Queda de avião na Bahia: o que se sabe sobre o acidente que matou empresário e feriu bioquímico
Situação aconteceu em uma área de difícil acesso do distrito de Cumuruxatiba, na cidade de Prado, no extremo sul baiano. Caso é investigado pelo Cenipa.
Um empresário de 70 anos morreu e um bioquímico ficou ferido depois que o avião onde viajavam caiu, na segunda-feira (10), no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia.
A aeronave pegou fogo e ficou destruída após o acidente. O caso é investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea do Brasil (FAB).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/M/GM6ZRGSpe6r7JqRFqF5g/whatsapp-image-2025-02-10-at-20.05.25.jpeg)
Uma pessoa morreu após queda de aeronave em Prado, no extremo sul da Bahia — Foto: Diego Ferrari
1 – Como foi o acidente?
Testemunhas contaram que viram a aeronave voar baixo, atingir uma falésia e explodir pouco antes de cair no chão. O fogo consumiu a estrutura da nave e atingiu a vítima que morreu. O corpo foi carbonizado.
Ainda não há informações sobre a rota que o avião fazia e nem o que pode ter causado a queda da aeronave.
2 – Quem são as vítimas?
- Mario Gontijo: bioquímico, dono de laboratórios, professor do curso de medicina e ex-secretário de saúde de Eunápolis, que ficou ferido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/r/oGLiuMTkShf8yBjdYUHw/tamanho-g1ba-26-.jpg)
Fredy Tano Lopes (à esquerda) morreu no acidente. Mario Gontijo (à direita) sobreviveu. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo de Fredy foi removido dos destroços por agentes da Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba, e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde passou por necropsia.
A liberação para a família aconteceu na tarde de terça-feira (11). O corpo foi levado para a cidade natal da vítima, onde será sepultado.
Mario Gontijo pilotava a aeronave no momento do acidente. Ele ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, para onde foi levado de helicóptero após o resgate. Em seguida, foi transferido para um hospital particular em Eunápolis, onde segue internado.
Segundo apuração da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, o bioquímico teve um trauma no tórax e uma luxação na clavícula, porém o estado de saúde dele é considerado estável.
3 – Como o caso é investigado?
Segundo o Cenipa, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do com sede em Recife (PE), foram acionados para a apuração no local do acidente.
Neste momento inicial, conforme detalhou o Cenipa, são aplicadas técnicas específicas para a realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave e levantamento de outras informações necessárias.
Os detalhes de como essas ações são desenvolvidas, no entanto, não foram divulgados. Também não se sabe o prazo para o encerramento do caso.
Fonte: g1 BA











