:: out/2021
Funerária explica por que manteve o corpo de pastor por 3 dias: “Aconteceu com Lázaro”
“Como cristão, acreditei que pudesse acontecer um milagre. A gente vive e está todo dia aprendendo. Na Bíblia, está escrito que é possível. Aconteceu com Lázaro. A gente que tem fé acredita. Deus pode tudo, ele tira uma montanha de um lugar e coloca no outro, nada é impossível para ele. Mas infelizmente não aconteceu”. Essas são palavras de José Dourado, gerente da Paz Universal, funerária onde o corpo de um pastor que prometia ressuscitar levou três dias sendo velado.
A família de Huber Carlos Rodrigues apresentou no estabelecimento um documento, assinado por duas testemunhas, em que o religioso pedia que não o sepultassem antes do prazo porque aconteceria um “Mistério de Deus”. Huber, que teria morrido em decorrência de complicações da Covid-19, na sexta-feira só foi enterrado ontem por volta de meia-noite na cidade de Goiatuba, em Goiás, numa cerimônia que reuniu centenas de pessoas.
Por volta das 23h40 – quando o prazo estipulado pelo pastor se encerrou -, a mulher dele, Ana Maria de Oliveira Rodrigues, deu autorização para que o sepultamento fosse realizado.
Dourado conta que também é cristão e acredita que, para Deus, nada é impossível. Ele admitiu que a funerária, que existe há 44 anos, nunca tinha feito um sepultamento à noite, até porque o cemitério muncipal só funciona durante o dia. Apesar disso, a família, que mora no município de pouco mais de 35 mil habitantes, teria conseguido que um coveiro fizesse o serviço de madrugada. A Vigilância Sanitária local ainda não se pronunciou, sobretudo se a medida poderia representar risco sanitário diante da informação de que o pastor teve Covid antes de morrer.
— A gente fez a vontade da família, estamos aqui para atender da melhor maneira os parentes. Eles apresentaram um documento, com testemunha e tudo, em que o morto pedia para aguardar três dias pelo sepultamento. Lázaro também ressuscitou depois de três dias — acrescentou.
Segundo informações, na declaração assinada em 2008, Huber afirmava ter tido divinas revelações do Espírito Santo e que passaria por um “mistério de Deus”, no qual ressuscitaria às 23h30, três dias após sua morte. O corpo do pastor ficou refrigerado em uma sala na funerária, a pedido da viúva, aguardando o fim do período estipulado, que terminou na noite de segunda-feira.
Huber morreu na última sexta-feira por complicações cardiorrespiratórias, após um período de internação em decorrência da Covid-19, em um hospital de Itumbiara, a 55 km de Goiatuba.
“Minha integridade física tem que ser totalmente preservada, pois ficarei por três dias morto, sendo que no 3ª dia, eu ressuscitarei. Meu corpo durante os três dias não terá mau cheiro e nem se decomporá, pois o próprio Deus terá preparado minha carne e meu cérebro para passar por essa experiência”, ele escreveu no documento, assinado por duas testemunhas.// O Globo
Carro cai de prédio e atinge área de creche-escola em Salvador
Um carro caiu de um prédio na Rua Urbino de Aguiar, no bairro do Acupe de Brotas, em Salvador. O acidente aconteceu no final da tarde de segunda-feira (26) e ninguém ficou ferido.
De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o automóvel caiu nos fundos de uma creche-escola. A Transalvador não soube informar o que causou o acidente, nem como o veículo caiu do prédio.
Moradores contaram, nesta terça-feira (26), que as aulas foram suspensas na unidade, por causa do ocorrido. Ainda não há informações se o veículo já foi retirado do local.
ITAPETINGA RECEBE PRÊMIO BAND DE MELHOR INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE DA BAHIA
Na noite desta quarta-feira, 20, o prefeito Rodrigo Hagge foi a Salvador receber por Itapetinga o título de Cidade Excelente. O Prêmio Band surgiu da parceria entre grupo Bandeirantes e Instituo Áquila para “incentivar a melhoria da realidade dos municípios através da premiação de boas práticas da gestão pública”.
Itapetinga ficou em primeiro lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidade com 30 mil a 100 mil habitantes. De acordo com a organização do prêmio, quanto melhor a infraestrutura local de uma cidade, maiores serão as suas atividades econômicas e geração de riquezas. Itapetinga vem construindo um cenário que resulta maior produção de receitas, o que gera melhorias sociais, também.
Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, mais do que mobilidade e desenvolvimento econômico, uma boa infraestrutura faz com que a população ocupe de forma mais efetiva os espaços públicos. “Uma cidade só pode ser considerada excelente se tiver nela uma população que viva bem, ocupando os seus espaços de forma harmônica e com segurança. Que encontre, em todos os seus logradouros, espaços de convivência, lazer, esporte, desenvolvimento social e econômico. O espaço só pode ser considerado, de fato, público, se a população estiver completamente integrada nele”, disse o prefeito.
Infraestrutura
Até o final deste ano, a prefeitura de Itapetinga terá pavimentado 07 bairros (Cidade jardim, Vila aurora, Quintas do Sul, Quintas do Morumbi, São Francisco de Assis, além da finalização Hilda Gama e Américo Nogueira). Em Bandeira do Colônia, serão 7.000m de pavimentação, o que totaliza cerca de 10.000m.
Além disso, o município vem trabalhando na instalação do Espaço colaborar, um centro de informática aberto à população.
A requalificação do Parque Poliesportivo da Lagoa tem acolhido os praticantes dos mais diversos esportes em suas quadras (inclusive nas de beach sport), na academia ao ar livre e até em suas águas. O distrito industrial municipal oferece benefícios para atrair novos investidores. As escolas foram readequadas, as praças reformadas. A cidade se tornou mais bonita, melhor para se viver e digna, sim, do título de “cidade excelente”.
Ascom Prefeitura
Gols e emoção marcam abertura da Super Copa de Futebol Léo Matos
Começou, neste domingo (17), a Super Copa de Futebol Léo Matos, realizada pelas Ligas de Futebol dos Bairros de Itapetinga, no Estádio Edilson Santana, no bairro Primavera.
Na partida pré-liminar, o Internacional derrotou o União por 2 x 0. Já na partida inaugural, o Corinthians venceu o Americano pelo placar de 2 a 1.
Antes da bola rolar, a emoção tomou conta dos presentes na cerimônia de abertura com homenagens ao advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Léo Matos.
Na próximo domingo (24), duas partidas voltam a movimentar a competição. No primeiro jogo às 08:00, o São Paulo enfrenta o São Francisco. Na partida de fundo, o São Francisco duela contra o Juvenil.
A grande final será realizada no dia 7 de Novembro (Domingo). O campeonato conta com o apoio da Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Itapetinga: Vereador Hildérico Nogueira a um “Tiquinho” de Antônio Brito
O vereador Hildérico Nogueira (Tiquinho) se aproxima do grupo do deputado federal Antônio Brito. Sob articulação dos vereadores Tuca da Civil, Neto Ferraz e Hélder do Bandeira, o pedetista aguarda o aval do presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior.
Em contato com o Blog Fala Itapetinga, Tiquinho afirmou, “Sigo a orientação do deputado federal Félix Júnior. Qualquer decisão que o PDT e eu tomarmos será de comum acordo com ele”, disse o vereador.
Com a possibilidade do deputado Félix Júnior ser candidato a vice-governador da Bahia, a chance de Tiquinho apoiar Antônio Brito é real.
Vereador Neto Ferraz solicita recurso para aquisição de transporte para pacientes em hemodiálise.
“Não podemos medir esforços para investir em melhorias que venham beneficiar a qualidade de vida dos itapetinguenses, principalmente os que necessitam realizar tratamento de saúde e não têm condição de pagar por um transporte”, assim justificou Neto Ferraz ao solicitar um carro para transportar pacientes em tratamento de hemodiálise.
O vereador é autor da indicação que solicita do Presidente da Câmara, a devolução ao Poder Executivo do valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), economizado no início da gestão da atual Mesa Diretora, para que o Prefeito utilize o recurso na compra de veículo utilitário para transporte de pacientes em tratamento de hemodiálise.
Neto Ferraz tem se preocupado muito com a saúde da população de Itapetinga que realiza tratamento de hemodiálise e não possui condução própria. “Um carro para transportar estes pacientes é de extrema importância para o bem-estar do paciente.”, finaliza o 1º secretário da Câmara de Vereadores.
Por indicação de Neto Ferraz, Câmara aprova indicação de pavimentação de importantes ruas do Recanto da Colina
A Câmara de Vereadores de Itapetinga aprovou por unanimidade, na sessão legislativa desta quarta-feira (13), INDICAÇÃO do vereador Neto Ferraz (PSC) solicitando a pavimentação das ruas Alemanha e Inglaterra, no bairro Recanto da Colina, entre a Escola Cooedita e a Clínica de Hemodiálise SARE, nesta cidade.
Na defesa da sua proposição, o vereador Nato Ferraz argumentou que o Recanto da Colina é o único bairro de Itapetinga sem nenhuma benfeitoria, e que a Clínica Sare vem sofrendo desgaste nos seus equipamentos, devido à poeira, o que foi ratificado pelo vereadores Gegê, Tarugão, João de Deus, Manu Brandão, Pastor Evandro, Anderson, Peto e Tuca, dentre outros.
Outro aspecto debatido pelo vereador Neto foi sobre a acessibilidade ao bairro, já que a principal via do vive esburacada, dificultando o tráfego de ambulâncias, viatura e ônibus coletivos que transportam pacientes e funcionários da clinica, todos os dias.
A indicação é direcionada ao prefeito Rodrigo Hagge e ao secretário de Urbanismo Gustavo David, que já sinalizaram pela viabilidade da sua e concretização.
Fonte: Sudoeste Hoje
Chega ao Brasil remédio inédito para tratar um tipo de câncer de pulmão altamente letal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recentemente deu o aval para o tratamento de um tipo de câncer de pulmão, que até então era desprovido de qualquer recurso terapêutico. Desenvolvido pela farmacêutica Janssen, o medicamento infusional amivantamabe foi desenhado para um tumor geralmente diagnosticado em estágio avançado ou com metástase — quando já se espalhou para outras partes do corpo.
A nova droga age precisamente em um subtipo de tumor, com uma mutação específica no gene chamado EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico). Ele está entre os mais difíceis de serem tratados. O remédio atua bloqueando diretamente a ação de moléculas alteradas, que funcionam como um “motor” para o crescimento das células do tumor. Ele conseguiu aumentar em até 55% a sobrevida dos pacientes, que já se encontram em fase final da doença. O que significa ganhar quase um ano de tempo, um prazo que na frieza das estatísticas pode parecer pouco, mas para quem vive a realidade de um câncer grave, poucos dias podem ser suficientes para resolver questões essenciais da vida.
— A medicina está ficando muito precisa nos diagnósticos do câncer de pulmão. Damos “nomes”, “sobrenomes” e identificamos características bem específicas do tumor, para então usarmos um medicamento específico. É o que chamamos de medicina de precisão. Agora podemos escolher o tratamento mais adequado para o paciente baseado em suas características pessoais — explica William Nassib William Junior, diretor médico de Oncologia e Hematologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
o uso de drogas-alvo (remédios usados na medicina de precisão, como o amivantamabe) é tão importante para este tipo de tumor.
— A terapia-alvo bloqueia especificamente a molécula defeituosa, produzindo impacto contra a célula do câncer com menos efeito colateral, com resultado normalmente mais favorável e bem diferente da quimioterapia, que é uma medicação mais genérica — detalha William Junior.
Alta letalidade
A chegada do remédio ganha força pela alta letalidade do câncer pulmonar. Cerca de 25% das mortes ocasionadas por câncer em geral são causadas por tumores no órgão. No Brasil, a doença tirou a vida de mais de 29.300 pessoas só no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Um dos motivos da alta letalidade é porque o diagnóstico costuma ser tardio. Quando os sintomas aparecem — como tosse persistente, catarro com sangue e falta de ar — a doença já está avançada ou já sofreu metástase. A principal causa de câncer no pulmão é o tabagismo. Não fumar e não ficar próximo de quem fuma é o principal método para evitar a doença.
O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como raio-x e tomografia computadorizada do tórax. O tumor é identificado por meio da biopsia e passa também por um exame molecular para identificar os fatores que contribuem para seu desenvolvimento, e assim indicar o melhor tratamento.
Quando identificado precocemente, as chances de cura são maiores. Por isso, fumantes e ex-fumantes devem começar a rastrear a doença a partir dos 50 anos.
Câncer em não fumantes
Cerca de 80% dos cânceres de pulmão estão associados ao tabagismo. O cigarro contém substâncias, sobretudo o alcatrão, que alteram o DNA das células pulmonares. Uma recente análise, no entanto, avaliou as causas dos tumores não relacionados ao cigarro. O estudo, recém-publicado na revista científica Nature Genetics e conduzido por uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI), descreve pela primeira vez três subtipos moleculares de câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram.
As descobertas ajudarão a desvendar o mistério de como o câncer de pulmão surge em pessoas que não têm histórico de tabagismo e podem orientar o desenvolvimento de tratamentos clínicos mais precisos. Esse tipo de doença surge do acúmulo de mutações causadas por processos naturais no corpo e é mais comum em mulheres em idade mais precoce.
Fonte: O Globo
Falha interna derrubou redes, diz Facebook
O Facebook divulgou nota no final da noite desta segunda-feira informando que o apagão global de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.
De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
A empresa não especificou quem executou a alteração na configuração e se essa mudança estava planejada.
Leia a nota do Facebook:
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.
Erro interno
A Reuters informou que funcionários da plataforma que não quiseram ser identificados disseram anteriormente que acreditavam que a interrupção foi causada por um erro interno no modo como o tráfego da Internet é roteado para seus sistemas.
As falhas nas ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem dessa mesma rede para funcionar agravam o erro, disseram esse funcionários.
Fonte: G1
Memorial dos Vereadores de Itapetinga Bahia recebe nome de Dalva Nascimento Silva.
Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Resolução de autoria do vereador Neto Ferraz em que denomina o Memorial dos Vereadores de Itapetinga com o nome de DALVA NASCIMENTO SILVA. uma antiga servidora da Câmara de Vereadores que dedicou boa parte de sua vida em função laboral a este parlamento.
Quem teve a oportunidade de conviver com Dalva sabe o quanto era uma pessoa simples, humana e especialmente dedicada ao trabalho.
“Denominar lembrando o nome de Dalva não é só homenagear a uma grande mulher, é também relembrar em nossos corações a presença dessa pessoa ímpar no trato e na convivência com todos os colegas e vereadores”, afirma o vereador Neto Ferraz, autor da homenagem.
- 1

























