WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

junho 2026
D S T Q Q S S
« Maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Câmara de Vereadores realiza abertura do ano legislativo nesta quarta-feira (16)

A Câmara Municipal de Itapetinga realizará a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2022 nesta quarta-feira (16), às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

A sessão solene marca o início oficial dos trabalhos legislativos deste ano. Na ocasião, conforme determina a Lei Orgânica do Município, o Poder Legislativo Municipal receberá a mensagem anual do prefeito.

A Lei Orgânica do Município elenca as atribuições do prefeito no Artigo 67. O inciso XXXIX desse artigo diz que compete ao prefeito “comparecer ou remeter mensagem e plano de governo à Câmara Municipal, por ocasião da abertura da sessão legislativa, expondo a situação do município e solicitando as providências que julgar necessárias”.
As sessões da Câmara de Vereadores acontecem às quartas e quintas-feiras, a partir das 19 horas. A população pode acompanhar as sessões no Plenário Ulysses Guimarães ou por meio dos canais de transmissão ao vivo: Rádio Fascinação AM e TV Câmara Itapetinga no YouTube (youtube.com/tvcamaraitapetinga).

A primeira sessão ordinária de 2022 deve acontecer na quinta-feira (17). De acordo com o Regimento Interno, as sessões ordinárias são as realizadas no horário regimental para o exercício das atividades específicas do Poder Legislativo. Em razão da pandemia da Covid-19, as pessoas que comparecerem presencialmente ao Plenário da Câmara deverão usar máscara de proteção facial, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.

 

Ascom CMI

Câmara aprova projeto de lei que autoriza rateio da sobra dos 70% do Fundeb

 

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou duas sessões extraordinárias na manhã desta quarta-feira (2). Por unanimidade, os vereadores aprovaram em dois turnos o projeto de lei que autoriza o rateio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De autoria do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), o Projeto de Lei Nº 001/2022 dispõe sobre autorização do Poder Executivo Municipal para efetuar um rateio em forma de abono dos recursos do Fundeb 70% referente ao exercício de 2021.
O presidente da Câmara, vereador Valquírio Lima (PSD), explicou que as sessões foram convocadas para deliberar exclusivamente sobre esse projeto de lei. Na discussão da matéria, os vereadores defenderam a importância do projeto para beneficiar todos os trabalhadores da Educação.
Foram aprovadas três emendas ao texto original. Duas emendas aditivas são de autoria de todos os vereadores, com exceção de Manu Brandão e Peto, ambos do MDB, que não puderam participar das sessões. A outra é uma emenda supressiva, de autoria da vereadora Sibele Nery (PT).
As sessões extraordinárias foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Vereadores no YouTube. O vídeo está disponível para acesso e compartilhamento.
A Câmara de Vereadores continua em período de recesso parlamentar até o próximo dia 15. A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2022 acontecerá no dia 16 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Ascom CMI

Câmara Municipal: Sessão Extraordinária será realizada no próximo dia 03/02.

 

O presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Valquírio Lima, convocou os vereadores para uma Sessão Extraordinária no próximo dia 03 de fevereiro, quinta-feira.

Será discutido a PL 0001/2022, de autoria do Prefeito Municipal, Rodrigo Hagge.

O Projeto de Lei dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo Municipal para efetuar o rateio em forma de abono dos recursos do FUNDEB 70% do ano de 2021.

Vereador Neto Ferraz, em parceria com o Deputado Federal Antônio Brito, realiza entrega de 100 kits de alimentação para vítimas de enchente no bairro Vila Rosa

Na manhã de ontem, segunda- feira (10/01), o Vereador Neto Ferraz esteve no bairro Vila Rosa realizando a distribuição de 100 kits de alimentação para as famílias que tiveram perdas causadas pela enchente do último dia 25/12.

A entrega dos kits foi realizada através de uma parceria do vereador Neto com o Deputado Federal Antônio Brito.

“Diante de tantas perdas, os kits de alimentação distribuídos estarão minimizando o sofrimento de muitas famílias que perderam muitas coisas. Sou grato ao Deputado Antônio Brito por essa parceria que visa o bem da comunidade de Itapetinga”, afirma o Vereador Neto Ferraz.

Na oportunidade, o Vereador pôde estar em contato com as pessoas do bairro, que demonstraram muito carinho e gratidão por ele. “Agradeço de coração a Neto Ferraz e a Antônio Brito. Eles são parceiros de Itapetinga. A comida chegou aqui no nosso bairro na hora certa. Muita gente estava sem ter o que comer dentro de casa. Muito obrigado por olhar pelo povo do Vila Rosa”, agradece o aposentado Messias.

Neto Ferraz com moradores do bairro Vila Rosa.

 

Neto Ferraz conversa com moradora do bairro.

Aos 52 anos, morre a ex-vereadora Naara Duarte

 

Faleceu na madrugada de hoje, domingo, 02 de janeiro, em Vitória da Conquista, a ex-vereadora de Itapetinga, Naara Lima Duarte. Ela estava com 52 anos.

Naara era enfermeira e  foi  vereadora por 04 mandatos pelo DEMOCRATAS, chegando a presidência da casa Legislativa no seu último Mandato.

O corpo será conduzido para o município de itapetinga.

A equipe do Fala Itapetinga se solidariza com a família enlutada.

Mensagem de Natal do vereador Neto Ferraz

 

Chegamos ao final de 2021. Graças a Deus!

É fato reconhecer que passamos por inúmeros momentos: muitos de total alegria e outros de obstáculos que pareciam intransponíveis. Mas se chegamos até aqui, é porque também foram superados.

Agora é hora de confraternizar um novo ano que está chegando e é justamente neste período que se renovam em nós as expectativas e, claro, as esperanças de novas realizações.

Numa época diferente, em que os relacionamentos se tornam muito mais virtuais e tecnológicos, é importante lembrar que é justamente no Natal a oportunidade que as famílias têm de reconhecer a necessidade de viverem e sentirem o significado da palavra “amor”.

Que sejamos iluminados pelas luzes da paz, da união e da solidariedade. Que haja em cada lar de nossa cidade a partilha, a troca, não só dos presentes, mas principalmente do afeto, dos sorrisos, da alegria de estarmos juntos de quem amamos e queremos bem. Que não falte em nossas mesas o amor que transforma nossos dias em dias de felicidade.

É tempo de refazer os projetos, os planos, definir as nossas metas e de reconsiderar os equívocos cometidos durante este ano que se acaba e que haja êxito e acertos no próximo ano que está por vir.

Sim, é tempo de paz, é tempo de acreditarmos num futuro venturoso.
Que as festas natalinas sejam de fraternidade em todos os lares, e que em 2022 as famílias estejam unidas pela paz e pelo amor, que é o vínculo da perfeição.

Feliz Natal!
Feliz Ano Novo!
É o que deseja o Vereador Neto Ferraz e família a toda comunidade itapetinguense.

Rui Costa diz que não haverá Carnaval na Bahia em 2022

O governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira (23) que não haverá carnaval na Bahia em 2022.

 

“A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde. Precisamos ter responsabilidade com a saúde e a vida das pessoas. Realizar o Carnaval no modelo tradicional, como uma festa em larga escala, se mostra inviável. Mais pra frente, avaliaremos o que pode ser feito e em que condições”, disse em uma rede social.

Mais cedo, ele havia dito que “ficou impossível” a realização da festa. A declaração foi dada durante ato inaugural no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

Rui Costa falou sobre carnaval na BA em ato no Hospital Geral Roberto Santos, nesta quinta (23) — Foto: Cid Vaz/TV Bahia

Rui Costa falou sobre carnaval na BA em ato no Hospital Geral Roberto Santos, nesta quinta (23) — Foto: Cid Vaz/TV Bahia

“Sabe aquele filme Missão Impossível? Nós estamos na Missão Impossível 3, então, não será possível fazer esse carnaval. Não tem a mínima condição”, afirmou o governador, fazendo referência às duas ondas de Covid-19 e o aumento recente do número de casos de gripe H3N2 em todo o estado.

“Alguém falar de carnaval a essa altura do campeonato, está querendo ser irresponsável com a vida do outro e eu não estou nesse grupo. Portanto, nós não teremos carnaval nesse modelo que nós conhecemos como carnaval. Não há mínima condição”.

Rui Costa alegou que, além das mortes provocadas pela Covid-19, agora o estado passa a ter óbitos pelo Influenza, o que aumenta o alerta das autoridades. As duas mortes foram registradas em Salvador, que enfrenta surto de gripe.

 O governador disse também que deve se reunir com prefeituras de cidades baianas que realizam os festejos para discutir alternativas, como a possibilidade de realizar eventos carnavalescos diferentes, com restrição de público, cujo acesso será mediante apresentação de comprovante de vacina contra Covid19.

De acordo com Rui, que assinou a prorrogação da liberação de eventos com 5 mil pessoas nesta semana, o limite estabelecido já requer cuidados, sobretudo com o surto de gripe que vigor na cidade. “Festas com 5 mil pessoas já pode ser um risco, imagine um carnaval com 3 milhões de pessoas. Precisamos ter cautela. Vamos devagar que o santo é de barro”.

Conforme o govenador, atualmente o estado tem mais de um milhão de pessoas com vacinação contra Covid-19 em atraso e por isso “não há o que se falar em festa de larga escala”.

“A maior alegria que a gente vai ter é de superar o vírus do coronavírus e agora esse vírus da gripe. Se no início de dezembro estava difícil de fazer carnaval, agora ficou impossível”, reforçou, ressaltando que “só uma pessoa completamente irresponsável faria carnaval nessas condições”, disse Rui Costa.

BaianaSystem no carnaval de Salvador — Foto: Jony Torres/TV Bahia

BaianaSystem no carnaval de Salvador — Foto: Jony Torres/TV Bahia

Ele alegou, ainda, que realizar uma festa com grandes aglomerações neste momento significa “jogar fora todo esforço que foi feito” para reduzir os casos de coronavírus no estado e colocar em risco a vida das pessoas.

“Comerciantes fizeram esforços, trabalhadores fizeram esforços, profissionais de saúde trabalharam loucamente durante esse período, todo mundo exausto. Perdemos muita gente e não queremos voltar a perder tanta gente”.

Rui Costa destacou também que em vários países da Europa as fronteiras foram fechadas, aulas foram suspensas e a circulação de pessoas está mais restrita, de modo geral. “Todo o mundo está com medidas mais rigorosas. Nós aqui já temos riscos suficientes, não vamos correr mais um”.

Artistas já tinham cancelado participação

Antes mesmo de a realização do carnaval ter sido definida pelo poder público, grandes nomes da música baiana já tinham afirmado que não participariam da festa. Entre as estrelas da folia que tomaram essa decisão estão Bell Marques, Daniela Mercury e Leo Santana.

A primeira artista que anunciou que a decisão foi Daniela, no dia 3 de dezembro. “Sinto muito em anunciar isso, mas avaliamos bem a situação e chegamos à conclusão que o cenário é muito incerto”, informou a cantora, na ocasião.

No mês de novembro, o governador Rui Costa chegou a dizer que não aceitaria “ultimato” de entidades ligadas ao setor de eventos, para tomar a decisão, especialmente uma comissão da Câmara de Vereadores de Salvador, que aprovou relatório com recomendações para realização evento, chegando a estabelecer um prazo para que o anúncio fosse feito.

Já o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, declarou que aguardava a situação da pandemia para definir a realização da festa e disse que, caso fosse realizada, seria exigido comprovante de vacinação com aplicação das duas doses contra Covid-19, mas não detalhou como a operação seria feita.

No início desse mês, Bruno informou que a decisão da prefeitura seguiria a do governo do estado. “Não há como tomar essa decisão diante do cenário de incertezas, e a gente informou que deixaria chegar ao máximo a data limite, para que a gente pudesse ter uma segurança maior para tomar essa decisão”, disse na época.

Prefeito Rodrigo Hagge comemora os 69 anos de Itapetinga com a reabertura da Matinha

Na manhã deste domingo (12), data em que se comemora o 69º aniversário de Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge entregou para a população do município o novo Parque Zoobotânico da Matinha, fechado em gestão anterior desde 2013, debaixo de sérias denúncias de maus tratos aos animais e degradação da sua infraestrutura.

 

 

Na solenidade de reabertura, uma multidão jamais vista em um ato de inauguração, compareceu para prestigiar o jovem prefeito Rodrigo Hagge, que trouxe como convidado o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, líder absoluto em todas as pesquisas, como pré-candidato a governador da Bahia.

Rodrigo e Neto discursaram para um público animado e agradecido pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, principalmente pela reabertura da Matinha, patrimônio ecológico e cultural do município, reconhecido em toda a Bahia e outras partes do Brasil, como um verdadeiro exemplo de preservação de um pedacinho da Mata Atlântica, quase que completamente devastada.

Compareceram ao evento vários deputados, com destaque para o deputado estadual Pedro Tavares, prefeitos de várias cidades, vereadores de Itapetinga e da região, além de políticos locais como Michel Hagge, Dr. José Otávio Curvelo, Renan Pereira (vice-prefeito), secretários municipais, com destaque para o secretário do Meio Ambiente, Fábio Viana, empresários, dentre outros.

 

 

Fonte: Sudoeste Hoje

Bahia tem ao menos 30 cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas

Alagamento em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

 

A Bahia tem 30 cidades em situação de emergência por causa de fortes chuvas, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

De acordo com a Sudec, Amélia Rodrigues e Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaquara declararam situação de emergência entre 4 e 8 de novembro deste ano.

As outras 20 cidades, entre elas Eunápolis, Itacaré, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Canavieiras e Medeiros Neto, tiveram a situação decretada entre 27 de novembro e 8 de dezembro.

Ao menos seis cidades da região sul da Bahia amanheceram, nesta quarta-feira (8), com estragos provocados pela chuva que atinge vários municípios, desde a noite de terça (7).

Casas da cidade de Jucuruçu ficaram submersas após enchente provocada pela chuva. Em Teixeira de Freitas, tio e sobrinhos de 4 e 9 anos morreram soterrados e ao menos seis casas desabaram após uma barranco deslizar.

Veja lista completa das cidades em situação de emergência na Bahia:

  1. Amélia Rodrigues
  2. Ibicoara
  3. Itaberaba
  4. Mucugê
  5. Mutuípe
  6. Teolândia
  7. Jaguaquara
  8. Ruy Barbosa
  9. Maragogipe
  10. Itaquara
  11. Eunápolis
  12. Itacaré
  13. Itarantim
  14. Mundo Novo
  15. Baixa Grande
  16. Marcionilio de Souza
  17. Anagé
  18. Itapetinga
  19. Iaçu
  20. Itabela
  21. Ibicuí
  22. Jequiriçá
  23. Itambé
  24. Encruzilhada
  25. Ribeira do Pombal
  26. Itamaraju
  27. Teixeira de Freitas
  28. Medeiros Neto
  29. Camacan
  30. Canavieiras

Primeira Igreja Batista está realizando uma campanha para arrecadar itens de alimento e higiene para as pessoas que estão necessitando em Itapetinga

… É preciso socorrer os necessitados e pensar das palavras do próprio Senhor Jesus:
“Mais bem-aventurado é dar do que receber”. (Atos 20.35)

A Primeira Igreja Batista está realizando uma campanha para arrecadar produtos de limpeza, roupas, lençóis, alimentos e produtos de higiene pessoal para as pessoas que estão necessitando aqui na nossa cidade.

Quem puder e quiser contribuir, é só levar a doação da Primeira Igreja Batista, localizada na Praça Augusto de Carvalho.

*MUITAS PESSOAS PRECISAM URGENTEMENTE DA SUA AJUDA*



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia