:: set/2021
PL Parada Segura, de autoria do Vereador Neto Ferraz, é sancionada pelo prefeito Rodrigo Hagge
As mulheres e idosos que utilizam transporte público em Itapetinga podem comemorar a sanção do Projeto de Lei intitulado como Parada Segura, de número 1.505/2021 de autoria do Vereador Neto Ferraz.
O Projeto Parada Segura representa uma forma simples, porém eficaz do Poder Público em colaborar com a segurança das mulheres e idosos, que, em questão de exposição à violência, estão em maior situação de vulnerabilidade do que os homens, tendo também o objetivo de garantir a segurança das mulheres e idosos que, em seu deslocamento da casa para o trabalho tem de descer em locais distantes das paradas ou ponto de ônibus.
“Sabemos que muitos bairros não contam com boa iluminação, tem terrenos baldios e muitas vezes o ponto especifico da parada de ônibus, exige uma caminhada perigosa até o destino destas pessoas, tornando-se presa fácil de atos violentos. Para as mulheres e idosos isso é uma grande conquista, pois possibilita que eles desembarquem onde se sentirem mais seguros, não obrigatoriamente no ponto de ônibus, evitando assim inúmeros riscos”, explica o vereador Neto Ferraz, autor do projeto.
Vereador Neto Ferraz parabeniza os Agentes de Trânsito pelo dia dedicado a eles.
23 de setembro foi o dia escolhido para homenagear a categoria dos Agentes de Trânsito.
Esse profissional trabalha em um ambiente complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, animais soltos pelas ruas, obras de arte urbanas, sinalizações complexas, entre outros desafios enfrentados ao longo do dia.
“Parabéns a todos os agentes de trânsito de Itapetinga. Os desafios são muitos, mas a esperança de melhoria não pode ser abandonada e, com certeza, dia após dia, a categoria unida chegará ao momento de desfrute da consagração plena, pois jamais desistiremos”, afirma o vereador Neto Ferraz.
Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da vacina CoronaVac
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (22) que determinou o recolhimento dos 25 lotes da vacina CoronaVac que foram interditados de forma cautelar no início de setembro.
Na nova resolução, a Agência afirma que a decisão foi tomada após a constatação de que os dados apresentados pelo laboratório chinês não comprovam a realização do envase em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação.
A vacina é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 14 deste mês, o Instituto anunciou que os lotes seriam substituídos por vacinas prontas.
Ao todo, a Anvisa havia interditado 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China, em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela Agência.
Desse total, o estado de São Paulo aplicou 4 milhões de doses. O número corresponde a cerca de 19% de 21 milhões de doses da CoronaVac aplicadas no estado ao longo de toda a campanha de vacinação contra a Covid-19.
O governo de SP defende a segurança e eficácia do imunizante e afirma que o estado não registrou nenhuma intercorrência com as vacinas da CoronaVac aplicadas de lotes que foram suspensos.
Recolhimento
Na resolução desta quarta (22), a Anvisa diz ter avaliado todos os documentos encaminhados pelo Instituto Butantan, e os emitidos pela autoridade sanitária chinesa e concluiu que “permaneciam incertezas sobre o novo local de fabricação e quanto às práticas assépticas e à rastreabilidade dos lotes.”
De acordo com a Agência, caberá aos importadores a adoção de todos os procedimentos para o efetivo recolhimento das unidades restantes e remanescentes de todos os lotes interditados cautelarmente.
O recolhimento se aplica apenas aos lotes que foram envasados em local não inspecionado pela Agência.
A vacina Coronavac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso, desde que produzida nos termos aprovada pela Anvisa.
Histórico
No dia 4 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de ao menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses que tinham sido envasadas em um local de fabricação não aprovada pelo órgão.
A medida foi tomada após o Instituto enviar um ofício à Agência com tal informação.
No documento, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirma que técnicos do Instituto analisaram as informações disponíveis nos lotes e apontam segurança e qualidade das vacinas produzidas na fábrica não inspecionada.
No texto, Dimas Covas solicita autorização para que as vacinas sejam aplicadas em caráter emergencial para não comprometer o programa de imunização nacional.
O Butantan defende que as doses suspensas foram atestadas pelo rigoroso controle de qualidade do instituto.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura leva serviço de convivência e fortalecimento de vínculos itinerante aos residenciais
Com o avanço da vacinação e a melhora nos números da pandemia, a Prefeitura de Itapetinga vem, aos poucos, buscando retomar serviços coletivos de assistência à população.
Na última terça-feira, dia 14, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Itinerante esteve no quiosque do Residencial 12 de Dezembro para promover atividades em grupos.
Com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a equipe promoveu uma manhã de exercício físico, dança, integração e muita animação.
A orientadora, Vivi Oliveira e a professora Dina Cardozo proporcionaram aos participantes momentos de alongamento e vivência corporal.
O projeto seguirá ainda pelos residenciais Neto Fernandes e Cassiano Gonçalves. O grupo também desenvolverá atividades nas escolas Jandiroba e Manoel Novaes.
“A gente precisou interromper esses serviços coletivos em meio à pandemia. Agora, seguindo todos os protocolos de segurança, a gente retoma esse importante trabalho que tem o objetivo de fortalecer as relações comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva”, disse a secretária Andrea Carolina ao explicar que o serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa de direitos e no desenvolvimento das capacidades dos usuários.
PL 1.477/2021 de autoria do vereador Neto Ferraz é sancionada pelo Prefeito Rodrigo Hagge.
O Projeto de Lei 1.477/2021 de autoria do vereador Neto Ferraz (PSC) que determina o protocolo a ser seguido na aplicação de vacina em Itapetinga é sancionado pelo Prefeito Municipal Rodrigo Hagge.
Esta Lei visa garantir protocolo de segurança e transparência nas campanhas de vacinação realizada no território do município de Itapetinga.
A partir de agora é obrigatório, no procedimento de aplicação das vacinas intramusculares e orais ás medidas protocolares abaixo:
I- Mostrar ao paciente e/ou acompanhante a inviolabilidade das ampolas de vacinas, das seringas e sua condição de esterilidade
II – Mostrar ao paciente/acompanhante o ato de rompimento da ampola de vacina e a introdução da dose vacinal na seringa;
III – Cobrar do paciente e/ou acompanhante o acompanhamento visual da aplicação da vacina;
IV – Efetuar a vacinação com os procedimentos de esterilização dentro da técnica intramuscular recomendada pelos órgãos de saúde;
V – Passar as orientações recomendadas pelo médico quanto aos procedimentos em relação às possíveis reações adversas.
“Trabalhar para melhorar a vida do Itapetinguense é o meu dever. Essa PL é um passo importante na saúde do nosso município e trará segurança para a nossa população”, afirma o vereador Neto Ferraz.
Projeto de Lei Parada Segura de autoria de Neto Ferraz é aprovado com louvor.
Sempre pensando no bem estar da população de Itapetinga, o vereador Neto Ferraz elaborou o projeto de Lei Parada Segura.
O projeto visa beneficiar mulheres e idosos usuários de transportes coletivos da cidade. O mesmo traz a obrigatoriedade do motorista de transporte coletivo, que atue com concessão ou permissão do Município, a realizar a parada para mulheres e idosos fora do ponto de espera, dentro do itinerário previsto da rota, no lugar em que a pessoa estiver. O horário de início da parada segura é à partir das 19 horas, até o encerramento das atividades do itinerário previsto de cada rota e linha de transporte.
A empresa de transporte coletivo deverá divulgar em local da alta visibilidade, no espaço interno dos veículos, a garantia da nova regra do desembarque noturno para mulheres e idosos, bem como orientar os seus motoristas para que cumpram a determinação contida nesta lei.
“Sou grato aos meus colegas que votaram a favor deste projeto. O considero muito importante, uma vez que só tende a trazer benefícios para a comunidade. Vamos continuar trabalhando para a melhoria e praticidade da vida dos moradores de Itapetinga”, afirma o vereador Neto Ferraz.
O Projeto foi apresentado em Sessão Solene na Câmara Municipal de Itapetinga e aprovado por todos os vereadores e agora segue para a sanção do Prefeito Municipal Rodrigo Hagge.
- 1





















