:: 12/mar/2021 . 22:32
BAHIA FECHA CONTRATO PARA ADQUIRIR 9,6 MILHÕES DE DOSES DA VACINA SPUTNIK V
O governador Rui Costa (PT) fechou, na tarde desta sexta-feira (12), o contrato com o Fundo Soberano Russo para que o estado da Bahia possa fazer a compra de 9,7 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, em combate à Covid-19. A informação foi divulgada durante reunião do gestor estadual com prefeitos da capital e da região metropolitana de Salvador.
De acordo com o governo do estado, o primeiro lote do imunizante chega em abril e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente.
Ainda segundo o governo estadual, um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e as autoridades russas está previsto para a próxima semana.
Rui Costa já havia anunciado na quinta-feira (11) que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) estava detalhando o contrato. Ainda na quinta-feira, o gestor estadual informou que a assinatura do contrato de compra da vacina seria nesta sexta.
O contrato foi fechado dois dias depois da da regulamentação para estados, municípios e empresas privadas comprarem imunizantes. A decisão tomada com o aval da Anvisa.
O Ministério da Saúde também vai comprar doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. O ministério anunciou que nesta sexta-feira (12), assinou o contrato para compra de 10 milhões de doses do imunizante.
As doses adquiridas pela Bahia serão extras as que vão ser compradas pelo ministério.
Eficácia da Sputnik
A vacina Sputnik V teve eficácia de 91,6% contra a Covid-19, segundo resultados preliminares publicados na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.
A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.
A vacina é a quarta a ter resultados publicados em uma revista, depois de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. Quando isso acontece, significa que os dados foram revisados e validados por outros cientistas.
Prefeito Herzem é intubado no hospital Sírio-Libanês
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão precisou ser intubado, às 11h desta sexta-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Em nota, nas suas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que, nas últimas 12 horas, ele apresentou uma evolução desfavorável no estado de saúde e, por isso, a necessidade de intubação.
Confira a nota completa:
Como é do conhecimento de todos, o prefeito Herzem Gusmão precisou ser transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês no último sábado (06). Ele estava com um quadro clínico estável, mas nas últimas 12 horas apresentou Como é do conhecimento de todos, o prefeito Herzem Gusmão precisou ser transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês no último sábado (06). Ele estava com um quadro clínico estável, mas nas últimas 12 horas apresentou evolução desfavorável com necessidade de intubação que ocorreu às 11h desta sexta-feira (12).
Os filhos seguem em viagem a São Paulo na tarde desta sexta-feira para acompanhar o tratamento do pai que, no momento, está na companhia da primeira dama Luci Freire Gusmão.
A família agradece as orações de todos e pede que a população continue intercedendo pela recuperação do prefeito
Atenciosamente,
Assessoria Pessoal do Prefeito Herzem Gusmão
Secretários fazem ‘Carta’ propondo medidas de restrição mais flexíveis em Vitória da Conquista; Confira
Uma carta endereçada ao Governador Rui Costa, com cópia para o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas, assinada apenas pela Secretária de Saúde de Conquista, Ramona Cerqueira Pereira e o Coordenador do Comitê Gestor de Crise, Kairan Rocha Figueiredo, solicita a imediata mudança no período de Toque de Recolher diário e a suspensão do ‘Lockdown’ praticado nos fins de semana, mantendo a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e até mesmo nos bares e restaurantes, além de manter suspensos eventos que “promovam aglomerações”.
A Prefeitura argumenta que a situação de contágio do coronavírus está mais crítica em outros municípios e que devido à falta de leitos nestes, os pacientes são encaminhados para Vitória da Conquista. “Para exemplificar, atualmente temos em nosso município 29 (vinte e nove) pacientes do município de Brumado, sendo que 19 (dezenove) destes estão internados em leitos de UTI. Assim, ressaltamos a importância da implantação de mais leitos na Região Sudoeste da Bahia”, diz o texto.
Os Secretários da Prefeitura de Conquista, dizem que “as medidas que estão vigentes provocaram aumento do fluxo de pessoas nas horas que antecedem o toque de recolher diário, uma vez que encurta o período de acesso ao comercio, e nos dias anteriores ao Lock Down dos fins de semana de acordo ao Decreto Estadual” e apresentaram medidas alternativas (veja abaixo).
A Secretaria Municipal de Saúde, diz que a média semanal de ativos para covid-19 no Município está em 447 e que antes das medidas restritivas impostas pelo Governo Estadual estava em 320, usando estes dados para provar que o toque de recolher e o fechamento do comércio no sábado não tem surtido efeito.
Ocupação de UTI – O relatório apresentado, omite a taxa geral de ocupação de leitos de UTI, atendo-se apenas a média de ocupação de leitos por moradores de Vitória da Conquista. Mesmo assim, no caso das UTI´s, os números demonstram que as medidas restritivas do governo da Bahia surtiram efeito, caindo a ocupação de UTI´s de 2,11 (taxa de 20 dias atrás), para 1,25, nos últimos 05 dias.
Secretários pedem ao Governo do Estado da Bahia:
-
Imediato de aumento do número de leitos de UTI na Região Sudoeste;
-
Mudança no período de Toque de Recolher diário que atualmente é a partir das20h, passando para 22h até às 5h da manhã seguinte, com manutenção das políticas de fiscalização já adotadas;
-
Suspensão do ‘Lock Down’ praticado nos fins de semana com proibição de consumo de bebidas alcoólicas (em locais públicos e mesmo em bares que estejam abertos) e de eventos que promovam aglomerações.
A solicitação dos Secretários diz ainda que o município possui as informações necessárias para que sejam tomadas decisões mais eficazes para que haja redução no ritmo de transmissão e consequentemente no número de óbitos, mas não especifica quais são essas “decisões eficazes” e nem porque não as tomou antes.
BAHIA DEVE RECEBER 400 MIL DOSES DA VACINA SPUTINIK V AINDA ESTE MÊS
O Governo da Bahia vai assinar um contrato com o Fundo Soberano Russo, nesta sexta-feira (12), para aquisição de 6 milhões de doses da vacina Sputinik V. A novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa.
O contrato prevê a importação imediata dos imunizantes. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, 400 mil doses da vacina devem chegar ao estado ainda neste mês de março. As demais doses devem chegar dentro de 60 a 90 dias. “Espero conseguir outras vacinas para que possamos prosseguir com a imunização e tirar o povo baiano desse sufoco”, disse Rui.
- 1















