Judô dá primeiro ouro do Brasil em Olimpíadas pela quinta vez
Com a conquista de Bia Souza na categoria acima de 78kg nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta sexta-feira (2), o judô obteve a primeira medalha de ouro para o Brasil pela quinta vez na história das Olimpíadas.
O judô tinha sido o primeiro ouro brasileiro em outras quatro oportunidades, das 13 edições anteriores nas quais o Brasil conquistou a medalha mais importante: Aurélio Miguel em Seul 1988, Rogério Sampaio em Barcelona 1992, Sarah Menezes em Londres 2012 e Rafaela Silva em Rio 2016.
O primeiro ouro do Brasil em Paris acontece exatamente uma semana depois da cerimônia de abertura, realizada em 26 de julho. A demora para a maior conquista olímpica vinha preocupando a torcida. Além disso, Bia Souza se tornou a primeira mulher brasileira estreante a ser campeã olímpica em provas individuais.
Das 20 Olimpíadas das quais participou, o Brasil conquistou o ouro em 13 delas. O tempo de espera pela conquista variou muito, de dias a semanas.
Os 13 primeiros ouros brasileiros antes de Paris saíram no judô (4), o esporte que mais dá medalhas ao Brasil, no atletismo (3), na vela (2), no tiro, na natação, no vôlei de praia e no surfe.
Fonte: GE