WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

julho 2022
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


:: jul/2022

Violência e abuso sexual infantil: como identificar sinais em crianças e adolescentes

 

De uma hora pra outra, a criança que ia bem na escola passa a tirar notas baixas. Ou deixa de brincar com os amigos e fica mais introspectiva. Se é pequena, pode voltar a usar fraldas ou demonstrar pavor quando chega perto de algum parente. Existem vários sinais de que uma criança ou adolescente pode estar sofrendo alguma violência ou abuso sexual. Mas muitos desses casos, que poderiam ter sido evitados, ficam escondidos dentro dos lares.

 

“A gente estima que só 10% dos casos chegam às autoridades competentes para a apuração. Até porque boa parte dos maus-tratos e também dos casos de violência sexual ocorrem nas residências e são cometidos por pessoas próximas ou familiares”, diz o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente.

 

Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 13 de julho, mostrou que um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2009/2019, que ouviu alunos do 9º ano do ensino fundamental (idades entre 13 e 15 anos) de capitais.

 

De 2016 a 2020, 35 mil crianças e adolescentes foram assassinados no Brasil, uma média de 7 mil por ano, segundo estudo da Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado em 2021.

 

Outra pesquisa, também feita pelo Fórum de Segurança, diz que pelo menos quatro meninas menores de 13 anos são vítimas de estupros por hora no país. E, por ano, mais de 21 mil ficam grávidas antes dos 14 anos. A maioria das vítimas de estupro tinha algum vínculo com o autor:

 

  • 40% dos crimes foram cometidos por pais ou padrastos;
  • 37% por primos, irmãos ou tios;
  • Quase 9% por avós

 

“O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para suas crianças e adolescentes todos os dias. Então, apesar desse discurso de que no Brasil se valoriza a família, essa não é uma realidade”, afirma Ariel.

 

Muitas vezes, a criança não tem consciência de que é vítima de abuso ou maus-tratos. “Se ela é mais velha e já entende o que está acontecendo, ela tem vergonha. Somando a isso, você tem o problema da falta de quem proteja”, explica o desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

 

Segundo ele, é muito comum que denúncias sobre violência partam das escolas. “É o professor que vai perceber mudanças de comportamento, de humor, receber algum desenho, porque é alguém de confiança daquela criança.”

 

Neste ano, as denúncias de violência sexual mais que dobraram em relação ao começo da pandemia — quando as escolas estavam fechadas. Entre janeiro e abril deste ano, foram 4.486 denúncias, contra 2.120 no mesmo período de 2020, segundo relatório do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

 

A pediatra Stella Tavolieri de Oliveira, que pesquisa o atendimento de vítimas de violência em hospitais, diz que ainda existem muitos profissionais da saúde despreparados para perceber os sinais de maus-tratos. “Alguns sinais que são importantes, e a notificação da suspeita e a denúncia podem ser anônimas. Existem canais para isso.”

 

“Todas as pessoas envolvidas no dia a dia da criança e do adolescente precisam ficar atentas e entender que na mão delas pode estar a diferença entre a vida e a morte de uma criança”, diz pediatra.

 

Conheça os principais sinais de violência e abuso:

 

  • Hematomas e fraturas constantes
  • Uso de roupas compridas, mesmo no calor, para esconder machucados
  • Queimaduras de repetição
  • Cobrir o rosto com as mãos quando adulto fala mais firme
  • Mudanças bruscas de comportamento: criança se torna mais agressiva ou quieta e triste
  • Mudanças no padrão de alimentação ou sono: passaram a comer e dormir muito mais ou muito menos
  • Regressão de comportamento: voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama, crises de choro
  • Atrasos no desenvolvimento
  • Comportamento sexualizado, inadequado para a idade
  • Demonstrar medo de algum parente ou adulto próximo à família

 

Como proteger as crianças

 

Se você identificou sinal de violência em alguma criança, o primeiro passo é ouvi-la sem julgamentos e acolhê-la, estabelecendo uma relação de confiança e proteção. É importante que ela entenda que não vai ser punida se contar alguma situação ruim pela qual está passando. Isso porque muitas das vítimas de abuso ou maus-tratos sofrem ameaças para não revelar a violência.

 

“A gente precisa ter o bom-senso de não duvidar da palavra da criança num primeiro momento. É importante ouvir. O importante é dar segurança para a criança dizer aquilo que está sendo desagradável para ela”, afirma o desembargador Reinaldo Cintra.

 

Depois de ouvir o relato, é preciso encaminhar a denúncia aos órgãos competentes, como Conselho Tutelar, Disque 100, polícia ou Ministério Público. A pessoa que viu alguma suspeita de violência e não fez denúncia, pode responder por omissão de socorro.

 

A principal forma de prevenir situações do tipo é com educação, diz a pediatra. “A criança só vai saber que aquilo está errado se ela for ensinada que aquilo está errado, principalmente em relação ao abuso sexual.”

 

Segundo a especialista, as crianças precisam conhecer as partes do corpo, saber quais são os momentos em que ela pode tirar a roupa, entender que poucos adultos (os principais cuidadores) podem tocar nas suas partes íntimas e apenas para fazer higiene.

 

“A educação sexual deve ser iniciada dentro de casa, oferecida pela família, pelos pais, com uma linguagem adequada para a idade e compreensão daquela criança. Mas ela não deve ficar restrita ao ambiente familiar, e sim ser desenvolvida e reforçada no ambiente escolar”, afirma Stella.

 

Ariel de Castro diz que hoje virou tabu falar em educação sexual. “Nós não defendemos a educação sexual para educar alguém para fazer sexo. É o contrário. Para a pessoa poder compreender a sua sexualidade, a diversidade e como ela pode evitar ser vítima de violências. Como ela pode denunciar e como ela deve se posicionar.”

 

No caso das violências físicas, os especialistas defendem que cuidadores tenham oportunidade de aprender diferentes formas de educar, que não seja preciso recorrer a agressões.

 

“As crianças e adolescentes têm o direito de serem educadas sem castigos físicos, até para que não tenham como referência a violência. Senão, acaba sendo uma hipocrisia e uma contradição o pai e a mãe orientarem o filho a não brigar na escola, quando eles batem no seu filho em casa, diante das situações mais banais e fúteis possíveis”, afirma Ariel.

 

 

Fonte:G1

 

 

 

 

MORRE EX-PREFEITO DE ITABUNA, FERNANDO GOMES

 

Morreu na tarde deste domingo o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Ele estava internado no Hospital Aliança, na capital do Estado, para tratar de uma infecção no fígado e combater uma bactéria na perna. O quadro se agravou e ele foi transferido para UTI na semana passada e teve uma perna amputada neste sábado.

Fernando Gomes tinha 83 anos. Foi prefeito de Itabuna por cinco vezes e deputado federal por três mandatos.

O corpo deverá ser levado para Itabuna. Até o momento não tem local definido para velório e sepultamento.

 

A Equipe do Fala Itapetinga se solidariza com os familiares e amigos.

Comutran realiza pintura de faixa de pedestres no bairro Primavera

 

A Coordenadoria Municipal de Trânsito, Comutran, tem trabalhado incansavelmente para trazer mais segurança para pedestres e motoristas.
Através do setor de sinalização, foi realizada nessa madrugada na Avenida Flamengo e Praça Mário Rosa a pintura de sinalização viária horizontal, onde foi pintada faixas de pedestres, redutores de velocidade e limitação das esquinas.
O coordenador da Comutran, Neto Ferraz, junto com sua equipe vem desenvolvendo ações com o intuito de trabalhar em prol da comunidade, pois ele garante que “investir na segurança do trânsito é investir na qualidade de vida e segurança dos moradores”, afirma o coordenador da autarquia.

 

 

 

 

 

Comutran realiza apreensão de animais em via pública

O serviço de apreensão de animais da Comutran segue a todo vapor.

 

Na manhã de hoje o serviço do 156 da autarquia recebeu uma denúncia de animais nas proximidades do Frigorífico Sudoeste. Na ocasião, a equipe liderada por Zé Raimundo foi até o local e apreendeu os animais.

Essa ação serve como prevenção de acidentes de trânsito causados por animais de médio e grande porte.

Faça sua denúncia e ajude a Comutran a manter as vias públicas seguras.

 

 

 

FJS realiza Feira de Saúde em Itapetinga

 

A Fundação José Silveira estará realizando nos próximos dias 21 e 22 de julho a Feira de Saúde.

Os atendimentos acontecerão no estacionamento do Hospital Cristo Redentor e contará com diversas especialidades e exames, como clínico geral, cardiologia, oftalmologista, ultrassom, preventivos, raio-x e mamografia.

Para ser atendida, a pessoa deverá apresentar documento com foto e cartão do SUS. Para a realização de ultrassons e raio-x, além dos documentos exigidos, o paciente deverá apresentar a requisição do exame.

Central de Atendimento da Comutran está em pleno funcionamento

 

Em situações envolvendo trânsito, animais em vias públicas e pertubação de sossego por som automotivo, entre em contato com a Central da Comutran pelos telefones: (77) 3261-1474 ou 156.
Central funciona 24 horas.

Vereador Neto Ferraz prestigia inauguração do CRAS Bandeira do Colônia

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, a inauguração do CRAS Jorselete Santana Rodrigues de Bandeira do Colônia.

 

 

O vereador Neto Ferraz (PSC), esteve presente no evento que reuniu também o Prefeito Rodrigo Hagge, o vice- prefeito Renan Pereira, secretários municipais e outros vereadores.

“É um grande passo que Bandeira do Colônia está dando. Com o CRAS, os moradores do Distrito estarão mais próximos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Assim será mais fácil de assistir essas famílias”, afirma o Vereador, que, na oportunidade, parabeniza o prefeito Rodrigo Hagge e a Secretária Andrea Carolina Goes Alves Silva pela iniciativa.

 

 

 

Prefeitura emite Nota de Esclarecimento sobre agressão de GM a Jovem Itapetinguense

 

Na noite desta quinta, 14, chegou a nosso conhecimento uma ação de violência praticada por por um integrante da nossa Guarda Civil Municipal.

 

A prefeitura de Itapetinga busca garantir, em todos os seus setores, que sejam defendidos o interesse público na prestação dos seus serviços. A Guarda Municipal tem o importante papel de defender o patrimônio público e garantir a ordem e assim vem fazendo. Fatos isolados como o ocorrido na última noite devem ser apurados e corrigidos com os rigores necessários para que uma ação particular não manche toda a história da corporação. O caso será levado à corregedoria e os envolvidos punidos.

 

A prefeitura se solidariza com o rapaz agredido e com toda sua família, garantindo a todos que o caso não entrará na estatística da impunidade.

Prefeito Rodrigo Hagge entrega as 2 primeiras casas reformadas através do Programa Meu Lar

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Prefeitura Municipal, através do Programa Meu Lar, da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou duas casas completamente reformadas a famílias itapetinguenses. O projeto realiza reformas em residências de pessoas de extrema vulnerabilidade, identificadas e avaliadas pelos CRAS.

 

 

As duas primeiras casas entregues através de programa, ficam localizadas nos bairros Vila Riachão e Primavera. Ambas passaram por reformas estruturais, troca de telhado e receberam reparos em instalações hidráulicas e elétricas, além, claro, de ganharem nova pintura e alguns móveis.

 

Dona Alzira foi a primeira beneficiada. Catadora de latinhaS, vivia de aluguel há 4 anos. Dona Alzira conta que a despesa extra pesava no orçamento já reduzido. “As pessoas me ajudavam com uma coisa aqui e outra ali e eu ia conseguindo pagar. Mas agora, com minha casinha, o dinheiro do aluguel já dá para eu comer”, disse ela.

 

 

“Um dos preceitos da administração pública é a dignidade da pessoa humana. Com o projeto Meu Lar, a gente tem trabalhado para devolver a dignidade através de moradias bem estruturadas, seguras, confortáveis e que ofereçam uma vida melhor para as famílias itapetinguenses”, explicou Yasmin Lima, primeira-dama e coordenadora do programa. Segundo Yasmin, essas são apenas as primeiras casas entregues. A terceira já está em andamento e, em breve, novas residências serão reformadas.

 

 

“Nós ficamos muito felizes em poder trazer vida nova para a nossa população. Com o programa, mais do que uma casa reformada, entregamos à nossa gente dignidade e conforto… entregamos um lar! E tendo no cuidado com o povo a nossa maior missão, a gente sente, a cada casa entregue, a sensação de dever cumprido”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.

 

 

Trabalhadores morrem soterrados após deslizamento de terra no extremo sul da Bahia

Dois trabalhadores de uma empresa que presta serviço para a Prefeitura de Porto Seguro morreram soterrados após um deslizamento de terra, na tarde desta quinta-feira (7), no distrito de Arraial D’Ajuda, no extremo sul da Bahia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou os corpos das vítimas no início da noite.

 

Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, os operários Sandro da Cruz Regis e Lucival de Jesus da Conceição trabalhavam em uma obra de macrodrenagem.

 

O caso aconteceu por volta das 15h20, na rua Rua Maria Moura, localidade conhecida como Alto do Vilas.

 

Trabalhadores morrem soterrados em Arraial D’ájuda; os dois corpos foram retirados

 

De acordo com o órgão, as obras eram executadas pela empresa Ero Construções e Engenharia Ltda., responsável pela segurança de todos os trabalhadores, conforme a legislação vigente.

 

A prefeitura informou que monitora a situação e adota todas as providências para reduzir ao máximo as consequências do deslizamento.

 

 

“Reiteramos que todas as obras do município seguem rígidos critérios de controle e fiscalização”, afirmou em nota.

 

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram para o local.

 

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia