos para diversificar os nutrientes e finalize com um pouco de azeite.
Carnes, ovos e queijos magros
As proteínas geram saciedade por serem digeridas lentamente e ajudam no aumento da massa muscular. O nutriente deve estar presente em todas refeições. No almoço, capriche nas carnes (bovina, suína, de frango e peixe), ovos e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha). Ovos e laticínios são opções para o café da manhã e lanches intermediários. O queijo cottage é uma boa escolha, pois tem menos gordura que outros tipos.
Fonte: Viva Bem / uol
Feirinha Missionária da Primeira Igreja Batista de Itapetinga acontecerá hoje!

A Feira Missionária da Primeira Igreja Batista de Itapetinga é um evento significativo realizado anualmente no Parque Poliesportivo da Lagoa, um dos principais pontos de encontro da cidade. Em sua terceira edição, ocorrida em 8 de novembro de 2024, a feira reuniu membros da igreja e a comunidade local para momentos de comunhão e celebração da obra missionária.
A Primeira Igreja Batista de Itapetinga, fundada em 31 de julho de 1938, tem desempenhado um papel vital na disseminação do Evangelho na região sudoeste da Bahia. Ao longo de sua história, a igreja tem sido ativa na promoção de eventos que fortalecem a fé e a união da comunidade, como a Feira Missionária.
Venha e Participe da Feira Missionária, que acontecerá no dia 11/04/25, a partir das 17h, na Lagoa.
- 1











