WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

agosto 2023
D S T Q Q S S
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: 24/ago/2023 . 21:06

Comutran, coordenada por Neto Ferraz, realiza Dia do Autismo

A Comutran – Coordenadoria Municipal de Trânsito – coordenada por Neto Ferraz realizou o Dia do Autismo.

 

 

 

 

As crianças puderam ir até a sede da autarquia e prestigiar a Juvinópolis, Mini Cidade de Trânsito. O dia foi marcado por muitas brincadeiras e aprendizado para as crianças. Elas puderam pintar desenhos relacionados ao trânsito, pilotar as motos elétricas, caminhar pela mini cidade, puderam ter contato com alguns animais como coelho, preá e galinha nanica e brincar.

 

 

 

“Foi um momento muito especial para nossas crianças. Aqui elas se divertiram e foram recebidas com muito carinho por todos os funcionários da Comutran”, afirmou Elisângela, mãe de uma das crianças que passou pela Juvinópolis.

 

 

 

“Obrigada ao coordenador Neto Ferraz por nos proporcionar um momento tão feliz com nossos filhos. Foi muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada criança. Obrigada a Ró pelo convite e pela parceria”, agradeceu Ana, mãe de criança com autismo e TDAH.

 

 

 

 

Onda de calor: saiba como o El Niño e o aquecimento global fizeram a temperatura subir no país

Uma onda de calor em pleno inverno brasileiro é até normal, mas, neste ano, a situação está fora do comum, com os termômetros chegando a bater em 34°C em cidades como São Paulo. Segundo especialistas, a explicação está ligada, principalmente, a dois fatores: o El Niño e o aquecimento global.

 

O tempo mais quente no fim do inverno é comum porque temos uma exposição maior ao Sol, já que os dias ficam mais longos. Como o tempo ainda é seco, não há chuva ou nuvens para distribuir toda essa energia solar, que é convertida em mais calor.

 

Frente fria: Outro ponto foi a chegada de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que empurrou o ar quente ainda mais para o Sudeste e o Centro-oeste do país.

El Niño + aquecimento global: Somado a isso tudo, temos um ano anormal em razão da atuação de um El Niño com características distintas do normal e do agravamento do aquecimento global.

O meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Giovani Dolif reforça que o que estamos vivendo é um fenômeno já esperado como a onda de calor se sobrepondo a uma situação anormal de calor na Terra.

A onda de calor não é atípica, mas ela acontece a partir de uma condição já atípica. Estamos com as temperaturas acima da média e, por isso, o calor é tão intenso. Isso é reflexo do aquecimento global, pelo excesso de emissões de gases.
— Giovani Dolif

A pesquisadora Thelma Krug, indicada pelo Brasil à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), explica que há uma relação direta do calor que estamos sentindo com o aquecimento, resultado de ações humanas.

“Agora, além da variabilidade natural do clima, como é o caso do El Niño, soma-se hoje a influência humana no clima. Ou seja, quanto maior o aquecimento associado às atividades humanas, mais frequentes e mais intensos esses eventos são esperados”, afirma.

O El Niño

O El Niño é uma das explicações para os dias mais quentes. O fenômeno aquece as águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no Brasil. Sem massa de ar frio por aqui, a única saída para a intensa energia solar recebida é se transformar em calor.

 

“A chuva faz com que parte da energia do sol seja usada para evaporar a água e aí temos menos energia para fazer a temperatura subir. E as nuvens nos protegem dessa exposição. Como estamos numa época seca, isso não acontece e toda a energia é convertida em calor”, explica Dolif.

O aquecimento global

Neste ano, a Terra já deu sinais das consequências do aquecimento global:

  • Recorde no acúmulo de gás carbônico na atmosfera;
  • Uma longa sequência de recordes diários de calor;
  • Oceanos com recordes de temperatura;
  • O mês de julho mais quente já registrado no planeta.

🌡️ O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que estamos vivendo uma “era de fervura global” e que os sinais mostram uma emergência climática.

As consequências estão sendo vistas em todo o mundo:

🔥 A Grécia sofreu grandes incêndios, assim como o Canadá, que também registrou inundações. As ondas de calor sucessivas no sul da Europa, norte da África, sul dos Estados Unidos e parte da China também provocaram muitos danos.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia