WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(77) 98149-7619

junho 2024
D S T Q Q S S
« Maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Ligação, áudio ou texto? As regras de etiqueta para conversas por WhatsApp no ambiente de trabalho

 

Você é do time que detesta enviar e receber mensagens de voz ou do que manda “podcasts” diários aos amigos? No Brasil, o segundo parece estar ganhando: os brasileiros enviam quatro vezes mais áudios no WhatsApp do que em qualquer outro país do mundo. Foi o que contou Mark Zuckerberg, dono da plataforma, que inclusive se referiu ao app como ZapZap (do jeito que os brasileiros gostam de chamar).

 

O aplicativo de mensagem deixou de ser um meio de conversar apenas com amigos e familiares e passou a envolver todos os aspectos da vida das pessoas, até o trabalho. Com isso, também surgiram “regras” ou “boas práticas” de como se comunicar por ele (veja dicas abaixo).

 

“Estamos vivendo a ‘plataformização’ das conversas cotidianas. As redes sociais oferecem funcionalidades que nos apropriamos e isso passa a conformar as nossas práticas e, sobretudo, a nossa comunicação”, explica ao g1 Issaaf Karhawi, do núcleo de pesquisa de comunicação e mídias digitais da USP (Universidade de São Paulo).

 

Segundo a pesquisadora, conforme uma sociedade passa a utilizar uma nova ferramenta para se comunicar, novos contratos e arranjos sociais surgem.

 

“Como resultado disso, nós começamos a desenhar uma ‘conduta ética’ entre as plataformas. O que se espera em cada uma delas e como nos apresentamos em cada uma”, diz.

É essa diferença entre as características de cada rede social que faz com que uma mesma pessoa possa se comportar de maneira completamente diferente no LinkedIn, no Instagram ou no WhatsApp, por exemplo.

 

“Se pensamos no impacto do WhatsApp no espaço de trabalho, hoje já começamos a discutir coisas do tipo ‘será que é razoável ou não receber mensagem do chefe no final de semana’, ‘será que ele é um espaço de trabalho ou é pessoal’, ‘será que uma pessoa com quem nunca falei pode mandar áudio sem antes se apresentar’?”, explica Issaaf Karhawi.

 

Por que mandamos tanto áudio?

Não há embasamento científico que explique a adesão massiva dos brasileiros às mensagens em áudio. Mas, para a especialista, o fato do Brasil ser um país acostumado a consumir formatos audiovisuais pode ter influenciado.

“A telenovela tem uma importância ímpar na sociedade brasileira. Ela foi responsável por um certo ‘letramento audiovisual’ da população. Já estávamos habituados”, explica.

A outra hipótese está relacionada a educação básica no Brasil. Quase 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram a escola.

“É evidente que uma funcionalidade de envio de áudio terá mais adesão, pois oferece uma maior acessibilidade”, conclui.

 

Dicas para não errar mandando zap no trabalho

Ligação, áudio ou mensagem?

 

“A comunicação em texto é sempre mais delicada porque o receptor da mensagem pode perceber a entonação que ele quiser, o áudio já ajuda nesse aspecto. Mas quando assunto precisa ser mais detalhado, a ligação é a melhor opção”, explica Mariana Torres, especialista em Recursos Humanos e Carreira.

 

Na dúvida de como ter uma comunicação mais assertiva, sempre pergunte como a outra pessoa prefere falar. E claro, se for a primeira mensagem não se esqueça de fazer uma breve introdução em texto sobre você e qual é o assunto da conversa.

 

Veja as dicas da especialista para cada formato:

 

🖊️ Texto

 

  • Evite textos muito longos e sem pausas. Pode escrever tudo em uma mensagem, mas colocar um ‘enter’ entre parágrafos ajuda na leitura.
  • Nada de abreviar palavras ou usar gírias, é uma comunicação formal. Cuidado com erros de digitação.
  • Cuidado com palavras de dupla interpretação, precisa ter cuidado redobrado com texto.

 

🎙️Áudio

 

  • Prefira um ambiente sem ruídos.
  • Nada de áudios muito longos (mais de 3 minutos): se for um podcast, é sinal que deveria ter sido uma ligação.
  • Cuidado com a qualidade do som. Usar um fone de ouvido com microfone é uma boa opção.

 

📱Ligação

 

  • Garanta que a conexão está boa. Uma ligação com muitas falhas pode interferir negativamente na comunicação.
  • Seja objetivo no assunto.

TFLOW, a marca dos artistas agora em Itapetinga!

 

 

Itapetinga agora pode contar com uma loja linda e sofisticada de roupas masculina.

A Tflow está chegando com grandes novidades para o universo masculino.

 

Venha prestigiar o coquetel de inauguração do próximo dia 12 de junho, a partir das 16h.

Será uma satisfação te receber!

Nota de pesar pelo falecimento de Carmosina Nunes Silva

 

Com profundo pesar informamos o falecimento da senhora Carmosina Nunes Silva, 93 anos, ocorrido nesta quinta-feira (16 de maio) no Hospital Cristo Redentor. Dona Mosa, como era chamada de maneira carinhosa pelos familiares e amigos, era avó do vereador Neto Ferraz (PDT).

O corpo de Carmosina está sendo velado, até às 10 horas desta sexta-feira, na Pax Perfeição e, logo após, o corpo será encaminhado para a Primeira Igreja Batista de Cassilândia, onde será velado das 11h às 16 horas.

O sepultamento acontecerá em Cassilândia.

 

A equipe do Fala Itapetinga se solidariza com a família do vereador Neto Ferraz neste momento de dor e tristeza.

De autoria do vereador Neto Ferraz, Câmara Municipal realiza sessão especial em homenagem às famílias

 

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou uma sessão especial, nesta quarta-feira (8), em homenagem às famílias. Fruto da iniciativa do vereador Neto Ferraz (PDT), a sessão contou com a participação da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

 

A mesa solene foi composta da seguinte forma: autor da sessão, Neto Ferraz; pastor Neilton Ramos e sua esposa Juliana Ramos; pastor Ariel Alonso e sua esposa Katilene Alonso; e o casal Nivaldo Ladeia e Maria Augusta Ladeia, representando as famílias de Itapetinga. O casal Nivaldo e Maria Augusta Ladeia tem mais de 60 anos de casamento.

 

Na abertura da sessão especial, o presidente da Câmara, vereador João de Deus (PT), falou sobre a importância da família. “A família é responsável por transmitir a fé e os ensinamentos de Deus para as gerações futuras, além de ser um lugar de amor, cuidado e proteção”, afirmou.

 

 

Ao justificar a realização da sessão especial, Neto Ferraz ressaltou que o evento tem como objetivo chamar a atenção de toda comunidade itapetinguense para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades.

“Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada. Ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias. É a partir da nossa casa que aprendemos a definir valores significativos que contribuem para o comportamento e bem estar da comunidade”, defendeu.

Em outro momento, o parlamentar comentou sobre a razão do convite à Primeira Igreja Batista de Itapetinga para conduzir os trabalhos da sessão: “E, para pensarmos na importância da família, eu convidei a Primeira Igreja Batista de Itapetinga, a primeira criada neste município, com 86 anos de existência, formada antes mesmo da emancipação da cidade e que muito tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento da cidade”.

A sessão contou com a apresentação musical do Coral da Primeira Igreja Batista de Itapetinga, com o Coral Infantil, Grupo de Louvor e orações.

O Pastor Neilton Ramos abordou a criação da família na Bíblia, salientando que a família foi criada por Deus com um propósito divino. “A família tem o poder de espelhar e de espalhar a imagem do Deus invisível, a imagem plena do Deus criador, uma expressão clara de que o reino de Deus habita entre nós”, declarou.

Ao encerrar a sua explanação, o pastor Neilton Ramos agradeceu a oportunidade de participação da Primeira Igreja na sessão especial e reforçou a parceria com a Casa Legislativa: “Contem sempre com a parceria da Primeira Igreja Batista de Itapetinga para orarmos e trazermos a palavra do Senhor aos nossos corações. Que Deus vos abençoe em nome de Jesus”.

 

O Plenário Ulysses Guimarães ficou lotado com a presença de diversos membros e famílias da Igreja Batista, além de familiares dos vereadores. Crianças, jovens, adultos e idosos fizeram parte da plateia.

Entre os vereadores presentes estavam o presidente João de Deus, Gegê (PSB), Luciano Almeida (MDB), Peto (MDB), a vereadora Sibele Nery (PT), Tuca (Republicanos) e Tarugão (MDB). Todos os vereadores presentes discursaram sobre a importância da família na sociedade.

O mês de maio é dedicado às famílias. Em Itapetinga, a Lei Municipal 1.366/2017 instituiu o Dia da Família, a ser comemorado anualmente em 15 de maio. Desde então, a data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

 

 

Ascom CMI

 

 

Sessão especial em homenagem às famílias

 

A Câmara Municipal de Itapetinga realiza hoje (8 de maio) uma sessão especial em homenagem às famílias. A iniciativa foi do vereador Neto Ferraz (PDT).

 

A sessão acontecerá às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.

 

Participe e leve a sua família.

 

 

Ascom CMI

Comutran realiza pintura de ruas e avenidas em Itapetinga

Sempre pensando no bem-estar e segurança dos munícipes, a Comutran, coordenada por Reinan Gusmão, realizou a pintura de ruas e avenidas importantes do município de Itapetinga.

 

O Coordenador afirmou que estará sempre empenhado em proporcionar um trânsito seguro para todos os moradores de Itapetinga e que está apenas começando o trabalho de revitalização no município

 

 

 

 

 

Gabigol consegue efeito suspensivo e está liberado para jogar pelo Flamengo

Gabigol comemora seu primeiro gol em 2024 pelo Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

 

No início de abril, a defesa entrou com o pedido do efeito suspensivo no CAS. Depois de cinco semanas, o pedido foi acatado por unanimidade no tribunal, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço.

Gabigol pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça e tem condições de jogo. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.

A decisão no tribunal suíço seguiu as expectativas da defesa, que estava confiante na liberação e espera outra decisão favorável quando houver novo julgamento. Em contato com a reportagem, Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, celebrou a decisão.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, acatou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, e Gabigol está liberado para voltar a jogar pelo Flamengo. No dia 25 de março, o atacante havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude do exame antidoping.

No início de abril, a defesa entrou com o pedido do efeito suspensivo no CAS. Depois de cinco semanas, o pedido foi acatado por unanimidade no tribunal, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço.

Gabigol pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça e tem condições de jogo. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.

A decisão no tribunal suíço seguiu as expectativas da defesa, que estava confiante na liberação e espera outra decisão favorável quando houver novo julgamento. Em contato com a reportagem, Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, celebrou a decisão.

 

Landim explica frase polêmica sobre Gabigol

– Cumprimos uma primeira etapa importante do processo de reversão da decisão e continuaremos trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa.

 

Detalhes do caso

Todo o processo no CAS gera um custo judicial, que deve ser dividido entre as partes. Na segunda quinzena de abril, a defesa de Gabigol foi notificada de que a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) não havia feito o pagamento da sua parte das custas judiciais. Para não atrasar o processo, o atacante pagou o que restava.

Dias depois, a ABCD enviou a sua parte da documentação e indicou um árbitro alemão. A documentação, no entanto, não foi aceita pelo CAS, que alegou questões administrativas, e a ABCD perdeu o direito de indicar o árbitro para formar o tribunal.

Dessa forma, o CAS indicou dois dos três árbitros que julgaram o pedido de efeito suspensivo. A mesa ficou formada por um inglês indicado pela defesa de Gabigol, além de outro inglês e um suíço indicados pela Corte. Os três votaram a favor e concederam o efeito suspensivo para o atacante, que agora aguarda a votação do recurso.

Na argumentação enviada ao CAS, a defesa pedia atenção ao “periculum in mora” (o perigo da demora) juntamente com “fumus boni juris” (fumaça do bom direito). O principal pedido foi para que o processo fosse analisado com rapidez, já que uma eventual perda de tempo poderia fazer com que Gabigol cumprisse grande parte ou até mesmo todo o período da suspensão que lhe fora imposta.

Ainda na defesa, o escritório Bichara e Motta citou o fato de o julgamento de Gabigol ter sido apertado no TJD-AD, com o placar de cinco votos favoráveis à suspensão e quatro contrários. No documento, há outros argumentos que anteciparam de forma resumida as razões que a defesa utilizará posteriormente no recurso, peça jurídica com a qual tentará a anulação da suspensão.

 

Gabigol se pronuncia

Através das redes sociais, o atacante publicou um vídeo para comemorar a decisão. Sem legenda, Gabigol compartilhou um vídeo em que um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.

Durante a suspensão de pouco mais de um mês, Gabigol manteve a forma física em casa, utilizando a academia em sua residência e o campo de seu condomínio na Barra da Tijuca. Os treinos eram sob supervisão do Flamengo, que mandava profissionais até a casa do atleta.

Durante esse período, o técnico Tite fez uma visita para acompanhar o treinamento e conversar com o jogador.

Enquanto aguarda o julgamento do recurso, Gabigol poderá atuar com a camisa do Flamengo. O jogador tem compromisso com o clube até dezembro e pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho. Em entrevista ao ge, o presidente Rodolfo Landim disse que espera renovar com o atleta, mas a decisão não será somente do clube.

Click Drive – melhor aplicativo de transporte de passageiro em Itapetinga

 

Click Drive, aplicativo de transporte de passageiro em Itapetinga, está se consolidando cada dia mais no município.

Com motoristas eficazes, competentes e responsáveis, a procura pelo aplicativo tem aumentado a cada dia, provando que o serviço prestado é de excelência.

 

Precisa se locomover com cuidado e responsabilidade, chame Click Drive.

 

 

Vereador Neto Ferraz se encontra com Walter Marques, da cidade de Itororó

 

 

Aconteceu hoje pela manhã um encontro entre o vereador Neto Ferraz – PDT Itapetinga e Walter Marques, da cidade de Itororó.

 

Na oportunidade, os dois puderam conversar a respeito das suas experiências e fortalecer os laços políticos entre os dois municípios.

SE LIGA! Plantão de atendimento no Cartório Eleitoral



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia