WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(77) 98149-7619

maio 2022
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 31/Maio/2022 . 9:50

Fábio Viana é o novo Secretário de Educação de Itapetinga

 

O pedagogo Fábio Viana assume, a partir desta segunda-feira, 30/05, a Secretaria de Educação de Itapetinga. Após os dois anos de pandemia, a educação precisa se reestruturar e trazer novos conceitos para a sala de aula. Jovem, mas muito experiente, Fábio buscará novos caminhos para reduzir o déficit educacional provocado pelo isolamento social e medidas restritivas dos últimos tempos.

Formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fábio chega à secretaria de educação com a experiência de coordenação de programas e projetos educacionais, finalizando um mestrado em educação, também pela UESB. Chega com ânimo novo e garra para transformar a realidade e promover um futuro melhor para os nossos mais de 11 mil estudantes da rede municipal.

“No último ano, Fábio demonstrou competência e força de trabalho que transformaram a nossa visão de meio ambiente no município. A reestruturação da Matinha, a implantação de novos conceitos sobre conservação e preservação, a criação de parcerias para pesquisa e extensão… tudo isso mostra a pro-atividade, sagacidade e a força de liderança que ele tem. Eu acredito que, assim como fez no Meio Ambiente, fará também à frente da pasta de Educação e teremos muito o que oferecer para que as nossas crianças e jovens possam sonhar com um futuro melhor”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

 

Ascom PMI

Nova CNH entra em vigor; saiba o que muda na sua carteira de habilitação.

 

A partir de amanhã (1º de junho), os Detrans (departamentos estaduais de trânsito) começam a emitir o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação.

A nova CNH terá lançamento em cerimônia realizada nesta quarta-feira na cidade de Campo Grande (MS), na qual Frederico Moura Carneiro, secretário Nacional de Trânsito, irá apresentar as mudanças no documento – que poderá ser disponibilizado tanto no formato digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso.

O novo padrão será obrigatório aos condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º junho de 2022. Ou seja: quem tiver documento válido nessa data terá de fazer a transição somente quanto a validade expirar.

 

O que muda na CNH.

Dentre as novidades previstas para a carteira de motorista está o uso de uma tinta fluorescente, que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.

Enquanto o modelo atual tem predomínio de tons de verde, o novo exibe uma combinação das cores verde e amarela. Na parte superior, uma das alterações mais perceptíveis é a inserção da assinatura logo abaixo da foto – hoje, ela fica depois da dobra.

A nova CNH também permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações na carteira.

É na seção inferior que se concentram as mudanças: entra em cena um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria – as categorias para as quais cada motorista está habilitado são marcadas nesse quadro.

“O novo documento tem uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que aquele condutor seja facilmente identificado fora do Brasil, além de traduções em inglês e espanhol”, esclarece Frederico Moura Carneiro.

Logo abaixo da tabela de categorias está o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.

O novo padrão é estendido para motoristas com Permissão para Dirigir, que é a autorização temporária concedida a iniciantes, identificada pela letra “P” no lado superior direito do documento – donos de CNH definitiva têm no documento a letra “D”.

Também há, como acontece atualmente, o campo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

“Com relação aos requisitos internacionais, a nova CNH traz um código MRZ, aquele utilizado em passaportes, permitindo o embarque em terminais de autoatendimento”, complementa o comandante da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Introduzido em 2017, o QR Code está mantido no verso da carteira de motorista, dando acesso, via aplicativo, a todas as informações relacionadas ao condutor.

Vale destacar que, mesmo com alteração no documento, não muda a respectiva validade, que passou a vigorar no ano passado: dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.

 

 

Fonte: Site UOL



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia