WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(77) 98149-7619

janeiro 2025
D S T Q Q S S
« dez    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas na Bahia; destino turístico registrou alagamentos e quedas de árvores

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (11) um alerta laranja de chuvas intensas em praticamente toda a Bahia. Em cidades do sul do estado, como Itacaré, os ventos fortes e o acumulado de água já causaram estragos.

 

📍 Em Itacaré, alagamentos e diversas quedas de árvores foram registrados na sexta-feira (10). De acordo com a prefeitura, apenas durante a noite o acumulado de chuva foi de 76mm.

 

Os alagamentos foram registrados inclusive em pontos da Rua da Pituba, a mais frequentada por turistas que estão a passeio na cidade. O local conta com diversos restaurantes, bares e lojas.

 

📍 A cidade de Itajuípe foi a que registrou o maior acumulado de água na sexta-feira: 108 milímetros. Diversas ruas ficaram alagadas, mas não há registros de feridos, nem desabrigados. Segundo a prefeitura, diversos bueiros estavam entupidos, o que intensificou os alagamentos.

 

📍 Em Itororó, as ruas viraram verdadeiros rios. Não há registros de desabrigados, nem desalojados.

 

📍 Ubatã registrou pouco mais de 30 mm de chuva, o que não é considerado um número alto. O problema, segundo a prefeitura da cidade, é que o acumulado aconteceu em poucas horas, o que também causou alagamentos.

 

Estragos causados pelas chuvas em Itacaré — Foto: Prefeitura de Itacaré

 

Na manhã de sexta-feira, outras cidades baianas já tinham registrado prejuízos causados pelo temporal. Em Jaguaquara, no sudoeste do estado, moradores ficaram desabrigados.

 

Segundo a prefeitura, ainda não há um número fechado de famílias afetadas, pois o levantamento está em execução. Conforme relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, bastou menos de uma hora de chuva intensa para que o nível da água subisse rapidamente.

 

Alerta laranja de chuvas

 

De acordo com o alerta do Inmet, a previsão é que o cumulado de chuva possa chegar a 100 mm por dia e os ventos, entre 60 e 100 km/h.

 

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

 

 

Fonte: G1 Bahia

 

 

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Itapetinga

 

O prefeito Eduardo Hagge (MDB), o vice-prefeito Alécio Chaves (PSB) e os 15 vereadores eleitos no pleito municipal de 2024 tomaram posse de seus cargos na manhã desta quarta-feira (1º) em sessão solene realizada no Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga-BA.

 

A cerimônia começou por volta das 10 horas. O vereador Luciano Almeida (MDB) assumiu a direção dos trabalhos por ter sido o vereador eleito mais idoso, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa Legislativa.

 

Após a entrega da declaração pública de bens e posterior leitura do termo de compromisso de posse, todos os parlamentares municipais foram empossados e juramentaram o exercício de seus mandatos frente ao público presente.

 

Os vereadores eleitos prometeram cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e as leis que forem aprovadas e, além disso, desempenhar com lealdade, seriedade e honestidade o mandato e trabalhar pelo progresso do município e bem-estar do povo.

 

Eleição da Mesa Diretora

 

Logo em seguida, houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga para a qual foram apresentadas duas chapas.

 

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ocorreu sob votação secreta, como manda o Regimento. A Mesa Diretora é formada pelo presidente, vice-presidente e dois secretários.

 

Com oito votos favoráveis, o vereador Luciano Almeida foi eleito presidente do Poder Legislativo para os próximos dois anos, tendo como vice Neto Ferraz (PDT); Tiquinho Nogueira (PSD) na primeira secretaria e Manu Brandão (MDB) na segunda secretaria.

 

A chapa que não foi eleita recebeu sete votos e era formada por Tarugão (MDB) na presidência, Peto (MDB) na vice-presidência, Valquirão (MDB) e Sidinei do Sindicato (PSD) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

 

Luciano Almeida está em seu segundo mandato como vereador de Itapetinga. Ele tem 53 anos de idade, é casado, evangélico, zootecnista e tem ampla experiência em gestão pública, tendo atuado como secretário municipal de Transporte, Meio Ambiente e Educação.

 

 

Posse do prefeito e vice-prefeito

 

Já investido do cargo de presidente, Luciano Almeida oficializou a posse do prefeito Eduardo Hagge (MDB) e do vice Alécio Chaves (PSB).

 

Eduardo Jorge Almeida Hagge tem 63 anos de idade, é médico veterinário, casado com Maria José Hagge, mais conhecida como Zezé Hagge, pai de quatro filhos, tem experiência de mais de 30 anos de trabalho na iniciativa privada e vem de uma família com tradição na política. Eduardo Hagge é filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual baiano Michel Hagge, irmão da saudosa ex-vereadora, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga e ex-deputada estadual baiana Virgínia Hagge e tio do ex-prefeito Rodrigo Hagge.

 

Alécio Chaves, por sua vez, tem 59 anos de idade, é casado, evangélico, graduado em História, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Ocupou o cargo de vice-prefeito de Itapetinga de 2013 a 2016 e foi secretário municipal de Educação de Itapetinga no período de janeiro 2009 a abril 2012. Também foi vice-diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e diretor do Núcleo Territorial de Educação – NTE 08, Território Médio Sudoeste da Bahia.

 

O vice-prefeito Alécio Chaves teve a oportunidade de discursar durante a cerimônia. Ele lembrou que assume o cargo pela segunda vez e falou sobre três compromissos estabelecidos: o compromisso político com a cidade, o compromisso com o passado da cidade e o compromisso com o futuro da cidade.

 

“A credibilidade e o êxito da gestão vão estar na nossa postura, por isso que é fundamental essa parceria entre Executivo e Legislativo”, acrescentou o vice-prefeito.

 

Seguindo o rito estabelecido no Regimento Interno da Casa Legislativa, foi proferido o discurso do prefeito. Em seu discurso, Eduardo Hagge prometeu fortalecer a economia local, investir em educação de qualidade, cuidar da saúde da população e promover melhorias em infraestrutura e segurança. “Nosso objetivo é construir uma Itapetinga mais justa, mais inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, garantiu.

 

O prefeito assegurou que seu governo será pautado pela transparência, pelo diálogo e pelo respeito. “Quero ouvir cada cidadão, cada liderança comunitária, cada jovem e cada idoso. A construção de uma cidade melhor depende da união de esforços e da soma de ideias”, afirmou.

 

Ao encerrar o discurso, o prefeito Eduardo Hagge deixou uma mensagem de esperança ao povo de Itapetinga: “Juntos, com trabalho árduo e dedicação, faremos de Itapetinga um lugar ainda melhor para se viver. A caminhada não será fácil, mas com coragem e fé, enfrentaremos os desafios e celebraremos as conquistas que virão”.

 

 

Discurso do presidente

 

Por último, discursou o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Almeida. O presidente disse que tem certeza que o diálogo e a democracia serão cada vez mais praticados na Casa Legislativa. Bastante emocionado, fez agradecimentos a Deus, à família, aos assessores, apoiadores e simpatizantes.

 

O novo presidente ainda pontuou alguns objetivos, dentre eles o de aproximar o legislativo da comunidade e o de construir uma gestão pacífica e harmoniosa.

 

“Estaremos dedicando esforços para construir um legislativo mais forte, no qual sejam desenvolvidas leis que contribuam ativamente e colaborem para uma melhor governabilidade municipal e consequentemente traga maior desenvolvimento ao nosso município, para isso esperamos contar com o apoio dos Nobres Edis no desenvolvimento de Proposições que permitam melhores diretrizes ao Poder Executivo e à comunidade de uma maneira geral”, finalizou.

 

Ao final da sessão, o pastor Aristóteles Salgado Filho, que é presidente da Assembleia de Deus em Itapetinga, fez uma oração pedindo a bênção de Deus sobre a cidade, as autoridades e toda a população.

 

 

Composição da Câmara

 

A Câmara Municipal de Itapetinga teve um índice de 40% de renovação em sua composição.

 

Do total de 15 vereadores, nove foram reeleitos para este novo mandato de quatro anos: Anderson da Nova (União), Luciano Almeida (MDB), Manu Brandão (MDB), Neto Ferraz (PDT), Peto (MDB), Sibele Nery (PT), Tarugão (MDB), Tiquinho Nogueira (PSD) e Valquirão (MDB).

 

Cinco vereadores vão exercer o primeiro mandato: Daniel Lacerda (PODE), Pastor Jean Doriel (PL), Sidinei do Sindicato (PSD), Sol dos Animais (Solidariedade) e Telê (MDB).

 

Retorna para a Câmara o vereador Diga Diga (PSD) para exercer o segundo mandato. O primeiro foi de 2017 a 2020.

 

Também estão no segundo mandato os vereadores Luciano Almeida, Manu Brandão, Neto Ferraz, Peto, Sibele Nery e Tiquinho Nogueira.

 

Anderson da Nova está no terceiro mandato. Já Tarugão e Valquirão exercem o quarto mandato.

 

Houve aumento na participação feminina na Câmara. A ativista Sol dos Animais vem somar ao lado de Manu Brandão e Sibele Nery.

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Vereadores de Itapetinga no YouTube e pela Rádio Fascinação FM.

 

 

 

Confira os eleitos que foram empossados:

Prefeito: Eduardo Jorge Almeida Hagge (MDB)

Vice-prefeito: Alécio Silva Chaves (PSB)

 

Vereadores:

Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;

Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do União;

Antônio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PDT;

Daniel Dos Santos Lacerda (Daniel Lacerda); do PODE;

Diego Queiroz Rodrigues (Diga Diga), do PSD;

Eliomar Alves Barreira Castro (Tarugão), do MDB;

Emanuelle Brandão Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;

Hildérico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PSD;

Jean Doriel Da Silva (Pastor Jean Doriel), do PL;

Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;

Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;

Sidinei Silva Mendes (Sidinei do Sindicato), do PSD;

Solange Oliveira Dos Santos (Sol dos Animais), do Solidariedade;

Tharles Vieira Souza (Telê) MDB;

Valquírio Santos Lima (Valquirão) MDB.

 

 

 

Créditos das fotos: Ascom Prefeitura

Texto: Ascom CMI

Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos em 2025; veja datas

O governo publicou uma portaria com a lista de feriados e dias de ponto facultativo em 2025. O calendário foi divulgado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial da União.

 

 

Ao todo, 2025 terá quatro feriadões:

O primeiro deles é o da Páscoa, que começa em 18 de abril com a Paixão de Cristo, numa sexta-feira. O Dia de Tiradentes cai na segunda-feira seguinte, dia 21 de abril, podendo proporcionar ao trabalhador quatro dias de folga seguidos.

Os outros três feriadões caem em quintas-feiras, por isso, podem ser emendados com a sexta e o fim de semana, a depender da decisão de cada empresa. São eles: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e o Natal, em 25 de dezembro.

Apesar disso, o calendário conta com quatro feriados que caem em finais de semana:

 

7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Municípios e estados também podem determinar em lei feriados locais, como o Carnaval e Corpus Christi, que são considerados pontos facultativos nacionais (entenda o que é no vídeo abaixo).

 

 

Fonte: G1

Cerimônia de Posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores acontece na próxima quarta-feira (1º)

 

A Câmara Municipal de Itapetinga-BA comunica que será realizada no dia 1º de janeiro, às 9h30, a Sessão Solene de Posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para o mandato 2025-2028. Na ocasião, também será realizada a Eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa (Biênio 2025-2026).

 

A Sessão Solene será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Vereadores de Itapetinga no YouTube e pela Rádio Fascinação FM.

 

A Sessão Solene será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores. Autoridades, representantes de instituições e entidades, a imprensa e toda a comunidade itapetinguense podem participar do evento.

 

Posse dos vereadores

Conforme determina o Regimento Interno do Poder Legislativo Municipal, no primeiro ano da Legislatura, a Câmara de Vereadores será instalada em 1º de janeiro, através de Sessão Solene, independente de número, sob a presidência do vereador eleito mais idoso, dentre os presentes, o qual designará um de seus pares para secretariar os trabalhos, convocando os vereadores eleitos, um a um, para apresentarem declaração pública de bens, sob pena de não tomarem posse.

 

Os vereadores presentes, diplomados, serão empossados, com a leitura do compromisso de posse. Os vereadores devem prometer cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e as leis que forem aprovadas e, além disso, desempenhar com lealdade, seriedade e honestidade o mandato e trabalhar pelo progresso do município e bem-estar do povo.

 

Empossados, os vereadores presentes serão instados a apresentarem chapas para a eleição da Mesa da Câmara.

 

Eleição da Mesa Diretora

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ocorre sob votação secreta. A Mesa Diretora é formada pelo presidente, vice-presidente e dois secretários. O mandato da Mesa da Câmara é de dois anos. Na cerimônia de posse, após a votação, o presidente eleito e os secretários assumem a direção dos trabalhos.

 

Posse do prefeito e vice-prefeito

O novo presidente da Câmara dará posse ao prefeito e ao vice-prefeito eleitos nas eleições municipais após lido, individualmente, o compromisso de posse. Na mesma sessão, o prefeito deve apresentar, em linhas gerais, o programa de governo.

 

Ausência

Os vereadores convocados que não comparecerem ao ato de instalação da Câmara, depois de apresentarem os respectivos diplomas, serão empossados até 15 dias após a primeira Sessão Ordinária.

 

Recesso

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores devem ser iniciadas a partir de 15 de fevereiro. O Regimento Interno estabelece que as sessões ordinárias devem ocorrer de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

 

 

 

Confira os eleitos que serão empossados:

 

Prefeito: Eduardo Jorge Almeida Hagge (MDB)

Vice-prefeito: Alécio Silva Chaves (PSB)

 

Vereadores:

Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;

Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do União;

Antônio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PDT;

Daniel Dos Santos Lacerda (Daniel Lacerda); do PODE;

Diego Queiroz Rodrigues (Diga Diga), do PSD;

Eliomar Alves Barreira Castro (Tarugão), do MDB;

Emanuelle Brandão Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;

Hildérico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PSD;

Jean Doriel Da Silva (Pastor Jean Doriel), do PL;

Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;

Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;

Sidinei Silva Mendes (Sidinei do Sindicato), do PSD;

Solange Oliveira Dos Santos (Sol dos Animais), do Solidariedade;

Tharles Vieira Souza (Telê) MDB;

Valquírio Santos Lima (Valquirão) MDB.

 

 

 

Ascom CMI

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos

 

O ator Ney Latorraca morreu aos 80 anos na manhã desta quinta-feira (26) em decorrência de uma sepse pulmonar, consequência do agravamento de um câncer de próstata. O artista foi diagnosticado com a doença em 2019 e estava internado na Clínica São Vicente da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 20.

Quando recebeu o diagnóstico, Ney chegou a ser operado para a remoção da próstata e não apresentou mais sinais da doença até agosto deste ano, quando o câncer voltou em metástase – espalhado por diferentes regiões do corpo. O artista chegou a passar por um tratamento inicial, mas não obteve sucesso.

Nascido na cidade de Santos, litoral de São Paulo, em 1944, Antonio Ney Latorraca começou na carreira artística aos 6 anos, quando fez uma participação em uma radionovela da Record. Durante a adolescência e juventude nos anos 1970, continuou como ator no teatro e atuou em diferentes espetáculos, como Hair (1970), Jesus Cristo Superstar (1972), Bodas de Sangue (1973) e A Mandrágora (1975).

 

Ney Latorraca estreou na televisão como figurante na Rede Tupi, e o primeiro papel de destaque no ator foi em Beto Rockfeller (1968). A estreia na Globo aconteceu em 1975, na novela Escalada, que deu origem a 50 anos de trabalho na emissora, na qual esteve em produções como Memórias de um Gigolô, Grande sertão: Veredas, TV Pirata, Vamp, O Beijo do Vampiro e outras.

 

Além dos trabalhos na televisão, o artista também estrelou ao lado de Marco Nanini O Mistério de Irma Vap, o maior sucesso do teatro brasileiro, que ficou por mais de 11 anos em cartaz. O último trabalho de Ney foi em 2019, uma participação na série de comédia Cine Holliúdy, da Globo.

Ney Latorraca deixa o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos. O local, horário do velório e cremação do corpo ainda não estão definidos.

 

Ney Latorraca e Edi Botelho ficaram juntos por 30 anos — Foto: Reprodução/Instagram

 

 

Fonte: G1

Quente e chuvoso: veja as tendências para o verão que começa neste sábado

O verão, última estação do ano, começa às 6h20, horário de Brasília, deste sábado (21) e deve ter chuvas acima da média. A nova estação, que se estende até as 6h02 do dia 20 de março, não deve ser marcada por grandes ondas de calor.

 

☀️Caracterizado pela elevação da temperatura em todo o país, no verão os dias se tornam mais longos do que as noites e as mudanças rápidas nas condições do tempo são comuns.

 

Fábio Luengo comenta que a previsão é de um verão bem diferente dos últimos verões. Isso porque não vai haver influência do El Niño e o La Niña, se realmente se configurar, pode ser bem fraco, o que aproximaria o tempo de uma condição de neutralidade.

 

“Vai ser um verão um pouco mais normal, quente e chuvoso em praticamente todo o Brasil”, analisa.

 

De maneira geral, a Climatempo destaca que as principais tendências para a estação neste ano são:

  • Formação frequente de corredores de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, contribuindo para a instabilidade no clima — há possibilidade da formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do verão.

 

  • Chuvas volumosas, que podem ficar acima da média, em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.

 

  • Temperaturas acima da média no Sul e em parte da região Norte, com alguns dias com calor acima do normal.

 

  • Alta nebulosidade e chuva frequente, o que deve impedir a formação de ondas de calor de grande abrangência sobre o país.

 

Chuvas, ZCIT e ZCAS

 

Com a previsão de um verão com chuvas acima da média em boa parte do país, dois sistemas comuns dessa época do ano vão contribuir para os grandes volumes de chuva:

 

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.

 

➡️De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema deve ser o principal responsável pelas chuvas esperadas para o Sudeste e para o Centro-Oeste.

 

A temperatura da superfície do Atlântico Sul deve favorecer o avanço de frente frias pela costa do Sul e do Sudeste. Isso também deve ajudar a canalizar o ar úmido do Norte para o Centro-oeste e para o Sudeste.

 

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nas regiões Norte e Nordeste durante o verão e o outono, segundo o Inmet.

 

Segundo a Climatempo, para o verão 2024/2025 a previsão é que aconteça um atraso na aproximação da ZCIT por causa da temperatura marítima entre o Atlântico Tropical Norte e o Tropical Sul.

 

2024 é o ano mais quente já visto na Terra, segundo observatório europeu

Até 5 bilhões de pessoas vivendo em terras áridas: novo relatório da ONU projeta impacto das mudanças climáticas no solo

A tendência do Pacífico Equatorial um pouco mais frio também deve contribuir para que este verão tenha mais chuva do que o normal.

 

🌧️Grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e algumas áreas do Norte e do Nordeste devem ter chuva volumosa e frequente ao longo de toda a estação. (veja no mapa abaixo)

 

 

 

As exceções ficam para o Sul e parte do Norte do país. No Sul, o verão será de chuvas irregulares e espaçadas, com predomínio de tempo seco.

 

Já no Norte, a tendência é uma estação um pouco mais seca do que o normal.

 

Isso não significa que não vai chover. Se a média é 300 milímetros, por exemplo, deve chover 200 milímetros, o que ainda é uma boa chuva. Mas isso ainda é abaixo da médica, e pode prejudicar algumas regiões na próxima estação seca”, detalha Luengo.

Onda de calor deve aumentar média de temperatura no Brasil

 

Calor próximo da média

A tendência de um verão com mais nebulosidade e chuva também deve fazer com que o calor fique mais próximo da média em boa parte do país.

 

Isso também deve evitar longos períodos de calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste, como aconteceu nos últimos verões. De acordo com a Climatempo, não há expectativa de ondas de calor de grande abrangência no Brasil nos próximos meses.

 

Luengo explica que podem ser registrados dias com temperaturas acima da média, mas que esse padrão não deve se estender por muitos dias.

 

“De modo geral, não deve ser um verão tão quente quanto o último. Vai ser quente, na média de 28°C ou 29°C, mas não tanto quantos os últimos”, compara.

A região Sul é praticamente a única que tem a possibilidade de registrar algumas ondas de calor localizadas no verão, com uma sequência mais extensa de marcas acima do normal.

 

Verão nas diferentes regiões

Veja abaixo como deve ser o verão nas diferentes regiões do país:

 

Sul

Risco de ondas de calor especialmente no oeste dos estados da região.

Leste de Santa Catarina e Paraná devem ter temperaturas mais próximas da média, com um calor moderado.

Janeiro deve ter chuva irregular e mal distribuída ao longo do mês. Já em fevereiro, a tendência é de chuva um pouco acima da média, com pancadas frequentes e isoladas.

Frentes frias devem passar rapidamente pela região.

 

Sudeste

Semanas chuvosas com temperaturas próximas ou abaixo da média devem se alternar com semanas de calor e pancadas de chuva características do verão.

Este verão deve ser menos quente do que o último na região, com frentes frias avançando com frequência pela costa.

Tendência de mais chuva do que o registrado no último verão, o que deve ajudar a manter a temperatura mais próxima da média.

 

Centro-Oeste

Formação frequente de corredores de umidade e possibilidade da ocorrência de ZCAS.

Volumes de chuva acima da média, principalmente em Goiás, Mato Grosso e Leste do Mato Grosso do Sul.

Eventuais picos de calor podem afetar o centro-sul e o oeste do Mato Grosso do Sul, apesar de não estarem previstas ondas de calor.

 

Nordeste

Irregularidade de chuvas no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia na primeira quinzena de janeiro, o que deve fazer a temperatura subir bastante.

Corredores de umidade devem favorecer a ocorrência de chuvas acima da média em boa parte da região.

Calor deve ser intenso no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

 

Norte

Tempo abafado em boa parte dos estados, com temperaturas acima da média em quase toda a região.

Formação frequente de corredores de umidade e possibilidade de ocorrência de ZCAS.

Apesar da previsão de chuva abaixo da média, a chuva deve ser volumosa e frequente.

 

 

Fonte: G1

Eduardo Hagge anuncia secretariado que assumirá a partir de 2025

Através de uma coletiva de imprensa realizada no plenário Ulysses Guimarães (Câmara de Vereadores), o prefeito eleito Eduardo Hagge e seu vice, Alécio Chaves, anunciaram o primeiro escalão da gestão que terá início a partir de 1° de janeiro.

 

São eles:

Administração – Alessandra Borges

Assessoria jurídica – Diogo Mattos

Chefia de Gabinete – Iêda Xavier

Comutran – Reinan Gusmão

Controladora Geral – Benedito Sodré

Defesa Civil – Cláudio Souza

Desenvolvimento Econômico – Felizdênio Xavier

Desenvolvimento Social – Zezé Hagge

Educação – Alécio Chaves

Esportes – Jailson Santana

Finanças – Carlito Ferraz

Governo – Geraldo Trindade

Guarda Municipal – Márcio Ramos

Infraestrutura – Billy Grahn Almeida Lima

Meio Ambiente – Cristian Gomes

Ouvidoria Geral – Juscelino Gomes

Planejamento – Yasmin Lima

Procuradoria Geral – Anderson Macedo

SAAE – Airton

Saúde – Myllena Orrico

Transporte – José Renan Ferraz

 

Vereador Neto Ferraz convida população para diplomação

Pentacampeão! Flamengo volta a vencer o Galo e conquista a Copa do Brasil

Flamengo ergue taça de campeão da Copa do Brasil após vitória contra o Atlético-MG (Foto: Cris Mattos/Reuters)

 

Resumão

O Flamengo é pentacampeão da Copa do Brasil! Em um jogo repleto de chances na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Fla voltou a vencer o Atlético-MG pelo segundo jogo da final e conquistou o título da competição pela quinta vez em sua história. Gonzalo Plata, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 – um lindo gol, de cobertura. Com o 3 a 1 no Maracanã, o placar agregado da decisão terminou 4 a 1 para o time rubro-negro. Veja os melhores momentos:

 

 

Pentacampeão

O Flamengo conquistou o quinto título de Copa do Brasil de sua história. Dessa forma, o clube agora é o segundo maior vencedor da competição ao lado do Grêmio e atrás apenas do Cruzeiro, que sagrou-se campeão seis vezes. O Fla levantou o caneco nos anos de 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.

 

Despedida

Autor de dois gols no primeiro jogo da final, no Maracanã, Gabigol se despediu do Flamengo. Ele afirmou em entrevista ainda no gramado que essa foi sua última final com a camisa rubro-negra. O atacante vai defender o Cruzeiro a partir da próxima temporada.

 

 

Cenas lamentáveis

Depois do gol marcado por Plata aos 37 minutos do segundo tempo, o clima fechou no estádio. Uma bomba explodiu perto dos jogadores do Flamengo, e foi possível ver na transmissão um copo atingindo as costas de Gabigol. O jogo ficou paralisado por alguns minutos. Com o apito final, enquanto os rubro-negros comemoravam no gramado, torcedores do Galo invadiram e iniciaram uma grande confusão.

 

 

Título e recorde na Arena MRV

O Galo perdeu a oportunidade de conquistar seu primeiro título na Arena MRV. A marca histórica ficou com o Flamengo. O jogo deste domingo contou com o maior público desde a inauguração do estádio: 44.876 pessoas presentes. A renda foi de R$ 10.410.129,58.

 

Não fosse ele…

Everson foi certamente o melhor jogador do Atlético-MG na partida. O goleiro efetuou uma série de defesas difíceis, em especial no segundo tempo, quando o Galo tentava o gol a qualquer custo e dava espaços na defesa. Em uma delas, ele defendeu praticamente em cima da linha uma finalização à queima-roupa de Alex Sandro.

 

Vai virar a chave

A primeira chance do Atlético-MG de conquistar um título na temporada se foi. Agora, o time de Gabriel Milito precisa virar a chave porque, no próximo dia 30, vai fazer a final da Libertadores contra o Botafogo, no Monumental, em Buenos Aires. É decisão de jogo único. No Brasileirão, o Atlético está em 11º lugar.

 

Fonte: G1

Primeira Igreja Batista de Itapetinga realiza Feirinha Missionária nesta sexta-feira

 

Próxima sexta-feira, dia 08/11, a partir das 17h. será realizada a Feirinha Missionária.

 

O evento acontecerá na Quadra do Parque Poliesportivo da Lagoa e será realizado pela Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

 

Serão vendidos na Feirinha diversas comidas típicas de todos os estados do Brasil e, para a criançada, terá cama elástica.

 

Toda a verba arrecadada será destinada para a Junta de Missões Nacionais vinculada a Convenção Batista Brasileira.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia