:: abr/2022
Final de semana terá Plantão da Justiça Eleitoral
Próximo sábado e domingo, 30/04 e 01/05 respectivamente, acontecerá na cidade de Itapetinga o Plantão da Justiça Eleitoral.
Eleitores que tenham alguma pendência a ser resolvida com a Justiça Eleitoral ou pessoas que querem tirar o Título de Eleitor pela primeira vez, deverão comparecer ao Cartório Eleitoral da Zona 140, das 08h às 18h. O atendimento será presencial.
Caso você, leitor do Fala Itapetinga vote no Ginásio Agro Industrial ou tem algum parente ou conhecido que vote na referida escola, seu local de votação será alterado. Para isso, compareça no Cartório Eleitoral até o dia 04/05 ou peça a revisão do seu título pela internet através do link: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/
Para maiores esclarecimentos entre em contato com o Cartório pelo WhatsApp (77) 3261-1100

SUL E MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA AMEAÇADOS PELA EPIDEMIA DA DENGUE
- tampar lixeiras;
- tampar tonéis e caixas d’água;
- manter as calhas sempre limpas;
- limpar ralos e colocar telas;
- deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
- preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
- manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água;
- limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
Polícia Civil detalha morte de Jorge da Abenfac
Por volta das 22:15h, o Plantão Central na sede da 21a Coorpin, recebeu a informação que o preso JORGE LUIZ FARIAS, 66 anos, havia supostamente se suicidado no interior da carceragem da DELEGACIA DE MACARANI.
O Coordenador Regional foi informado e imediatamente acionou o DPT para realização de perícia de local e remoção do corpo para necropsia.
O preso foi encontrado morto no interior de uma das celas, enforcado com um lençol por ele utilizado.
JORGE FARIAS teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça Criminal da Comarca de Itapetinga, após as investigações constatarem a prática dos crimes de estupro de vulnerável e importunação ofensiva ao pudor, praticados contra três vítimas.
Policiais Civis realizaram várias incursões na cidade a procura do investigado, que diante do cerco policial optou por se apresentar espontaneamente, sendo cumprindo o mandado de prisão no dia 25/04. Durante seu interrogatório, o preso se reservou ao seu direito constitucional de permanecer em silêncio.
Até o momento 04 vítimas procuraram o NEAM (Núcleo Especial de Atendimento à Mulher) de Itapetinga/BA para denunciar crimes da mesma natureza (estupro de vulnerável). Outras duas vítimas registraram ocorrência no Estado do Rio Grande do Sul, noticiando que também foram violentadas pelo investigado em Itapetinga.
Jorge da Abenfac já foi vereador em Itapetinga e antes de ser preso coordenava a ONG ABENFAC cujo público alvo também eram crianças e adolescentes.
O preso foi recambiado para a DT de Macarani justamente para preservar sua incolumidade física e para sua própria segurança, pois é comum pessoas presas por crimes sexuais serem agredidas pelos demais presos e na DT de Macarani o custodiado estava sozinho, sem nenhum outro preso.
No dia de ontem (26/04) o Coordenador Regional oficiou ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista solicitando a remoção dele e de outros três presos e aguardava tão somente a autorização do referido estabelecimento prisional para realizar o recambiamento.
Fonte: 21a Coorpin
Greve do INSS completa um mês na Bahia e beneficiários lamentam falta de atendimento: ‘Descaso com o contribuinte’
A greve dos servidores e médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia completa um mês nesta terça-feira (26). a falta de atendimento tem gerado insatisfação e reclamações por parte dos beneficiários.
Algumas pessoas reclamam que as perícias foram reagendadas mais de uma vez e, mesmo com as novas datas, são informadas que não seria possível fazer o exame, seja por problemas estruturais nos postos ou por causa da greve iniciada no final de março.
“Quero mostrar minha indignação para este descaso do INSS para conosco, contribuinte. Dei entrada no INSS para fazer a perícia 24 de janeiro e não foi feita devido a um problema no ar condicionado na agência de Brotas. Remarcou para 16 de fevereiro e não foi feita por causa do mesmo problema. Remarcou para 11 de abril. Cheguei lá, não estava fazendo por causa da greve. Agora marcou para 13 de julho”, disse um dos beneficiários, que buscava atendimento em Salvador nesta manhã.
A greve no estado faz parte de um ato nacional, que começou com os servidores e, quatro dias depois, teve a adesão dos médicos. As principais reivindicações das categorias é a contratação de pelo menos 1.100 servidores e melhores condições de trabalho e um reajuste salarial de 19,99%.
De acordo com a associação que representa os médicos peritos, cerca de 22 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da greve dos servidores.
O coordenador do sindicato dos Servidores da Previdência (Sindprev), Edivaldo Santa Rita, disse que os trabalhadores se reuniram com a presidência do INSS, mas não houve acordo entre as partes. “É lamentável que chegamos a 30 dias de paralisação a nível nacional. O que pleiteamos com prioridade é concurso público. Se não houver, essa máquina pública vai ficar sempre deficiente para atender a população”, pontuou.
Como reagendar atendimento
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/L/2/kgaBUJSYKde0Lu1Tc4gw/inss.jpeg)
Agendamento pode ser feito pelo site Meu INSS — Foto: INSS/Divulgação
Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.
Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.
Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.
Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente – e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo.
Vereador João de Deus é eleito Presidente da Câmara Municipal para o Biênio 2023/2024
Depois de um interminável impasse provocado pelo presidente do legislativo municipal Valquírio Lima, induzido pelo vereador Tiquinho, a sessão da câmara para eleição da nova mesa diretora acabou acontecendo fora do plenário, debaixo das mangueiras do estacionamento, onde 11 vereadores confirmaram seus votos para o edil João de Deus (MDB), em chapa única.
Em uma jogada mal sucedida do vereador Tiquinho e seu minúsculo grupo, a eleição da câmara havia sido antecipada para hoje, mas acabou sendo cancelada pelo presidente Valquirão, depois que 11 vereadores declararam seus votos para João de Deus, numa articulação do prefeito Rodrigo Hagge.
CANCELAMENTO SUSPEITO
Recheado de ilegalidades, a portaria que cancelou a eleição na calada da noite na véspera do feriadão, foi logo questionada pela base governista, que decidiu realizar o pleito na data designada anteriormente, mas Valquirão não aceitou o uso do plenário, desligando as luzes, sonorização, negando acesso a documentos e computadores e impedindo que qualquer servidor do legislativo atuasse na sessão. Transtornado e com Tiquinho e Romildo Teixeira à tiracolo, Valquirão ainda rasgou a ata da sessão e chutou uma caixa de som que havia sido improvisada.
DEBAIXO DA MANGUEIRA
Sem condições de prosseguir com a sessão dentro do plenário, os vereadores acabaram aceitando uma sugestão do edil Tuca da Civil e decidiram realizar a eleição fora do plenário, mas dentro do recinto da câmara. Assim, a eleição foi realizada no estacionamento, debaixo das mangueiras, com as presenças do Comando da PM, Guarda Municipal, secretários de governo e outras autoridade, além de um grande público.
CHAPA DE JOÃO DE DEUS ELEITA COM 11 VOTOS
Com a presença da imprensa, transmissão ao vivo por rádio e internet, a votação se realizou e consagrou o atuante e honesto vereador João de Deus para a presidência, Tarugão para vice, Gegê 1º secretário e Neto Ferraz 2º secretário, completando a nova mesa que tomará posse em 1º de janeiro de 2023.
Fonte: Site Sudoeste Hoje
Covid: Média móvel de mortes fica abaixo de 100 após mais de três meses.
Após mais de três meses, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes pela covid-19 abaixo de cem. Desde o início da pandemia, a marca só foi atingida em outros 27 dias. Hoje, a média ficou em 98 óbitos, o que não era visto desde 5 de janeiro.
Nas últimas 24 horas, ocorreram 65 mortes e, com isso, já chega a 662.076 o total de vidas perdidas para a doença.
A média móvel é calculada a partir da média de mortes – ou de casos -, dos últimos sete dias. O índice é considerado por especialistas como a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia.
Pelo 53º dia seguido, a média móvel de mortes apresenta tendência de queda (-47%) . Todas as regiões do país acompanham o cenário nacional de redução do indicador: Centro-Oeste (-39%), Nordeste (-16%), Norte (-51%), Sudeste (-36%) e Sul (-51%).
Na análise pormenorizada, 21 estados e o Distrito Federal tiveram queda na média de mortes pela covid. Já Roraima e Tocantins registraram estabilidade, ambos com 0%. Enquanto o Espírito Santo (92%), Amazonas (33%) e Paraná (107%) apresentaram aumento na média de óbitos.
Este cálculo compara a média móvel de hoje com a de 14 dias atrás. Se o valor ficar acima de 15%, indica tendência de alta; abaixo de -15%, queda; entre 15% e -15%, significa estabilidade.
Também da noite de ontem para a de hoje, o país teve 10.393 novos testes positivos para o coronavírus. Com isso, já foram notificados 30.258.475 testes positivos para coronavírus desde o início da pandemia.
A média móvel de casos conhecidos está há 29 dias em tendência de redução (-36%), com todas as regiões do país acompanhando esse cenário. Já entre as unidades da federação 21 registram queda, três têm estabilidade e outras três, aumento.
Desobrigação do uso de máscaras na Bahia: confira detalhes do decreto estadual
O governo da Bahia desobrigou o uso de máscaras em locais fechados, em todo o estado. O anúncio foi feito por Rui Costa na segunda-feira (11), mas os detalhes sobre a medida foram publicados no Diário Oficial, nesta terça-feira (12).
Para decretar a desobrigação, o governo levou em consideração o número de casos ativos da Covid-19 na Bahia. Rui estabeleceu que a medida seria tomada quando o estado tivesse menos de mil pessoas doentes pelo coronavírus. No último boletim, a Bahia registrou 883 casos ativos.
Com a liberação do governo, o uso de máscaras segue sendo facultativo em lugares fechados, ou seja: o cidadão escolhe se quer manter a proteção. Veja onde e quando as máscaras seguem obrigatórias:
- Hospitais e demais unidades de saúde, tais como: clínicas, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e farmácias;
- Locais onde sejam prestados atendimento ao público, por funcionários, servidores e colaboradores de unidades de saúde;
- Contato com indivíduos com confirmação de Covid-19, mesmo que assintomáticos, com indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, como: tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou com indivíduos que tenham tido contado com pessoas sintomáticas ou com confirmação da doença.
Além disso, o governo indica que os cidadãos mantenham o uso da máscara em outras situações, como:
- Em transportes públicos, tais como: trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso como estações de embarque;
- Para os indivíduos idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que em dia em relação ao esquema vacinal.
O decreto também prevê que a vacinação deverá ser comprovada para a entrada em locais fechados, sem a máscara. O cidadão deve apresentação a carteira de vacinação ou o certificado Covid do aplicativo Conect SUS, com a confirmação de:
- Duas doses da vacina ou dose única, para o público geral;
- Uma dose da vacina para crianças e adolescentes alcançados pela campanha de imunização contra a Covid-19, observado o prazo de agendamento para segunda dose;
- Doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da campanha de imunização contra a Covid-19.
Fonte: G1 Bahia
Programa Universidade Para Todos abre inscrições na terça-feira; são 15 mil vagas

Programa Universidade Para Todos divulga inscrições para 15 mil vagas em toda a Bahia — Foto: Divulgação Unicentro
O Programa Universidade para Todos, através da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), oferece 15 mil vagas no estado. As inscrições serão abertas na terça-feira (12) e devem ser realizadas através do site da SEC. O curso é voltado para preparação dos estudantes interessados nos processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
Os estudantes serão até 22 de abril para realizarem as inscrições. As vagas são para aqueles que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio nas redes estadual ou municipais, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio das redes estadual ou municipais, além dos egressos do ensino médio das redes estadual ou municipais da Bahia.
O programa é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O edital do processo seletivo já está disponível.
Também serão aceitos os alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM).
Conta de luz terá redução de cerca de 20%, diz Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) que todos os consumidores brasileiros estarão enquadrados na bandeira verde, nível em que as condições de geração de energia estão favoráveis e em que as tarifas não sofrem nenhum acréscimo, a partir do próximo dia 16. Com isso, Bolsonaro previu uma redução de 20% nas contas de luz.
“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.
Segundo nota distribuída pelo Palácio do Planalto, a expectativa é de manutenção da bandeira verde até o fim do ano.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) previa para o fim de abril o fim da bandeira de escassez hídrica, que é acima da bandeira vermelha e a de nível mais alto estipulado pela agência. A bandeira de escassez hídrica está em vigor desde setembro de 2021 e foi criada para compensar o aumento do custo da geração de energia por conta da seca enfrentada pelo país no ano passado. Ela estipula uma taxa extra de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumidos.
Em março, a Aneel chegou a anunciar a manutenção dessa bandeira tarifária para o mês de abril.
“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo teve que tomar medidas excepcionais”, escreveu Bolsonaro. “Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados.”
Segundo o presidente, “com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”.
MME confirma fim da bandeira de escassez hídrica
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou, na noite desta quarta, o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, com o retorno da bandeira verde para todos os consumidores a partir de 16 de abril.
Na prática, houve uma antecipação em cerca de 15 dias do fim da cobrança do adicional de cobrança do adicional de cobrança mensal de R$ 14,20 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos.
A pasta também confirmou a informação dada por Bolsonaro de que deve haver redução de cerca de 20% nas tarifas a partir do próximo mês. Segundo ainda o ministério, “não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema”.
“Com a redução desses custos [das térmicas], será possível antecipar o fim da bandeira escassez hídrica para 15 de abril. E mais, com a manutenção das atuais condições de chuva, o Governo trabalha com a perspectiva de bandeira verde até o final do ano”, registrou a Pasta.






















