WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

agosto 2023
D S T Q Q S S
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: ago/2023

Fortes chuvas e ventos em Itapetinga causam grandes estragos no município

 

As chuvas e a forte ventania que atingiram a cidade na noite de ontem causaram, mais uma vez, estragos à população. Muitas árvores caíram, prejudicando trânsito e destruindo redes de energia. Postes também foram derrubados.

 

 

Diversas casas foram destelhadas, mas o município não registra nenhum caso de desabrigados. Quatro famílias ficaram desalojadas, mas estão acolhidas em casas de familiares.

 

 

As equipes da prefeitura de Itapetinga estão nas ruas. Ainda durante a noite de ontem, a Comutran isolou as áreas que apresentaram riscos, a secretaria de meio ambiente fez podas e retirada dos galhos caídos, o grupo da infraestrutura avaliou estragos e agiu para reduzir de forma temporária os danos, a Defesa Civil visitou áreas mais afetadas e segue, junto com o corpo de Bombeiros de Itabuna, fazendo rondas para identificar riscos à população.

 

 

A equipe do Desenvolvimento Social trabalha em sistema de plantão, já catalogou os casos que precisam de atenção especial e se estrutura para acolher quem necessitar.

 

 

“Mais uma vez Itapetinga sofre com as chuvas. Mais uma vez, estaremos a postos, ao lado da população, buscando reduzir os danos, apoiar os desabrigados ou desalojados e, mais uma vez, passada a intempérie, ajudar nossa gente a voltar para casa e reestruturar a nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

INFOGRÁFICO: entenda como a maconha age no corpo

Droga mais usada no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maconha é uma planta com mais de 100 fitocanabinoides (compostos químicos). O mais conhecido deles é o tetrahidrocanabinol, que é o THC, é ele quem tem o efeito psicoativo buscado por quem faz o uso recreativo da droga.

 

 

 

 

 

 

Droga mais usada no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maconha é uma planta com mais de 100 fitocanabinoides (compostos químicos). O mais conhecido deles é o tetrahidrocanabinol, que é o THC, é ele quem tem o efeito psicoativo buscado por quem faz o uso recreativo da droga.

Os especialistas explicam que cada organismo reage de diferentes formas em cada organismo e que seu efeito pode ter duração de até 24 horas. O modo mais difundido de consumo é pelo fumo. A fumaça tragada entra nos pulmões com THC. A substância percorre a corrente sanguínea, se prende às células de gordura e segue para o cérebro. É lá que o efeito da maconha acontece.

Quando o THC chega ao cérebro, ele se conecta aos neurônios com receptores canabinóides. Essas células são parte de uma rede de comunicação no cérebro, chamada sistema endocanabinoide. Algumas áreas do nosso cérebro têm muitos receptores desse tipo, como o hipocampo, cerebelo, gânglio basal e córtex cerebral.

O efeito da maconha acontece quando o THC age sobre essas áreas. Como cada pessoa sente o efeito varia porque nosso metabolismo não é igual.

Comutran, coordenada por Neto Ferraz, realiza Dia do Autismo

A Comutran – Coordenadoria Municipal de Trânsito – coordenada por Neto Ferraz realizou o Dia do Autismo.

 

 

 

 

As crianças puderam ir até a sede da autarquia e prestigiar a Juvinópolis, Mini Cidade de Trânsito. O dia foi marcado por muitas brincadeiras e aprendizado para as crianças. Elas puderam pintar desenhos relacionados ao trânsito, pilotar as motos elétricas, caminhar pela mini cidade, puderam ter contato com alguns animais como coelho, preá e galinha nanica e brincar.

 

 

 

“Foi um momento muito especial para nossas crianças. Aqui elas se divertiram e foram recebidas com muito carinho por todos os funcionários da Comutran”, afirmou Elisângela, mãe de uma das crianças que passou pela Juvinópolis.

 

 

 

“Obrigada ao coordenador Neto Ferraz por nos proporcionar um momento tão feliz com nossos filhos. Foi muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada criança. Obrigada a Ró pelo convite e pela parceria”, agradeceu Ana, mãe de criança com autismo e TDAH.

 

 

 

 

Onda de calor: saiba como o El Niño e o aquecimento global fizeram a temperatura subir no país

Uma onda de calor em pleno inverno brasileiro é até normal, mas, neste ano, a situação está fora do comum, com os termômetros chegando a bater em 34°C em cidades como São Paulo. Segundo especialistas, a explicação está ligada, principalmente, a dois fatores: o El Niño e o aquecimento global.

 

O tempo mais quente no fim do inverno é comum porque temos uma exposição maior ao Sol, já que os dias ficam mais longos. Como o tempo ainda é seco, não há chuva ou nuvens para distribuir toda essa energia solar, que é convertida em mais calor.

 

Frente fria: Outro ponto foi a chegada de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que empurrou o ar quente ainda mais para o Sudeste e o Centro-oeste do país.

El Niño + aquecimento global: Somado a isso tudo, temos um ano anormal em razão da atuação de um El Niño com características distintas do normal e do agravamento do aquecimento global.

O meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Giovani Dolif reforça que o que estamos vivendo é um fenômeno já esperado como a onda de calor se sobrepondo a uma situação anormal de calor na Terra.

A onda de calor não é atípica, mas ela acontece a partir de uma condição já atípica. Estamos com as temperaturas acima da média e, por isso, o calor é tão intenso. Isso é reflexo do aquecimento global, pelo excesso de emissões de gases.
— Giovani Dolif

A pesquisadora Thelma Krug, indicada pelo Brasil à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), explica que há uma relação direta do calor que estamos sentindo com o aquecimento, resultado de ações humanas.

“Agora, além da variabilidade natural do clima, como é o caso do El Niño, soma-se hoje a influência humana no clima. Ou seja, quanto maior o aquecimento associado às atividades humanas, mais frequentes e mais intensos esses eventos são esperados”, afirma.

O El Niño

O El Niño é uma das explicações para os dias mais quentes. O fenômeno aquece as águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no Brasil. Sem massa de ar frio por aqui, a única saída para a intensa energia solar recebida é se transformar em calor.

 

“A chuva faz com que parte da energia do sol seja usada para evaporar a água e aí temos menos energia para fazer a temperatura subir. E as nuvens nos protegem dessa exposição. Como estamos numa época seca, isso não acontece e toda a energia é convertida em calor”, explica Dolif.

O aquecimento global

Neste ano, a Terra já deu sinais das consequências do aquecimento global:

  • Recorde no acúmulo de gás carbônico na atmosfera;
  • Uma longa sequência de recordes diários de calor;
  • Oceanos com recordes de temperatura;
  • O mês de julho mais quente já registrado no planeta.

🌡️ O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que estamos vivendo uma “era de fervura global” e que os sinais mostram uma emergência climática.

As consequências estão sendo vistas em todo o mundo:

🔥 A Grécia sofreu grandes incêndios, assim como o Canadá, que também registrou inundações. As ondas de calor sucessivas no sul da Europa, norte da África, sul dos Estados Unidos e parte da China também provocaram muitos danos.

 

Espanha vence Inglaterra e conquista título inédito da Copa do Mundo

Olga Carmona e Ona Batlle comemoram o título da Copa do Mundo feminina, com o restante do time atrás (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)

 

 

Espanha é campeã do mundo!

Bastou o último apito para elas desabarem no gramado. Após uma preparação marcada por protestos sobre o trabalho do técnico Jorge Vilda, a Espanha venceu a Inglaterra por 1 a 0 e conquista o primeiro título da história do país na Copa do Mundo feminina. Olga Carmona, que viveu turbulência no Real Madrid, é a heroína da final.

Olga Carmona: e dois nomes para a história

Olga Carmona ergueu a camisa vermelha da Espanha para colocar dois nomes na história do futebol nacional. Olga e Merchi. A lateral-esquerda balançou as redes e tornou-se responsável pelo gol que deu o inédito título mundial ao país. Gravado em sua camisa, o nome da mãe de uma amiga: “Essa vitória foi uma conquista e queremos dedicá-la a mãe de uma das minhas melhores amigas que morreu recentemente. Eu quis mostrar o nome dela.”

 

Olga Carmona comemora gol pela Espanha e mostra a palavra “Merchi” (Foto: Will Murray/Getty Images)

 

 

Conquistando o mundo

Aitana Bonmatí passou em branco na decisão, mas apareceu de forma determinante na construção ofensiva da Espanha. Aos 25 anos, a estrela do Barcelona e agora campeã mundial dá um passo largo na disputa pelo título de melhor do mundo.

 

Conselho Estadual de Saúde da Bahia atribui aumento de casos de catapora no estado a baixa cobertura vacinal

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) atribuiu, nesta quarta-feira (16), o aumento de casos de catapora em algumas cidades baianas a baixa cobertura vacinal da doença no estado. Na terça-feira (15), a de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta sobre a catapora.

De acordo com a CES-BA, o índice de vacinação em Salvador, por exemplo, é de 33,95%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. O órgão não informou os números da cobertura nas cidades em que foram registrados surtos, nem em outros municípios baianos.

A imunização é feita em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15º mês de vida e faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação. Segundo o Conselho, para conter o aumento de casos, os municípios precisam fazer ações de incentivo para que as crianças sejam vacinadas.

Alerta da Sesab

Até o dia 12 de agosto deste ano, foram contabilizados 443 casos da doença em todo o estado.

A Sesab não divulgou o número de casos no mesmo período de 2022 para comparação, mas revelou que o alerta desta terça-feira ocorreu depois de um aumento na notificação de surtos em unidades escolares de alguns municípios.

Em Fátima, cidade que fica no norte da Bahia, as aulas foram suspensas após um surto de catapora.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Mônica Reis, 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.

Apesar do ocorrido em Fátima, o alerta da Sesab não indica suspensão das atividades escolares em casos isolados da doença. Nessas situações, devem ser adotadas medidas específicas para as crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados.

O alerta do órgão de saúde tem como objetivo promover medidas de prevenção e controle da catapora, que teve o maior coeficiente de incidência entre crianças menores de um ano de idade.

O documento da Sesab ainda aponta que toda a rede de saúde deve fazer notificação imediata de casos suspeitos de catapora às autoridades sanitárias municipais e estadual (vigilância epidemiológica).

Ação conjunta da Comutran, PM e Ciretran marca a programação da Semana Municipal de Trânsito

 

Ação Conjunta da COMUTRAN – Coordenadoria Municipal de Trânsito, Polícia Militar e 19 CIRETRAN, busca conscientizar a todos durante Semana Municipal de Trânsito.

 

Hoje, as 17:00 horas no Parque Poliesportivo da Lagoa, a COMUTRAN em parceria com Polícia Militar e 19 CIRETRAN, realizou uma blitz educativa como parte das atividades da Semana Municipal de Trânsito. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar tanto motociclistas quanto motoristas sobre a importância de seguir as normas de trânsito e adotar comportamentos responsáveis ao volante.

 

 

A preocupação com a segurança no trânsito permanece, e ações como essa blitz educativa são fundamentais para manter os condutores conscientes e alertas.

Durante a blitz, os agentes de trânsito, a equipe do Setor de Educação, policiais militares e equipe da CIRETRAN abordaram os condutores para orientá-los sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, fazer uso adequado dos equipamentos de segurança e adotar comportamentos responsáveis.

 

 

 

 

 

 

Após quatro horas, partes do Norte e Nordeste ainda sofrem com apagão

 

 

Após cerca de quatro horas, partes do Norte e Nordeste do Brasil ainda sofrem com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15). (veja a lista de estados no fim desta reportagem).

 

O Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em 55% da região Norte e 81% do Nordeste (incluindo todas as capitais). Ainda assim, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o fornecimento não havia sido normalizado integralmente até por volta das 12h50, segundo as concessionárias locais.

 

Segundo MME e Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional teve uma falha falha às 8h31 e que, desde então, trabalhavam para restabelecer a energia. A causa do incidente ainda não foi divulgada (leia mais abaixo).

 

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em entrevista nesta terça-feira (15) que, apesar da “ação rápida” do governo em resposta ao apagão de energia que atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal, há um problema ainda não resolvido sobre o tema em Imperatriz (MA).

 

 

Tristeza causa câncer? Cientistas dão resposta definitiva

Muitas pessoas acreditam que a ansiedade e a depressão estão relacionadas ao desenvolvimento de câncer — Foto: Freepik

 

Tristeza causa câncer? Essa é uma crença muito comum em várias partes do mundo e o questionamento intrigou um grupo de pesquisadores da University Medical Center Groningen, da Holanda, que decidiu analisar dados científicos que pudessem confirmar ou rechaçar essa teoria.

 

Para isso, os cientistas analisaram dados de 320 mil pessoas na Holanda, Reino Unido, Noruega e Canadá. Os resultados afastaram completamente a teoria de que estar triste, com depressão ou ansiedade poderia aumentar o risco de desenvolver tumores.

 

Publicado na revista científica da Sociedade Americana de Câncer, o estudo teve como base o inquérito internacional Psychosocial Factors and Cancer Incidence (PSY-CA). Entre os quase 320 mil adultos, mais de 25 mil deles tiveram algum tipo de câncer. No trabalho, os pesquisadores concluíram que depressão ou ansiedade não estavam associados ao desenvolvimento de câncer geral, assim como de mama, próstata e colorretal.

No entanto, eles os cientistas observaram que em pacientes com quadros de câncer de pulmão e de garganta, o diagnóstico de depressão e ansiedade aumentou o risco para o tumor. Mas essa relação foi atenuada quando os pesquisadores avaliaram outros fatores de risco para estes tipos de câncer, como tabagismo, uso de álcool e índice de massa corporal.

“Não encontramos evidências de associação entre depressão ou ansiedade e incidência geral de câncer no acompanhamento. Ao observar tipos específicos de câncer, descobrimos que a depressão e a ansiedade estavam associadas a um risco aumentado de câncer de pulmão nos modelos minimamente ajustados. Em modelos ajustados ao máximo, todas as estimativas de efeito foram atenuadas. Da mesma forma, para cânceres relacionados ao tabagismo, diagnóstico de depressão, diagnóstico de ansiedade e sintomas de ansiedade foram associados a um risco aumentado de incidência. Novamente, essas estimativas de efeito foram atenuadas nos modelos ajustados ao máximo”, escreveram os autores do estudo.

“Não foram encontradas associações entre depressão ou ansiedade e câncer geral, de mama, próstata, colorretal e relacionado ao álcool”.

Neto Ferraz e equipe da Comutran visita Câmara Municipal de Vereadores

 

O Coordenador da Comutran de Itapetinga, Neto Ferraz e Agentes de Trânsito, realizaram uma visita hoje pela manhã na Câmara de Vereadores do município.

 

 

O presidente da Câmara, João de Deus, recebeu a equipe no seu gabinete onde discutiram sobre o trânsito do nosso município.

 

 

O intuito da visita foi explanar as melhorias realizadas no trânsito da cidade e sobre os projetos que visam beneficiar a população itapetinguense.

 

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia