:: jul/2023
WhatsApp vai parar de funcionar em 35 celulares a partir de hoje; veja lista
A interrupção do funcionamento do aplicativo de mensagens Whatsapp desta vez vai atingir usuários de Android 4.1 e iOS 12. A ação acontece periodicamente com aparelhos mais antigos e nesta segunda-feira (31), 35 aparelhos vão entrar na lista.
Se seu aparelho estiver na lista, desativar as atualizações automáticas do WhatsApp é uma opção para evitar o bloqueio do aplicativo até que o próprio app exija a atualização.
Veja a lista dos aparelhos afetados:
Samsung
Samsung Galaxy Core
Samsung Galaxy Trend Lite
Samsung Galaxy Ace 2
Samsung Galaxy S3 mini
Samsung Galaxy Trend II
Samsung Galaxy X cover 2
iPhone
iPhone 6S
iPhone SE
iPhone 6S Plus
LG
LG Optimus L3 II Dual
LG Optimus L5 II
LG Optimus F5
LG Optimus L3 II
LG Optimus L7II
LG Optimus L5 Dual
LG Optimus L7 Dual
LG Optimus F3
LG Optimus F3Q
LG Optimus L2 II
LG Optimus L4 II
LG Optimus F6
LG Enact
LG Lucid 2
LG Optimus F7
Huawei
Huawei Ascend Mate
Huawei Ascend G740
Huawei Ascend D2
Outras marcas
Sony Xperia M
Lenovo A820
ZTE V956 – UMI X2
ZTE Grand S Flex
Faea F1THL W8
Wiko Cink Five
Winko Darknight
Archos 53 Platinum
Fonte: Bahia Notícia
85 anos da Primeira Igreja Batista de Itapetinga. Relembre a história deste lugar de adoração a Deus.
No dia 31 de julho de 1938 foi organizada a 1ª Igreja Batista de Itatinga, hoje, 1ª Igreja Batista de Itapetinga. Assim podemos afirmar que a história da cidade de Itapetinga e desta Igreja se confundem. Participou da luta pela emancipação política da cidade, esteve presente na criação das primeiras escolas, realiza uma obra social merecedora de destaque, dentre outras ações.
Esta Igreja foi presidida ao longo da sua história pelos pastores: Arlindo Rodrigues de Oliveira, José Jacinto da Silva, Saturnino José Pereira, João Moreira, Samuel de Oliveira Santos, Inaldo Vieira Camelo, Adelson Augusto Brandão santa Cruz e atualmente Neilton Ferreira Ramos. Teve Como pastores adjuntos: Antonio Balbino, Fausto Rabêlo, Alan Santos Martins, Rivanildo Guedes.
Dentre estes homens de Deus podemos ressaltar o profícuo ministério do pastor Samuel de Oliveira Santos que presidiu esta Igreja de 16 de junho de 1957 a 31 de julho de 2007, portanto, durante 50 anos. Sempre atuante, buscou exercer com fidelidade a Deus e grande amor a esta igreja a missão que lhe fora confiada pelo Pai. Durante o seu ministério nesta Igreja muitas vidas foram transformadas pelo evangelho de Jesus Cristo e mais de 3 mil pessoas foram por ele batizadas. Neste período, a Primeira Igreja Batista de Itapetinga se destacou no cenário batista estadual e nacional, tornando-se conhecida como uma Igreja missionária que até os dias atuais presta um relevante trabalho à denominação batista.
Esta Igreja frutificou, e hoje em nossa cidade bem como em cidades circunvizinhas, temos igrejas batistas que nasceram do trabalho evangelístico desta igreja-mãe.
A Primeira Igreja Batista de Itapetinga tem a Bíblia como única regra de fé e conduta e busca ser uma igreja bíblica, contemporânea, relevante, acolhedora que cumpre os propósitos de Deus na sua geração, tendo como missão fundamental a evangelização do mundo, começando por esta cidade.
Comemoração dos 85 anos
Dias 29 e 30 o Pr. Sócrates Oliveira estará ministrando a Palavra de Deus. E no dia 31, o cantor Nani Azevedo estará ministrando.
Com certeza serão momentos de muita alegria e louvor na presença do nosso Deus.
Equipe da Comutran participa de Capacitação sobre Autismo e suas Interfaces
A Comutran, através do SET (Setor de Educação para o Trânsito), realizou na manhã desta quinta-feira, 27/07, no auditório da APAE de Itapetinga uma capacitação com alguns profissionais do órgão, visando qualificação e entendimento para lidar com pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares.
Nessa perspectiva, a Coordenadora Pedagógica da APAE, Mabi Alves, providenciou a realização da “Capacitação: Autismo e suas interfaces”, que foi ministrada com muita excelência pela Psicóloga, Neuropsicologa/Analista Comportamental – ABA e especialista em autismo Elisângela César Gomes.
“Um dos públicos da mini cidade, é composto por crianças autistas. Com certeza capacitação do tende a melhorar o nosso serviço e aumentar o nosso amor por essas crianças tão especiais”, afirmou o Robério Silva, coordenador do SET (Setor de Educação para o Trânsito)
“Foi uma oportunidade muito boa para nós que iremos trabalhar com este público muito especial. Estou muito feliz em ter participado dessa capacitação. Agradeço ao coordenador da Comutran por ter nos proporcionado um momento como este”, afirmou Maísa Araujo, colaboradora da Autarquia.
Com fim da capacitação, ficou evidente a satisfação de todos e a certeza de que a causa da inclusão e acolhimento dos autistas e seus familiares saiu muito mais fortalecida.
“Estou feliz por ter tido esta troca de conhecimento com pessoas que estão dispostas a ter um novo olhar para o autismo. Acredito que o projeto da mini cidade será um grande sucesso. Parabéns ao Coordenador da Comutran, Neto Ferraz, pela brilhante iniciativa.”, Elisângela Gomes.
Com três gols de Ary Borges, Brasil goleia o Panamá na estreia da Copa do Mundo Feminina
O JOGO
O Brasil venceu o Panamá por 4 a 0, na manhã desta segunda-feira, na primeira rodada do Grupo F da Copa do Mundo Feminina. O grande destaque da partida foi a meio-campista Ary Borges, que marcou três gols e deu assistência para Bia Zaneratto completar a goleada. O Brasil construiu a vitória de forma tranquila, com 73% da posse de bola e 32 finalizações, sendo 10 no alvo.
“HAT-TRICK DE ARY BORGES”
Ary Borges foi o grande destaque da vitória brasileira e entrou para um seleto grupo a marcar três gols pelo Brasil em estreias de Copa do Mundo Feminina. Antes dela, apenas Pretinha (em 1999, contra o México), Sissi (também em 2019, contra o México) e Cristiane (em 2019, contra a Jamaica) fizeram o “hat-trick” no primeiro jogo de um Mundial.
RAINHA MARTA FAZ HISTÓRIA
A Rainha Marta começou a partida no banco de reservas, mas entrou em campo aos 30 do segundo tempo para fazer história. Atuando em sua sexta Copa do Mundo Feminina, a brasileira igualou feito da nigeriana Onome Ebi e a canadense Christine Sinclair. As três ficam atrás apenas de Formiga, que jogou em sete Mundiais.
INSS volta a conceder auxílio-doença sem perícia
Cidade mais violenta do Brasil fica na Bahia: veja ranking das 50 maiores; estado é o que mais aparece em lista
A cidade mais violenta do Brasil fica no sudoeste da Bahia: Jequié. O dado foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (20), e leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
O município tem a taxa de 88,8 em mortes violentas intencionais: homicídios dolosos (incluindo feminicídios, que são homicídios qualificados); lesões corporais que terminam com a morte da vítima; latrocínios, que é quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído; mortes de policiais e assassinatos cometidos por policiais.
Apesar do índice alto na taxa de mortes violentas, Jequié nem figura na lista das 10 maiores cidades baianas, com base no Censo 2022, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dela, outras 11 cidades baianas estão no ranking, fazendo a Bahia ser o local que mais aparece na lista.
Em nota, a Prefeitura de Jequié informou que passou por “um sério período de descaso e abandono das políticas públicas de desenvolvimento econômico e humano, com vistas ao bem-estar da população”.
Na mesma nota, o município afirma que A cidade mais violenta do Brasil fica no sudoeste da Bahia: Jequié. O dado foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (20), e leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
Outras três cidades baianas tem taxa superior a 80, e seguem Jequié com as mais violentas do país: Santo Antônio de Jesus (88,3), Simões Filho (87,4) e Camaçari (82,1). Confira
50 cidades mais violentas do país
Município Estado Taxa de Mortes Violentas
Jequié BA 88,8
Santo Antônio de Jesus BA 88,3
Simões Filho BA 87,4
Camaçari BA 82,1
Cabo de Santo Agostinho PE 81,2
Sorriso MT 70,5
Altamira PA 70,5
Macapá AP 70
Feira de Santana BA 68,5
Juazeiro BA 68,3
Teixeira de Freitas BA 66,8
Salvador BA 66
Mossoró RN 63,5
Ilhéus BA 62,1
Itaituba PA 61,6
Itaguaí RJ 61,6
Queimados RJ 61,2
Luís Eduardo Magalhães BA 56,5
Eunápolis BA 56,3
Santa Rita PB 56
Maracanaú CE 55,9
Angra dos Reis RJ 55,5
Manaus AM 53,4
Rio Grande RS 53,2
Alagoinhas BA 53
Marabá PA 51,8
Vitória de Santo Antão PE 51,5
Itabaiana SE 51,2
Caucaia CE 51,2
São Lourenço da Mata PE 50,3
Santana AP 49,4
Paragominas PA 49,3
Patos PB 47,5
Paranaguá PR 47,3
Parauapebas PA 46,9
Macaé RJ 46,7
Caxias MA 46,5
Parnaíba PI 46,3
Garanhuns PE 44,9
São Gonçalo do Amarante RN 44,9
Alvorada RS 44,8
Jaboatão dos Guararapes PE 44,6
Duque de Caxias RJ 44,3
Almirante Tamandaré PR 44,2
Castanhal PA 44,2
Campo Largo PR 43,3
Porto Velho RO 42,1
Ji-Paraná RO 41,8
Belfort Roxo RJ 41,8
Marituba PA 41,6
Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Metodologia
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor.
Fonte: G1 Bahia
Inauguração da Mini Cidade de Trânsito, Juvinópolis, é sucesso.
Aconteceu na noite de ontem, 19 de julho de 2023, a inauguração da Mini Cidade Juvinópolis – Professora Pricilla Borges Gomes Souza Santos.
O evento levou para a sede da Comutran vários moradores de Itapetinga e diversas autoridades, como secretários de governo, vereadores, representantes de bancos e da CDL.
Esse é um projeto da Comutran realizado através do SET – Setor de Educação para o Trânsito. O intuito do projeto é ensinar para as crianças as regras de trânsito, a leitura correta das placas de trânsito e o respeito ao próximo.
“Somos gratos a Deus, em primeiro lugar pela realização desse sonho e ao nosso coordenador, Neto Ferraz. Graças ao empenho, dedicação e disponibilidade de Neto, pudemos inaugurar a nossa mini cidade, que só tem benefícios a trazer para o município de Itapetinga”, afirma Robério Silva, diretor do SET.
“O município só tem a ganhar com a mini cidade. Sinto-me honrado em fazer parte da realização da Juvinópolis. E podem ir preparando que muitas novidades ainda estão por vir”, conclui Neto Ferraz.





































