WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

junho 2026
D S T Q Q S S
« Maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Prefeito Rodrigo Hagge entrega as 2 primeiras casas reformadas através do Programa Meu Lar

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Prefeitura Municipal, através do Programa Meu Lar, da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou duas casas completamente reformadas a famílias itapetinguenses. O projeto realiza reformas em residências de pessoas de extrema vulnerabilidade, identificadas e avaliadas pelos CRAS.

 

 

As duas primeiras casas entregues através de programa, ficam localizadas nos bairros Vila Riachão e Primavera. Ambas passaram por reformas estruturais, troca de telhado e receberam reparos em instalações hidráulicas e elétricas, além, claro, de ganharem nova pintura e alguns móveis.

 

Dona Alzira foi a primeira beneficiada. Catadora de latinhaS, vivia de aluguel há 4 anos. Dona Alzira conta que a despesa extra pesava no orçamento já reduzido. “As pessoas me ajudavam com uma coisa aqui e outra ali e eu ia conseguindo pagar. Mas agora, com minha casinha, o dinheiro do aluguel já dá para eu comer”, disse ela.

 

 

“Um dos preceitos da administração pública é a dignidade da pessoa humana. Com o projeto Meu Lar, a gente tem trabalhado para devolver a dignidade através de moradias bem estruturadas, seguras, confortáveis e que ofereçam uma vida melhor para as famílias itapetinguenses”, explicou Yasmin Lima, primeira-dama e coordenadora do programa. Segundo Yasmin, essas são apenas as primeiras casas entregues. A terceira já está em andamento e, em breve, novas residências serão reformadas.

 

 

“Nós ficamos muito felizes em poder trazer vida nova para a nossa população. Com o programa, mais do que uma casa reformada, entregamos à nossa gente dignidade e conforto… entregamos um lar! E tendo no cuidado com o povo a nossa maior missão, a gente sente, a cada casa entregue, a sensação de dever cumprido”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.

 

 

Trabalhadores morrem soterrados após deslizamento de terra no extremo sul da Bahia

Dois trabalhadores de uma empresa que presta serviço para a Prefeitura de Porto Seguro morreram soterrados após um deslizamento de terra, na tarde desta quinta-feira (7), no distrito de Arraial D’Ajuda, no extremo sul da Bahia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou os corpos das vítimas no início da noite.

 

Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, os operários Sandro da Cruz Regis e Lucival de Jesus da Conceição trabalhavam em uma obra de macrodrenagem.

 

O caso aconteceu por volta das 15h20, na rua Rua Maria Moura, localidade conhecida como Alto do Vilas.

 

Trabalhadores morrem soterrados em Arraial D’ájuda; os dois corpos foram retirados

 

De acordo com o órgão, as obras eram executadas pela empresa Ero Construções e Engenharia Ltda., responsável pela segurança de todos os trabalhadores, conforme a legislação vigente.

 

A prefeitura informou que monitora a situação e adota todas as providências para reduzir ao máximo as consequências do deslizamento.

 

 

“Reiteramos que todas as obras do município seguem rígidos critérios de controle e fiscalização”, afirmou em nota.

 

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram para o local.

 

 

Cremeb-BA anuncia apuração sobre conduta dos profissionais que atenderam criança que morreu com prego no pulmão

 

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que vai investigar possíveis responsabilidades dos médicos que atenderam o menino Cauan Araújo Conceição, de 3 anos, na cidade de Canavieiras, no extremo sul da Bahia. A criança morreu por broncopneumonia, causada por um prego no pulmão.

 

A Secretaria de Saúde do município disse que também começou um levantamento dos prontuários do Hospital Municipal para apurar as condutas adotadas pelos profissionais. Já a Polícia Civil, abriu inquérito para descobrir se houve negligência médica nos atendimentos.

 

A família de Cauan alega que procurou o hospital várias vezes dentro de um ano. Inicialmente, a Secretaria de Saúde do Município informou que o primeiro atendimento havia sido em 27 de junho. Depois, a pasta voltou atrás e afirmou que disse que a procura havia sido em março.

 

Depois da morte de Cauan, os pais registraram o caso em uma delegacia na capital. A ocorrência foi encaminhada para a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Ilhéus, que apura a situação.

 

A delegada delegada Katiana Amorim esteve no hospital para checar prontuários e recolher documentos para a investigações. Ela vai ouvir testemunhas para dar seguimento ao caso.

 

Pais acusam hospital de negligência

Os pais do garoto acusam o hospital de negligência, porque em nenhuma das vezes que o garoto esteve no hospital, a unidade fez um raio-x no pequeno. A família, que é de trabalhadores rurais, precisou pagar por um exame particular, onde foi identificada a gravidade do problema da criança.

 

Com o exame em mãos, os pais de Cauan retornaram com ele ao hospital na última segunda-feira (27), para que o menino fosse regulado. A criança foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, passou por cirurgia, mas morreu na sexta (1°).

 

No laudo médico, além da broncopneumonia, também foi identificado que Cauan teve os dois pulmões perfurados.

 

Relato dos pais da criança

O casal Clarice Araújo e Cosme Conceição relata que, em junho de 2021, percebeu que o filho teria engolido um objeto que não foi identificado. O pai, então, levou a criança até o Hospital Municipal de Canavieiras.

 

“Naquela noite, eu senti que ele estava engasgado, saiu até sangue da boquinha dele. Aí, imediatamente, eu levei para o hospital, na mesma noite. Chegando lá no hospital, o médico olhou e falou que não tinha nada na garganta da criança. Aí a gente voltou”, contou Cosme.

 

Depois disso, Cauan foi levado ao hospital várias vezes, sempre com as mesmas dores. Clarice contou que, com o passar do tempo, os sintomas ficaram mais intensos.

 

“Ele ficava sentindo febre e tossindo demais. De um tempo para cá, a dor foi começando a chegar. Uma dor do lado direito, ele [Cauan] ficava andando torto, de lado. A gente sempre levando no hospital, e ele só davam medicamento. Aí quando o efeito do medicamento passava, a dor e a febre continuavam vindo”, lembrou a mãe do menino.

 

A penúltima entrada de Cauan no hospital da cidade ocorreu em 27 de junho. A médica que o atendeu disse à família que o paciente estava com sintomas de asma. Assim como nas vezes anteriores em que os pais levaram o menino à unidade, nenhum exame médico foi solicitado.

 

A profissional receitou medicamentos, passou uma nebulização e liberou a criança para voltar para casa. Com o agravamento das dores do filho, Clarice e Cosme fizeram um exame de raio x particular, no qual foi identificada a gravidade do problema do filho. A família, então, retornou com o garoto para o hospital.

 

“Aí, chegou lá, deram medicamento e mandaram ficar na espera […] para ser transferido. Ele foi transferido para Salvador”, disse a mãe de Cauan.

 

Já no Hospital Geral do Estado (HGE), o garoto passou por uma cirurgia para retirar o prego. Os médicos identificaram que o material havia perfurado os dois pulmões de Cauan, que chegou a ficar internado dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes de morrer.

 

“Nunca me deram o pedido para eu correr atrás. Mesmo que eles não pudessem fazer no hospital, me davam pelo menos o pedido para eu cuidar de meu filho em uma clínica particular. Sempre só medicamento, nunca teve solicitação de exame nenhum”, lamentou Clarice.

 

Para Cosme, se os profissionais do hospital tivessem identificado logo o prego, talvez o garoto tivesse sobrevivido.

 

“Se ele ‘caçassem’ providência logo, meu filho estaria vivo aqui. Meu filho era uma parte de mim. É doído a pessoa perder um filho. Eu quero justiça para que não aconteça mais isso, para que não aconteça com outras crianças”.

 

Na quarta-feira (6), a Secretaria de Saúde de Canavieiras informou que, em 27 de junho, foram solicitados exames para a criança e que uma consulta com uma pediatra foi marcada para o dia seguinte, mas a médica ficou doente, razão pela qual o atendimento não ocorreu.

 

O comunicado cita ainda que a família não tinha buscado atendimento antes daquela data. Os pais do menino, no entanto, têm papéis que indicariam o contrário. A pasta informou que o caso está sob investigação.

 

 

Fonte: G1 BA

 

 

 

 

 

 

Novo Centro de Testagem para Covid-19

Ex- vereador Romildo Teixeira é exonerado do cargo de Chefe de Gabinete da Câmara de Vereadores

 

 

Atendendo ao pedido do seu Ex-Chefe de Gabinete, o Presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Valquírio Lima, publicou o Decreto n°. 1.185/2022 onde dispõe sobre exoneração a pedido, o Sr. Romildo Teixeira Santos.

Romildo ocupava o cargo desde 2021, quando o então presidente, Valquírio Lima, o nomeou para o cargo.

 

 

 

 

Fábio Viana é o novo Secretário de Educação de Itapetinga

 

O pedagogo Fábio Viana assume, a partir desta segunda-feira, 30/05, a Secretaria de Educação de Itapetinga. Após os dois anos de pandemia, a educação precisa se reestruturar e trazer novos conceitos para a sala de aula. Jovem, mas muito experiente, Fábio buscará novos caminhos para reduzir o déficit educacional provocado pelo isolamento social e medidas restritivas dos últimos tempos.

Formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fábio chega à secretaria de educação com a experiência de coordenação de programas e projetos educacionais, finalizando um mestrado em educação, também pela UESB. Chega com ânimo novo e garra para transformar a realidade e promover um futuro melhor para os nossos mais de 11 mil estudantes da rede municipal.

“No último ano, Fábio demonstrou competência e força de trabalho que transformaram a nossa visão de meio ambiente no município. A reestruturação da Matinha, a implantação de novos conceitos sobre conservação e preservação, a criação de parcerias para pesquisa e extensão… tudo isso mostra a pro-atividade, sagacidade e a força de liderança que ele tem. Eu acredito que, assim como fez no Meio Ambiente, fará também à frente da pasta de Educação e teremos muito o que oferecer para que as nossas crianças e jovens possam sonhar com um futuro melhor”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

 

Ascom PMI

Vereador Neto Ferraz parabeniza Vereador Tuca pelos 24 anos de serviços prestados na Polícia Civil.

 

O Vereador Neto Ferraz parabeniza nessa sexta-feira, 20 de maio, o também Vereador e Servidor Público Antônio Carlos Gomes pelos 24 anos de serviços prestados na Polícia Civil do Estado da Bahia.

Tuca da Civil, como é mais conhecido, passou no concurso no ano de 1998 e é lotado na 21° COORPIN na cidade de Itapetinga.

“Parabenizo ao meu amigo e colega Tuca por ser um profissional tão competente que tem trazido grandes benefícios para a população de Itapetinga. Na oportunidade, parabenizo a todos os servidores que comemoram hoje mais um ano de serviço prestado para a comunidade itapetinguense. Muito obrigado.” Afirma o Vereador Neto Ferraz.

Sessão Especial em Homenagem a Família foi sucesso.

O Plenário Ulysses Guimarães foi cercado por um ambiente de paz e tranquilidade na noite de ontem (quarta-feira, 11/05) com a Sessão Especial em Homenagem às Famílias, de autoria do vereador do PSC Neto Ferraz.

A Sessão Especial corresponde ao Requerimento nº 013/2022 enviada no dia 23 de março do ano corrente.

 

Sessão Especial em Homenagem às Famílias.

 

Foi um momento de comunhão e celebração com cânticos, orações e palavra ministrada pelo Pr. Neilton Ramos, pastor titular da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

Participaram da mesa o Pr. Neilton Ramos e a esposa Juliana Ramos; Pra. Geremildes Santos; o Pr. Ariel Alonso e a esposa Katilene; e o casal Cosme e Maristela Paixão, representando as famílias de Itapetinga.

 

Coral Adulto da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

 

Coral Jovem da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

 

Segundo o autor do requerimento, vereador Neto Ferraz, “o nosso objetivo era chamar a atenção de toda comunidade itapetinguense para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades. Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada. Ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias.”

 

Cosme e Maristela Paixão – representantes das famílias de Itapetinga

 

Pastora Geremildes acompanhada pelos vereadores Tuca e Valquírio

 

Pr. Ariel e Katilene acompanhados pelos vereadores Manu Brandão e Luciano Almeida.

 

Pr. Neilton e Juliana acompanhados pelos vereadores Tiquinho e Sibelly

 

A comunidade itapetinguense esteve presente na Sessão Especial em Homenagem às Famílias

 

A comunidade itapetinguense esteve presente na Sessão Especial em Homenagem às Famílias

 

Vereador Neto Ferraz e Pra. Mirtes (mãe do edil)

Por iniciativa do Vereador Neto Ferraz, Câmara realizará sessão especial em homenagem às famílias

 

Por iniciativa do vereador Neto Ferraz (PSC), acontecerá na noite de hoje, às 19h., no Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, uma Sessão Especial em Homenagem às Famílias.

 

A programação contará com palestra ministrada pelo Pastor Neilton Ramos e participações da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

 

Segundo o vereador Neto Ferraz, o autor do requerimento, o objetivo da Sessão Especial é “chamar a atenção de toda comunidade itapetinguense para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades. A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pai, mãe e filhos é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro. Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada. Ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias. É a partir da nossa casa que aprendemos a definir valores significativos que contribuem para o comportamento e bem estar da comunidade.”

 

A sessão especial será transmitida ao vivo pela Rádio Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.

FJS traz a Feira de Saúde para Itapetinga

A Fundação José Silveira estará provendo nos próximos dias 03 e 04 de maio (terça e quarta) mais uma edição da Feira de Saúde.

Com a iniciativa do Deputado Federal Antonio Brito, vários serviços de saúde serão oferecidos para a população, como ultrassom, preventivo, raio-x, consultas com especialistas, entre outros serviços.

A Feira acontecerá no Estacionamento do Hospital Cristo Redentor e será demanda aberta.

 

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia