Com vitória deste domingo, tenista nº 1 do país agora figura na 68ª colocação do ranking mundial

O dia 16 de fevereiro de 2025 vai ficar marcado na história do esporte brasileiro. E também na vida de João Fonseca. Depois de faturar o ATP de Buenos Aires em cima do argentino Francisco Cerundulo, por 2 sets a 1– com parciais de parciais de 6/4 e 7/6 -, o jovem talento falou sobre o momento que está vivendo e admitou que parece “um sonho”. Muito festejado pelos brasileiros presentes na arena argentina, o tenista número 1 do Brasil agradeceu o apoio da torcida e avisou que sua equipe está preparada para buscar uma meta ainda maior.

– É um título muito especial. Estou dando um passo na minha carreira. Um passo a mais dado para chegar no meu sonho, que é ser número 1 do mundo. Obviamente estamos muito longe. Temos que ter os pés no chão, temos que ter humildade. Mas é só o começo. É o que posso dizer. É seguir trabalhando para ter mais momentos assim. A próxima semana vai ser mais um desafio. É ir para o Rio hoje, sentir a quadra amanhã e terça-feira já ir com tudo no Rio Open. Quero curtir esse momento hoje e amanhã já vou virar a chave. Assim é o tênis, assim é o esporte em geral. Você ganha um título e já está pensando no próximo objetivo – disse.

João Fonseca campeão do ATP Buenos Aires — Foto: Luis ROBAYO / AFP

Foto: Luis ROBAYO / AFP

O jovem de 18 anos também fez questão de enaltecer o desempenho do adversário deste domingo. João exaltou o comportamento respeitoso de Cerundolo e disse que se sentiu em casa jogando na Argentina, mesmo com a barulhenta torcida local.

– Não poderia ficar sem parabenizar Fran, um jogador muito bom. Não o conhecia muito, mas o encontrava todos os dias e ele me recebia muito bem. É uma pessoa que todo mundo tem que aplaudir. Tenho que parabenizar também sua equipe pelo trabalho que estão fazendo. Pablo (Cuevas), que é um ídolo. Eu te vi ganhar em minha casa. Parabéns pelo trabalho que está fazendo – destacou.

João Fonseca e Francisco Cerundolo posam com os prêmios do ATP de Buenos Aires — Foto: Matias Baglietto/Reuters

Foto: Matias Baglietto/Reuters

Com a conquista, João Fonseca agora passa a figurar na 68ª colocação do ranking mundial, um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024. Além disso, ele também entrou no top 10 dos mais jovens campeões da história e tirou da lista o americano Pete Sampras, ex-número um.

Agora, o brasileiro embarca para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde disputará o Rio Open pela terceira vez na carreira. Na terça-feira (18), ele encara o francês Alexandre Muller pela primeira rodada do torneio. Em sua homenagem, ainda neste domingo, o Cristo Redentor será iluminado de verde e amarelo para festejar a vitória do carioca.

 Foto: Luis Robayo/ AFP

 

Fonte: gEsporte